11h45 - sexta, 03/01/2014

Francisco Duarte é o novo
presidente do Conservatório

Francisco Duarte é o novo presidente do Conservatório

O autarca Francisco Duarte, de Castro Verde, vai presidir ao conselho de administração do Conservatório Regional do Baixo Alentejo (CRBA) nos próximos dois anos.
Até 2015 a grande prioridade "é estudar a sustentabilidade do próprio CRBA", adianta ao "CA" o edil da CDU, lembrando que o financiamento da instituição depende actualmente das comparticipações das autarquias e das candidaturas efectuadas ao POPH – Programa Operacional Potencial Humano, que em termos formais terminou no último dia de 2013.
"Temos a garantia de que o ano lectivo em curso será acompanhado pelos fundos comunitários, mas no futuro não sabemos. E este contexto é ainda mais grave quando sabemos que o Ministério da Educação se está a demitir de praticamente todas as suas responsabilidades em matéria de ensino artístico", reforça Francisco Duarte.
É este quadro que leva o novo presidente do Conservatório a concluir que a prioridade do conselho de administração tem de passar por "tentar encontrar a todo o custo […] outras fontes de financiamento [para o CRBA], continuando a exigir do Estado português o acompanhamento e o financiamento do ensino artístico".
"Entendemos que o ensino artístico é fundamental para a formação de cidadãos e pode assumir diversas formas. […] E entendemos também que o próprio CRBA, além da formação de agentes na área artística, é também um elemento fundamental para a formação de públicos", argumenta Francisco Duarte.
Entre os objectivos do novo conselho de administração do CRBA vai estar ainda a tarefa de garantir o "regresso" dos municípios que nos últimos anos se afastaram ou deixaram a instituição.
"O Conservatório é útil para a região e por isso os municípios no seu conjunto deviam estar todos envolvidos neste projecto. E vamos envidar todos os nossos esforços no sentido de voltarmos a obter uma maioria significativa de adesão de autarquias ao projecto. Sem elas, ele pode parecer um bocadinho 'coxo'", diz o autarca castrense.
O novo conselho de administração do CRBA foi eleito a 13 de Dezembro passado, com Francisco Duarte a assumir a presidência enquanto representante da Câmara de Castro Verde.
Este órgão é ainda composto pelas câmaras de Beja, através da vereadora Sónia Calvário, e de Aljustrel, por intermédio do vereador Carlos Teles.
Relativamente ao conselho executivo, actualmente liderado por José Filipe Guerreiro e que responde pela gestão patrimonial, administrativa, financeira, pedagógica e cultural do Conservatório, ainda nada foi definido pela nova administração da instituição.
"O conselho de administração ainda não reuniu, está tudo em aberto e vamos pensar", afiança Francisco Duarte.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
09h46 - terça, 20/10/2020
Três casos de Covid-19
confirmados no IPBeja
Foram confirmados neste fim-de-semana três novos casos de alunos infectados com a Covid-19 no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), a que se juntam os dois registados em Setembro, revelou nesta terça-feira, 20, a instituição.
07h00 - terça, 20/10/2020
Castro Verde debate
revisão do PDM
A Câmara de Castro Verde promove nesta terça-feira, 20 de Outubro, pelas 21h00, um fórum de auscultação pública sobre o processo em curso de revisão do Plano Director Municipal (PDM).
07h00 - terça, 20/10/2020
OP de Castro Verde revela
vencedores da edição de 2020
A proposta "Pelo Direito ao Vento nos Cabelos: Pedalar sem Idade Castro Verde ", apresentada por Cidália Alves Guerreiro, foi a vencedora da edição de 2020 do "Orçamento Participativo" (OP) da Câmara de Castro Verde.
07h00 - terça, 20/10/2020
Novo surto de
Covid-19 noutro
lar de Beja
As autoridades de saúde confirmaram nesta segunda-feira, 19, um novo surto de Covid-19 em mais um lar da cidade de Beja, desta feita o Centro Paroquial e Social do Salvador, com um total de 31 pessoas, entre utentes e funcionários.
07h00 - terça, 20/10/2020
Detido por tráfico
de droga em Beja
A GNR deteve no passado sábado, 17 de Outubro, perto de Baleizão, no concelho de Beja, um homem de 37 anos por suspeitas do crime de tráfico de estupefacientes.

Data: 09/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial