11h45 - sexta, 03/01/2014

Francisco Duarte é o novo
presidente do Conservatório

Francisco Duarte é o novo presidente do Conservatório

O autarca Francisco Duarte, de Castro Verde, vai presidir ao conselho de administração do Conservatório Regional do Baixo Alentejo (CRBA) nos próximos dois anos.
Até 2015 a grande prioridade "é estudar a sustentabilidade do próprio CRBA", adianta ao "CA" o edil da CDU, lembrando que o financiamento da instituição depende actualmente das comparticipações das autarquias e das candidaturas efectuadas ao POPH – Programa Operacional Potencial Humano, que em termos formais terminou no último dia de 2013.
"Temos a garantia de que o ano lectivo em curso será acompanhado pelos fundos comunitários, mas no futuro não sabemos. E este contexto é ainda mais grave quando sabemos que o Ministério da Educação se está a demitir de praticamente todas as suas responsabilidades em matéria de ensino artístico", reforça Francisco Duarte.
É este quadro que leva o novo presidente do Conservatório a concluir que a prioridade do conselho de administração tem de passar por "tentar encontrar a todo o custo […] outras fontes de financiamento [para o CRBA], continuando a exigir do Estado português o acompanhamento e o financiamento do ensino artístico".
"Entendemos que o ensino artístico é fundamental para a formação de cidadãos e pode assumir diversas formas. […] E entendemos também que o próprio CRBA, além da formação de agentes na área artística, é também um elemento fundamental para a formação de públicos", argumenta Francisco Duarte.
Entre os objectivos do novo conselho de administração do CRBA vai estar ainda a tarefa de garantir o "regresso" dos municípios que nos últimos anos se afastaram ou deixaram a instituição.
"O Conservatório é útil para a região e por isso os municípios no seu conjunto deviam estar todos envolvidos neste projecto. E vamos envidar todos os nossos esforços no sentido de voltarmos a obter uma maioria significativa de adesão de autarquias ao projecto. Sem elas, ele pode parecer um bocadinho 'coxo'", diz o autarca castrense.
O novo conselho de administração do CRBA foi eleito a 13 de Dezembro passado, com Francisco Duarte a assumir a presidência enquanto representante da Câmara de Castro Verde.
Este órgão é ainda composto pelas câmaras de Beja, através da vereadora Sónia Calvário, e de Aljustrel, por intermédio do vereador Carlos Teles.
Relativamente ao conselho executivo, actualmente liderado por José Filipe Guerreiro e que responde pela gestão patrimonial, administrativa, financeira, pedagógica e cultural do Conservatório, ainda nada foi definido pela nova administração da instituição.
"O conselho de administração ainda não reuniu, está tudo em aberto e vamos pensar", afiança Francisco Duarte.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 18/02/2020
Ourique constrói novas ETAR
em Grandaços e Santana da Serra
A Câmara de Ourique vai investir um total de cerca de 283 mil euros nas novas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) nas aldeias de Grandaços (já construída) e de Santana da Serra (em construção).
07h00 - terça, 18/02/2020
EMAS faz obras
em Santa Vitória
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja vai iniciar, já no mês de Março, uma intervenção na rede de água da aldeia de Santa Vitória, num investimento avaliado em cerca de 28 mil euros.
07h00 - terça, 18/02/2020
CM Odemira atribui
bolsas de estudo
A Câmara de Odemira vai atribuir, neste ano lectivo de 2019-2020, um total de 61 bolsas de estudo a alunos do concelho que frequentam o ensino superior e três prémios de mérito para alunos do ensino secundário, num investimento de quase 75 mil euros.
07h00 - segunda, 17/02/2020
"PS presta contas"
na cidade de Beja
O Beja Parque Hotel, na cidade de Beja, recebe nesta segunda-feira, 17, pelas 21h00, a iniciativa "PS Presta Contas", que contará com a presença na ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.
07h00 - segunda, 17/02/2020
Saúde no concelho de Odemira
preocupa deputados do PS
Os dois deputados do PS eleitos por Beja questionaram a ministra da Saúde sobre as carências na área da Saúde verificadas no concelho de Odemira e sobre a escassez de profissionais de saúde e de equipamentos no Hospital do Litoral Alentejano.

Data: 07/02/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial