16h20 - quinta, 23/01/2014

CIMBAL: Fernando Romba (PS)
lidera Assembleia Intermunicipal

CIMBAL: Fernando Romba (PS) lidera Assembleia Intermunicipal

O socialista Fernando Romba foi eleito esta quarta-feira, 22, presidente da mesa da Assembleia Intermunicipal da Cimbal – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.
Apesar do PS estar em minoria no que a presidências de câmara diz respeito, tem a maioria na Assembleia Intermunicipal (devido a ter mais eleitos nas assembleias municipais dos 13 concelhos que compõem a Cimbal), o que permitiu a eleição, com 25 votos favoráveis e três nulos, de Fernando Romba, membro da Assembleia Municipal de Ourique, para a presidência deste órgão.
Ao lado de Fernando Romba surgem a também socialista Fátima Paleta (da Assembleia Municipal de Almodôvar) como vice-presidente e a comunista Susana Correia (Assembleia Municipal de Beja) como secretária.
"Chegámos a um consenso com a outra força política, a CDU, e há um equilíbrio de forças nos dois órgãos da Cimbal. Isso permitirá que este órgão, por onde passam muitas questões importantes, funcione de forma regular", diz ao "CA" Fernando Romba.
Além da eleição da mesa da Assembleia Intermunicipal, a reunião da quarta-feira serviu igualmente para a discussão e aprovação do orçamento da instituição para 2014.
Durante a sessão foi ainda eleito o novo secretariado-executivo da comunidade intermunicipal, composto por dois elementos da CDU, Orlando Pereira (que será o primeiro secretário) e Miguel Quaresma, e um do PS, Luís Miranda.
Refira-se que apenas o cargo de primeiro secretário é desempenhado a tempo inteiro e remunerado.
A Cimbal é composta pelos municípios de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
22h13 - sexta, 10/07/2020
Covid-19: Testes negativos a
trabalhadores da Somincor
Os trabalhadores da Somincor, empresa mineira de Neves-Corvo, testados nesta quinta-feira, 9, ao coronavírus Covid-19 tiveram resultado negativo, adianta a Câmara Municipal e o Serviço Municipal de Protecção Civil de Castro Verde.
07h00 - sexta, 10/07/2020
Criminalidade diminuiu no distrito de Beja em 2019
O distrito de Beja é o quinto mais seguro em todo o país, tendo registado um decréscimo na criminalidade geral em 2019.
07h00 - sexta, 10/07/2020
Programa de apoio à
cultura esgotado em Beja
A cidade de Beja vai receber, nos próximos meses, três exposições, cinco sessões de contos, quatro sessões de teatro e marionetas e 11 espectáculos musicais, fruto das candidaturas apresentadas ao Programa Municipal de Apoio à Cultura (PEAC).
07h00 - sexta, 10/07/2020
Diocese de Beja assinala
250 anos da sua restauração
A 10 de Julho de 1770 foi restaurada, pelo Papa Clemente XIV, a Diocese de Beja, data assinalada 250 anos depois neste fim-de-semana, 10 a 12, com diversas iniciativas de cariz religioso.
07h00 - sexta, 10/07/2020
Um caso de Covid-19
identificado em Neves-Corvo
Um trabalhador da Somincor residente no concelho de Almodôvar foi identificado como estando infectado com Covid-19, adiantaram nesta quinta-feira, 9, a Câmara Municipal e o Serviço Municipal de Protecção Civil de Castro Verde.

Data: 10/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial