00h00 - segunda, 17/03/2014

Redução de competências do
Tribunal de Ourique contestada

Redução de competências do Tribunal de Ourique contestada

Autarcas e advogados não concordam com o novo mapa judiciário, que levou à criação de uma única comarca no distrito e à consequente "desqualificação" de vários tribunais.
Entre estes encontra-se o Tribunal de Ourique, que irá perder competências para preparar e julgar acções de família e menores, assim como preparar e julgar acções declarativas cíveis de processo comum de valor superior a 50 mil euros, exercer – no âmbito das acções executivas de natureza cível de valor superior a 50 mil euros – as competências previstas no Código de Processo Civil ou proceder ao julgamento e aos termos subsequentes nos processos de natureza criminal da competência do tribunal colectivo ou do júri. Esta situação "preocupa-me como cidadão e como autarca. E também como político que sou com muita honra", diz ao "CA" o presidente da Câmara de Ourique, garantindo não entender as motivações, "para além das ideológicas, que possam levar um Governo a abandonar o interior".
Também em Castro Verde a reforma do mapa judiciário é contestada, tendo a Câmara e a Assembleia Municipal aprovado por unanimidade o entendimento da Delegação de Ourique da Ordem dos Advogados que condena a medida.
Segundo a Ordem, "a desqualificação a especialização irão esvaziar por completo os actuais tribunais de comarca sendo que, mais tarde ou mais cedo, estes acabarão por encerrar".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 28/09/2016
Alqueva deu 340 milhões
à economia nacional
Os 120 mil hectares de terra regados pela água do Alqueva permitiram gerar um valor de produção na ordem dos 339,7 milhões de euros, revela um estudo da empresa de consultadoria Mateus & Associados.
07h00 - quarta, 28/09/2016
Centro histórico de
Ourique requalificado
O centro histórico da vila de Ourique vai ficar de "cara lavada", depois das obras de requalificação que devem avançar já no final do próximo mês de Outubro ou no início de Novembro e que representam um investimento de 700 mil euros, em parte financiado por fundos comunitários.
07h00 - quarta, 28/09/2016
Governo admite apoios
para o problema da seca
O Governo admite a possibilidade de lançar uma medida de apoio para os agricultores poderem combater o problema da falta de água para o gado, devido à seca, no Baixo Alentejo.
07h00 - terça, 27/09/2016
Deputado do PCP faz
questões sobre Educação
O deputado do PCP eleito por Beja, João Ramos, apresentou na Assembleia da República diversas questões ao Ministério da Educação sobre problemas verificados nas escolas do distrito.
07h00 - terça, 27/09/2016
"Os Verdes" preocupados
com estufas em Odemira
O Partido Ecologista "Os Verdes" está apreensivo com a possível duplicação da área de estufas no perímetro de rega do Mira nos próximos três anos, que poderá chegar aos oito mil hectares de área coberta.
Conheça os projectos aprovados pelo Alentejo 2020
As melhores praias de Portugal
aaa

Data: 23/09/2016
Edição n.º:
Contactos - Publicidade