00h00 - segunda, 17/03/2014

Redução de competências do
Tribunal de Ourique contestada

Redução de competências do Tribunal de Ourique contestada

Autarcas e advogados não concordam com o novo mapa judiciário, que levou à criação de uma única comarca no distrito e à consequente "desqualificação" de vários tribunais.
Entre estes encontra-se o Tribunal de Ourique, que irá perder competências para preparar e julgar acções de família e menores, assim como preparar e julgar acções declarativas cíveis de processo comum de valor superior a 50 mil euros, exercer – no âmbito das acções executivas de natureza cível de valor superior a 50 mil euros – as competências previstas no Código de Processo Civil ou proceder ao julgamento e aos termos subsequentes nos processos de natureza criminal da competência do tribunal colectivo ou do júri. Esta situação "preocupa-me como cidadão e como autarca. E também como político que sou com muita honra", diz ao "CA" o presidente da Câmara de Ourique, garantindo não entender as motivações, "para além das ideológicas, que possam levar um Governo a abandonar o interior".
Também em Castro Verde a reforma do mapa judiciário é contestada, tendo a Câmara e a Assembleia Municipal aprovado por unanimidade o entendimento da Delegação de Ourique da Ordem dos Advogados que condena a medida.
Segundo a Ordem, "a desqualificação a especialização irão esvaziar por completo os actuais tribunais de comarca sendo que, mais tarde ou mais cedo, estes acabarão por encerrar".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - quinta, 25/08/2016
Vereadores do PS em Beja
criticam apoio a Serralves
Os vereadores do PS na Câmara de Beja criticam a intenção do executivo de maioria CDU aprovar um apoio de 100 mil euros à Fundação Serralves, em detrimento de clubes, associações e outros agentes culturais e desportivos locais.
00h00 - quinta, 25/08/2016
Câmara de Ourique
requalifica Conceição
Estão praticamente concluídas as obras de requalificação da aldeia de Conceição, um investimento avaliado em 15 mil euros suportado em conjunto pela Câmara de Ourique e pela União de Freguesias de Panóias e Conceição.
10h15 - quarta, 24/08/2016
Turismo do Alentejo com
acção na Tapada Grande
A praia fluvial da Tapada Grande, na Mina de São Domingos (Mértola), recebe esta quarta-feira, 24 de Agosto, a acção de marketing territorial "Desligue, Regresse aos Postais".
10h00 - quarta, 24/08/2016
"Palavras Andarilhas"
na cidade de Beja
A cidade de Beja acolhe a partir desta quarta-feira, 24 de Agosto, a 14ª edição das "Palavras Andarilhas", iniciativa da Câmara de Beja que vai decorrer até domingo, 28, no Jardim Público.
10h00 - quarta, 24/08/2016
Câmara de Castro Verde
requalifica campos de ténis
A Câmara de Castro Verde já concluiu as obras de beneficiação dos campos de ténis municipais, situados no Parque da Liberdade da vila.
Conheça os projectos aprovados pelo Alentejo 2020
As melhores praias de Portugal
aaa

Data: 05/08/2016
Edição n.º:
Contactos - Publicidade