00h00 - segunda, 17/03/2014

Redução de competências do
Tribunal de Ourique contestada

Redução de competências do Tribunal de Ourique contestada

Autarcas e advogados não concordam com o novo mapa judiciário, que levou à criação de uma única comarca no distrito e à consequente "desqualificação" de vários tribunais.
Entre estes encontra-se o Tribunal de Ourique, que irá perder competências para preparar e julgar acções de família e menores, assim como preparar e julgar acções declarativas cíveis de processo comum de valor superior a 50 mil euros, exercer – no âmbito das acções executivas de natureza cível de valor superior a 50 mil euros – as competências previstas no Código de Processo Civil ou proceder ao julgamento e aos termos subsequentes nos processos de natureza criminal da competência do tribunal colectivo ou do júri. Esta situação "preocupa-me como cidadão e como autarca. E também como político que sou com muita honra", diz ao "CA" o presidente da Câmara de Ourique, garantindo não entender as motivações, "para além das ideológicas, que possam levar um Governo a abandonar o interior".
Também em Castro Verde a reforma do mapa judiciário é contestada, tendo a Câmara e a Assembleia Municipal aprovado por unanimidade o entendimento da Delegação de Ourique da Ordem dos Advogados que condena a medida.
Segundo a Ordem, "a desqualificação a especialização irão esvaziar por completo os actuais tribunais de comarca sendo que, mais tarde ou mais cedo, estes acabarão por encerrar".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h30 - terça, 28/02/2017
Beja integra rede de
"Cidades de Cerâmica"
A Câmara Municipal de Beja vai aderir à Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica, num processo que já foi aprocado pelos eleitos da Assembleia Municipal.
00h00 - terça, 28/02/2017
Gabinete em Beringel
apoia a comunidade
Dar apoio às famílias e esclarecer dúvidas sobre questões sociais são os grandes objectivos do recém-criado Gabinete de Encaminhamento Social (GES).
00h00 - segunda, 27/02/2017
Estradas do distrito
com novas marcações
A empresa Infra-estruturas de Portugal (IP) vai investir 4,5 milhões de euros na melhoria, reposição e reformulação da sinalização horizontal da rede rodoviária nacional.
00h00 - segunda, 27/02/2017
CM Ourique conclui
obras em Alcarias
A Câmara de Ourique está a concluir um conjunto de intervenções de requalificação nas ruas e rede viária de Aldeia de Alcarias, na União de Freguesias de Panóias e Conceição.
00h00 - domingo, 26/02/2017
Projecto da ULSBA vence
"Missão Continente"
O projecto "Des(COBRE)", dinamizado pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (USLBA), foi o vencedor da edição de 2016 da "Missão Continente", promovido pela cadeia de hipermercados.

Data: 17/02/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial