00h00 - segunda, 17/03/2014

Redução de competências do
Tribunal de Ourique contestada

Redução de competências do Tribunal de Ourique contestada

Autarcas e advogados não concordam com o novo mapa judiciário, que levou à criação de uma única comarca no distrito e à consequente "desqualificação" de vários tribunais.
Entre estes encontra-se o Tribunal de Ourique, que irá perder competências para preparar e julgar acções de família e menores, assim como preparar e julgar acções declarativas cíveis de processo comum de valor superior a 50 mil euros, exercer – no âmbito das acções executivas de natureza cível de valor superior a 50 mil euros – as competências previstas no Código de Processo Civil ou proceder ao julgamento e aos termos subsequentes nos processos de natureza criminal da competência do tribunal colectivo ou do júri. Esta situação "preocupa-me como cidadão e como autarca. E também como político que sou com muita honra", diz ao "CA" o presidente da Câmara de Ourique, garantindo não entender as motivações, "para além das ideológicas, que possam levar um Governo a abandonar o interior".
Também em Castro Verde a reforma do mapa judiciário é contestada, tendo a Câmara e a Assembleia Municipal aprovado por unanimidade o entendimento da Delegação de Ourique da Ordem dos Advogados que condena a medida.
Segundo a Ordem, "a desqualificação a especialização irão esvaziar por completo os actuais tribunais de comarca sendo que, mais tarde ou mais cedo, estes acabarão por encerrar".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - sábado, 28/05/2016
Centro de Artes em
Aljustrel cedido ao NAVA
A Câmara de Aljustrel vai ceder, em regime de comodato, o edifício do Centro d'Artes, situado no Jardim 25 de Abril, ao NAVA – Núcleo de Artes Visuais de Aljustrel.
00h00 - sexta, 27/05/2016
PS critica CDU por
aumento da dívida na
Câmara de Castro Verde
A redução da dívida anunciada por várias autarquias da região leva o PS a criticar a gestão da CDU na Câmara de Castro Verde por estar, "em sentido contrário", a aumentar a dívida do Município.
00h00 - sexta, 27/05/2016
Mina deu nova esperança a Aljustrel
Foi numa manhã quente de Maio de 2006 que José Sócrates e vários membros do seu Governo se deslocaram a Aljustrel para "apadrinhar" o acordo com a Lundin Mining tendo em vista o início dos trabalhos preparatórios para a retoma da exploração nas minas locais.
00h00 - sexta, 27/05/2016
Martinhanes inaugura
obras de saneamento
A Câmara Municipal de Mértola inaugura esta sexta-feira, 27 de Maio, a obra de saneamento básico e pavimentação realizada na localidade de Martinhanes, freguesia de São João dos Caldeireiros.
00h00 - sexta, 27/05/2016
Julgamentos regressam
ao tribunal de Mértola
O Tribunal de Mértola, que em Setembro de 2014 passou a Secção de Proximidade, vai voltar a receber julgamentos nas áreas Criminal e de Família e Menores.

Data: 13/05/2016
Edição n.º:
Contactos - Publicidade