00h00 - segunda-feira, 17/03/2014

Redução de competências do
Tribunal de Ourique contestada

Autarcas e advogados não concordam com o novo mapa judiciário, que levou à criação de uma única comarca no distrito e à consequente “desqualificação” de vários tribunais.
Entre estes encontra-se o Tribunal de Ourique, que irá perder competências para preparar e julgar acções de família e menores, assim como preparar e julgar acções declarativas cíveis de processo comum de valor superior a 50 mil euros, exercer – no âmbito das acções executivas de natureza cível de valor superior a 50 mil euros – as competências previstas no Código de Processo Civil ou proceder ao julgamento e aos termos subsequentes nos processos de natureza criminal da competência do tribunal colectivo ou do júri. Esta situação “preocupa-me como cidadão e como autarca. E também como político que sou com muita honra”, diz ao “CA” o presidente da Câmara de Ourique, garantindo não entender as motivações, “para além das ideológicas, que possam levar um Governo a abandonar o interior”.
Também em Castro Verde a reforma do mapa judiciário é contestada, tendo a Câmara e a Assembleia Municipal aprovado por unanimidade o entendimento da Delegação de Ourique da Ordem dos Advogados que condena a medida.
Segundo a Ordem, “a desqualificação a especialização irão esvaziar por completo os actuais tribunais de comarca sendo que, mais tarde ou mais cedo, estes acabarão por encerrar”.

COMENTÁRIOS

Nome:
*Email:
Comentário (máx 1000 caracteres):

* O endereço de email não será publicado

Não há comentários para este artigo


09h46 - terça, 30/06/2015
Esdime apresenta livro sobre
história de vida de três mulheres
A Esdime apresenta esta terça-feira, 30 de Junho, às 18h00, no Fórum Municipal de Castro Verde, um livro sobre as histórias de vida de três mulheres do Alentejo Sudoeste.
07h00 - terça, 30/06/2015
Idosos de Mértola
fazem passeio de barco
Cerca de 230 idosos de Alcaria Ruiva, Mértola e São João dos Caldeireiros participam esta terça-feira, 30, num passeio de barco entre Vila Real de Santo António e Tavira.
07h00 - terça, 30/06/2015
Jerónimo de Sousa em
iniciativa da CDU em Beja
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, vai estar terça-feira, 30 de Junho, pelas 18h00, nas Portas de Mértola, na cidade de Beja, para um “Acto Público” da CDU.
00h00 - terça, 30/06/2015
GNR deteve cinco pessoas
por pesca ilegal em Almodôvar
A GNR de Almodôvar deteve cinco homens, entre os 40 e os 60 anos, na madrugada de domingo, 28, quando estes se encontravam a pescar ilegalmente numa barragem.
00h00 - terça, 30/06/2015
"Mega-loja" chinesa abre
em Outubro em Castro Verde
Castro Verde vai contar com mais uma loja de artigos chineses já a partir do próximo mês de Outubro, apurou o “CA” junto de algumas fontes conhecedoras do processo.

Proxima Edicao