00h00 - segunda-feira, 17/03/2014

Redução de competências do
Tribunal de Ourique contestada

Autarcas e advogados não concordam com o novo mapa judiciário, que levou à criação de uma única comarca no distrito e à consequente “desqualificação” de vários tribunais.
Entre estes encontra-se o Tribunal de Ourique, que irá perder competências para preparar e julgar acções de família e menores, assim como preparar e julgar acções declarativas cíveis de processo comum de valor superior a 50 mil euros, exercer – no âmbito das acções executivas de natureza cível de valor superior a 50 mil euros – as competências previstas no Código de Processo Civil ou proceder ao julgamento e aos termos subsequentes nos processos de natureza criminal da competência do tribunal colectivo ou do júri. Esta situação “preocupa-me como cidadão e como autarca. E também como político que sou com muita honra”, diz ao “CA” o presidente da Câmara de Ourique, garantindo não entender as motivações, “para além das ideológicas, que possam levar um Governo a abandonar o interior”.
Também em Castro Verde a reforma do mapa judiciário é contestada, tendo a Câmara e a Assembleia Municipal aprovado por unanimidade o entendimento da Delegação de Ourique da Ordem dos Advogados que condena a medida.
Segundo a Ordem, “a desqualificação a especialização irão esvaziar por completo os actuais tribunais de comarca sendo que, mais tarde ou mais cedo, estes acabarão por encerrar”.

COMENTÁRIOS

Nome:
*Email:
Comentário (máx 1000 caracteres):

* O endereço de email não será publicado

Não há comentários para este artigo


14h30 - sexta, 31/10/2014
Câmara de Almodôvar
realizou simulacro de incêndio
A Câmara de Almodôvar promoveu na passada quarta-feira, dia 29 de Outubro, um simulacro de incêndio e evacuação dos edifícios da EB 1 e jardim-de-infância locais.
14h30 - sexta, 31/10/2014
Filme promocional de Odemira
recebe dois prémios em festival
O filme promocional do concelho de Odemira arrebatou dois prémios durante o “ART&TUR – Festival Internacional de Cinema Turístico”, que decorreu na cidade do Porto.
00h00 - sexta, 31/10/2014
Deputado do PSD
visita IPSS’s de Moura
O deputado do PSD eleito pelo distrito de Beja, Mário Simões, visita esta sexta-feira, 31 de Outubro, três IPSS’s do concelho de Moura no âmbito do “Roteiro Social”.
00h00 - sexta, 31/10/2014
Filipe Palma reeleito para a
comissão directiva do InAlentejo
Filipe Palma foi reeleito esta quinta-feira, 30, como representante dos municípios na comissão directiva do InAlentejo – Programa Operacional da Região Alentejo.
00h00 - sexta, 31/10/2014
Partido Socialista lamenta
“ano perdido” em Castro Verde
O Partido Socialista considera que os primeiros 12 meses do mandato 2013-2017 da CDU à frente da Câmara Municipal de Castro Verde foram “um ano completamente perdido”.

Proxima edicao 20 de Junho