00h00 - segunda-feira, 17/03/2014

Redução de competências do
Tribunal de Ourique contestada

Autarcas e advogados não concordam com o novo mapa judiciário, que levou à criação de uma única comarca no distrito e à consequente “desqualificação” de vários tribunais.
Entre estes encontra-se o Tribunal de Ourique, que irá perder competências para preparar e julgar acções de família e menores, assim como preparar e julgar acções declarativas cíveis de processo comum de valor superior a 50 mil euros, exercer – no âmbito das acções executivas de natureza cível de valor superior a 50 mil euros – as competências previstas no Código de Processo Civil ou proceder ao julgamento e aos termos subsequentes nos processos de natureza criminal da competência do tribunal colectivo ou do júri. Esta situação “preocupa-me como cidadão e como autarca. E também como político que sou com muita honra”, diz ao “CA” o presidente da Câmara de Ourique, garantindo não entender as motivações, “para além das ideológicas, que possam levar um Governo a abandonar o interior”.
Também em Castro Verde a reforma do mapa judiciário é contestada, tendo a Câmara e a Assembleia Municipal aprovado por unanimidade o entendimento da Delegação de Ourique da Ordem dos Advogados que condena a medida.
Segundo a Ordem, “a desqualificação a especialização irão esvaziar por completo os actuais tribunais de comarca sendo que, mais tarde ou mais cedo, estes acabarão por encerrar”.

COMENTÁRIOS

Nome:
*Email:
Comentário (máx 1000 caracteres):

* O endereço de email não será publicado

Não há comentários para este artigo


11h00 - quinta, 24/07/2014
Alunos pintam mural
no São Pedro das Cabeças
Um grupo de alunos da Escola Superior de Belas Artes, do Porto, e duas estudantes de Castro Verde terminam esta quinta-feira, 24, um painel no São Pedro das Cabeças.
10h00 - quinta, 24/07/2014
7Sóis Med.Arab Orkestra
edita concerto em Castro Verde
A organização do Festival “Sete Sóis e Sete Luas” acaba de editar em CD o concerto realizado no ano passado, 2013, na vila de Castro Verde, pela 7Sóis Med.
00h00 - quinta, 24/07/2014
Bolseira do IPBeja identifica
duas espécies de formigas
Duas espécies de formigas citadas pela primeira vez em Portugal foram encontradas na área do Baixo Alentejo por uma bolseira do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).
00h00 - quinta, 24/07/2014
Santiago Macias quer museu
regional gerido pela CM Beja
A gestão e o espólio do Museu Regional Rainha D.  1
00h00 - quinta, 24/07/2014
Ferreira do Alentejo adere
à Rede de Fomento de Negócios
A Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo aderiu à Rede de Fomento de Negócios, que consiste na criação de uma bolsa de ideias e oportunidades de negócio para jovens.

Proxima edicao 20 de Junho