00h00 - segunda-feira, 17/03/2014

Redução de competências do
Tribunal de Ourique contestada

Autarcas e advogados não concordam com o novo mapa judiciário, que levou à criação de uma única comarca no distrito e à consequente “desqualificação” de vários tribunais.
Entre estes encontra-se o Tribunal de Ourique, que irá perder competências para preparar e julgar acções de família e menores, assim como preparar e julgar acções declarativas cíveis de processo comum de valor superior a 50 mil euros, exercer – no âmbito das acções executivas de natureza cível de valor superior a 50 mil euros – as competências previstas no Código de Processo Civil ou proceder ao julgamento e aos termos subsequentes nos processos de natureza criminal da competência do tribunal colectivo ou do júri. Esta situação “preocupa-me como cidadão e como autarca. E também como político que sou com muita honra”, diz ao “CA” o presidente da Câmara de Ourique, garantindo não entender as motivações, “para além das ideológicas, que possam levar um Governo a abandonar o interior”.
Também em Castro Verde a reforma do mapa judiciário é contestada, tendo a Câmara e a Assembleia Municipal aprovado por unanimidade o entendimento da Delegação de Ourique da Ordem dos Advogados que condena a medida.
Segundo a Ordem, “a desqualificação a especialização irão esvaziar por completo os actuais tribunais de comarca sendo que, mais tarde ou mais cedo, estes acabarão por encerrar”.

COMENTÁRIOS

Nome:
*Email:
Comentário (máx 1000 caracteres):

* O endereço de email não será publicado

Não há comentários para este artigo


00h00 - sexta, 27/03/2015
Câmara de Serpa financia
ambulância para os bombeiros
A Câmara Municipal de Serpa apoiou em cerca de 42 mil euros a aquisição de uma nova ambulância por parte da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários locais.
00h00 - sexta, 27/03/2015
Visita guiada pela
Mina de São Domingos
A Fundação Serrão Martins promove esta sexta-feira, 27, uma visita guiada ao espaço de intervenção sobre o arquivo documental da Mina de São Domingos.
00h00 - sexta, 27/03/2015
Cáritas de Beja lança
novo projecto comunitário
A Cáritas de Beja lança esta sexta-feira, 27 de Março, o projecto “Horta – Nova Esperança”, em que utentes e beneficiários da instituição vão produzir produtos agrícolas.
14h00 - quinta, 26/03/2015
CDU de Castro refuta
críticas pelo aumento da água
A CDU de Castro Verde rejeita as críticas do PS ao aumento das tarifas da Água, Saneamento e Resíduos, garantindo que este corresponde à inflação dos últimos quatro anos.
07h00 - quinta, 26/03/2015
Derrama da Somincor
poderá ter de ser repartida
A Câmara Municipal de Almodôvar pode estar finalmente em vias de beneficiar dos impostos pagos pela empresa mineira Somincor relativamente aos seus lucros tributáveis.