00h00 - segunda-feira, 17/03/2014

Redução de competências do
Tribunal de Ourique contestada

Autarcas e advogados não concordam com o novo mapa judiciário, que levou à criação de uma única comarca no distrito e à consequente “desqualificação” de vários tribunais.
Entre estes encontra-se o Tribunal de Ourique, que irá perder competências para preparar e julgar acções de família e menores, assim como preparar e julgar acções declarativas cíveis de processo comum de valor superior a 50 mil euros, exercer – no âmbito das acções executivas de natureza cível de valor superior a 50 mil euros – as competências previstas no Código de Processo Civil ou proceder ao julgamento e aos termos subsequentes nos processos de natureza criminal da competência do tribunal colectivo ou do júri. Esta situação “preocupa-me como cidadão e como autarca. E também como político que sou com muita honra”, diz ao “CA” o presidente da Câmara de Ourique, garantindo não entender as motivações, “para além das ideológicas, que possam levar um Governo a abandonar o interior”.
Também em Castro Verde a reforma do mapa judiciário é contestada, tendo a Câmara e a Assembleia Municipal aprovado por unanimidade o entendimento da Delegação de Ourique da Ordem dos Advogados que condena a medida.
Segundo a Ordem, “a desqualificação a especialização irão esvaziar por completo os actuais tribunais de comarca sendo que, mais tarde ou mais cedo, estes acabarão por encerrar”.

COMENTÁRIOS

Nome:
*Email:
Comentário (máx 1000 caracteres):

* O endereço de email não será publicado

Não há comentários para este artigo


00h00 - sexta, 01/08/2014
Regularização do estuário
do rio Mira vai avançar
O Governo garante que as obras de regularização do estuário do Mira, junto a Vila Nova de Milfontes, são para avançar depois de avaliado o impacto ambiental da operação.
00h00 - sexta, 01/08/2014
Crianças do ATL em Ourique
visitaram instalações da RTP
Quatro dezenas de crianças que frequentam as Actividades de Tempos Livres (ATL) de Ourique visitaram esta quinta-feira, 31, as instalações e o museu da RTP, em Lisboa.
00h00 - sexta, 01/08/2014
Autarcas do Alentejo Litoral
contra extinção de comarca
A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) intentou uma providência cautelar, em forma de acção popular, contra a anunciada extinção da comarca daquela zona.
14h00 - quinta, 31/07/2014
Seis estrangeiros acusados de
tráfico humano em herdade de Beja
O Ministério Público deduziu acusação contra seis estrangeiros pelo crime de tráfico de 28 pessoas, que estavam em situação de exploração e tráfico numa herdade de Beja.
12h00 - quinta, 31/07/2014
Ministro assume falta de
cinco médicos em Odemira
O ministro da Saúde assume que o concelho de Odemira tem necessidade de mais cinco médicos de Medicina Geral e Familiar para não haver utentes sem médico de família.

Proxima edicao 20 de Junho