00h00 - segunda-feira, 17/03/2014

Redução de competências do
Tribunal de Ourique contestada

Autarcas e advogados não concordam com o novo mapa judiciário, que levou à criação de uma única comarca no distrito e à consequente “desqualificação” de vários tribunais.
Entre estes encontra-se o Tribunal de Ourique, que irá perder competências para preparar e julgar acções de família e menores, assim como preparar e julgar acções declarativas cíveis de processo comum de valor superior a 50 mil euros, exercer – no âmbito das acções executivas de natureza cível de valor superior a 50 mil euros – as competências previstas no Código de Processo Civil ou proceder ao julgamento e aos termos subsequentes nos processos de natureza criminal da competência do tribunal colectivo ou do júri. Esta situação “preocupa-me como cidadão e como autarca. E também como político que sou com muita honra”, diz ao “CA” o presidente da Câmara de Ourique, garantindo não entender as motivações, “para além das ideológicas, que possam levar um Governo a abandonar o interior”.
Também em Castro Verde a reforma do mapa judiciário é contestada, tendo a Câmara e a Assembleia Municipal aprovado por unanimidade o entendimento da Delegação de Ourique da Ordem dos Advogados que condena a medida.
Segundo a Ordem, “a desqualificação a especialização irão esvaziar por completo os actuais tribunais de comarca sendo que, mais tarde ou mais cedo, estes acabarão por encerrar”.

COMENTÁRIOS

Nome:
*Email:
Comentário (máx 1000 caracteres):

* O endereço de email não será publicado

Não há comentários para este artigo


00h00 - segunda, 24/11/2014
Vereadores PS em Beja querem
fundos para património cultural
Os vereadores do PS eleitos na Câmara de Beja defendem o reforço da verba afecta pela Secretaria de Estado da Cultura ao Fundo de Emergência do Património Cultural.
00h00 - segunda, 24/11/2014
Novo treinador do Castrense
só pensa na subida de divisão
A subida de divisão e nada menos – é este o grande objectivo de Carlos Machado e a razão que o levou a deixar o Lagoa para assumir o comando técnico do FC Castrense.
18h30 - domingo, 23/11/2014
Renascente afasta
Castrense da Taça
Depois da derrota em Milfontes, da perda da liderança no campeonato e da mudança de treinador, o Castrense fechou uma semana para esquecer saindo da Taça do Distrito.
00h00 - domingo, 23/11/2014
Passeio micológico
na Cabeça Gorda
A Junta de Freguesia da Cabeça Gorda (Beja) e a Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) promovem este domingo, 23, o I Passeio Micológico de Outono.
00h00 - domingo, 23/11/2014
Feira do Livro 2014
arranca em Mértola
Arranca este domingo, 23 de Novembro, mais uma edição da Feira do Livro de Mértola, que vai decorrer até ao dia 29 (sábado) no salão dos Bombeiros Voluntários locais.

Proxima edicao 20 de Junho