00h00 - segunda-feira, 17/03/2014

Redução de competências do
Tribunal de Ourique contestada

Autarcas e advogados não concordam com o novo mapa judiciário, que levou à criação de uma única comarca no distrito e à consequente “desqualificação” de vários tribunais.
Entre estes encontra-se o Tribunal de Ourique, que irá perder competências para preparar e julgar acções de família e menores, assim como preparar e julgar acções declarativas cíveis de processo comum de valor superior a 50 mil euros, exercer – no âmbito das acções executivas de natureza cível de valor superior a 50 mil euros – as competências previstas no Código de Processo Civil ou proceder ao julgamento e aos termos subsequentes nos processos de natureza criminal da competência do tribunal colectivo ou do júri. Esta situação “preocupa-me como cidadão e como autarca. E também como político que sou com muita honra”, diz ao “CA” o presidente da Câmara de Ourique, garantindo não entender as motivações, “para além das ideológicas, que possam levar um Governo a abandonar o interior”.
Também em Castro Verde a reforma do mapa judiciário é contestada, tendo a Câmara e a Assembleia Municipal aprovado por unanimidade o entendimento da Delegação de Ourique da Ordem dos Advogados que condena a medida.
Segundo a Ordem, “a desqualificação a especialização irão esvaziar por completo os actuais tribunais de comarca sendo que, mais tarde ou mais cedo, estes acabarão por encerrar”.

COMENTÁRIOS

Nome:
*Email:
Comentário (máx 1000 caracteres):

* O endereço de email não será publicado

Não há comentários para este artigo


00h00 - segunda, 22/12/2014
Alentejo recebe 1,3 mil
milhões de euros até 2020
A região do Alentejo vai receber um total de 1,3 mil milhões de euros até ao ano de 2020, no âmbito do novo quadro comunitário de apoio aprovado pela União Europeia.
00h00 - segunda, 22/12/2014
Deputado do PSD visita
IPSS's em Moura e Serpa
O deputado do PSD eleito por Beja continua esta segunda-feira, 22, o seu “Roteiro Social” pela região, visitando sete instituições nos concelhos de Moura e Serpa.
17h23 - domingo, 21/12/2014
Castrense goleia Ferrobico
e volta a liderar o campeonato
A equipa do FC Castrense despediu-se de 2014 da melhor forma, ao garantir uma goleada fora de casa e recuperando a liderança do campeonato distrital da 1ª divisão.
00h00 - domingo, 21/12/2014
GNR deteve casal em
Montes Velhos por tráfico
Um casal residente em Montes Velhos, no concelho de Aljustrel, foi detido pela GNR de Santiago do Cacém por suspeitas de assalto e de tráfico de estupefacientes.
11h00 - sábado, 20/12/2014
Concerto de Natal na
Basílica de Castro Verde
A Basílica Real de Castro Verde recebe este sábado, 20, um concerto de Natal organizado pela Sociedade Filarmónica 1º de Janeiro e pela Associação Sénior Castrense.

Proxima edicao 20 de Junho