16h49 - quarta, 23/04/2014

Ana Costa Freitas eleita
reitora da Universidade de Évora

Ana Costa Freitas eleita reitora da Universidade de Évora

ANa Maria Costa Freitas é a nova reitora da Universidade de Évora (UÉvora) e define como prioridades "concorrer a projectos europeus e conseguir mais financiamento" para a academia, sobretudo em áreas estratégicas para a região.
"As prioridades passam por concorrer a projectos europeus e conseguir mais financiamento para a universidade, em áreas estratégicas, principalmente as que foram definidas na Estratégia de Especialização Inteligente da região", afirma.
Ana Maria Costa Freitas, professora do departamento de Fitotecnia da UÉvora, falava à Agência Lusa após a sua eleição como reitora da academia para o quadriénio 2014-2018.
Em comunicado divulgado à academia, o Conselho Geral divulgou que, nas eleições realizadas esta quarta-feira, 23, Ana Maria Costa Freitas foi eleita como reitora, sucedendo no cargo a Carlos Braumann (que não se recandidatou).
De acordo com documentos aprovados por instituições regionais, a Estratégia de Especialização Inteligente abrange as áreas agrícola e florestal, património e cultura, recursos minerais, energias renováveis, aeronáutica, mobilidade, logística e tecnologias da informação e comunicação e economia social.
"É a especialização da Universidade de Évora nestas áreas que é necessária para o desenvolvimento e aumento da competitividade do Alentejo", realça, avançando que outra das suas prioridades passa por estabelecer uma parceria com a Universidade da Extremadura (Espanha).
A futura reitora da UÉvora reconhece que "há muito trabalho para fazer", mas adverte que esse trabalho "tem de ser feito com a participação de toda a academia".
"Todas as candidaturas [a reitor] tinham o seu valor e eu espero poder aproveitar das outras candidaturas tudo aquilo que tinham de bom", refere.
Numa informação também divulgada na sua página da Internet, a Universidade de Évora explica que a nova reitora, de 59 anos, é docente do departamento de Fitotecnia, desde o ano de 2002.
Licenciada em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia (Lisboa), é doutorada em Biotecnologia Alimentar pela Universidade de Évora (1988).
Entre 2006 e 2010, Ana Maria Costa Freitas foi vice-reitora da academia alentejana, com o pelouro Académico, tendo também sido membro do Conselho Geral da instituição, de Dezembro de 2012 a Outubro de 2013.
A nova reitora ocupou igualmente o cargo de Conselheira no Gabinete de Conselheiros Políticos do Presidente da Comissão Europeia, em Bruxelas, entre 2011 e 2013.
De acordo com o calendário eleitoral, a tomada de posse da nova reitora está agendada para o dia 9 de Maio.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
10h00 - domingo, 25/10/2020
Hospital de Beja assinala
meio século de existência
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULBSA) promove neste domingo, 25 de Outubro, a cerimónia comemorativa do 50º aniversário do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.
10h00 - domingo, 25/10/2020
Domingas Pereira
é a mandatária distrital
de João Ferreira
A médica Domingas Pereira, que exerce funções no hospital de Beja, é a mandatária distrital da candidatura de João Ferreira às eleições Presidenciais de 2021, revelou ao "CA" fonte oficial da candidatura apoiada pelo PCP.
07h00 - sexta, 23/10/2020
Urgências de
Castro Verde vão
ser ampliadas
O edifício actual do Serviço de Urgência Básica (SUB) do Centro de Saúde de Castro Verde irá ser ampliado, numa parceria entre a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e a Câmara Municipal local.
07h00 - sexta, 23/10/2020
Candidato à Presidência
da República apoiado pelo
PCP em Cuba e Beja
João Ferreira, candidato à Presidência da República apoiado pelo PCP, vai estar nesta sexta-feira, 23, nos concelhos de Cuba e de Beja, "para contactar com casos de destruição do património".
07h00 - quinta, 22/10/2020
União Europeia
chega a acordo
para a nova PAC
Os 27 Estados-membros da União Europeia já chegaram a um acordo relativo à aplicação da Política Agrícola Comum (PAC) para o próximo ciclo de programação, revela o Ministério da Agricultura.

Data: 23/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial