16h49 - quarta, 23/04/2014

Ana Costa Freitas eleita
reitora da Universidade de Évora

Ana Costa Freitas eleita reitora da Universidade de Évora

ANa Maria Costa Freitas é a nova reitora da Universidade de Évora (UÉvora) e define como prioridades "concorrer a projectos europeus e conseguir mais financiamento" para a academia, sobretudo em áreas estratégicas para a região.
"As prioridades passam por concorrer a projectos europeus e conseguir mais financiamento para a universidade, em áreas estratégicas, principalmente as que foram definidas na Estratégia de Especialização Inteligente da região", afirma.
Ana Maria Costa Freitas, professora do departamento de Fitotecnia da UÉvora, falava à Agência Lusa após a sua eleição como reitora da academia para o quadriénio 2014-2018.
Em comunicado divulgado à academia, o Conselho Geral divulgou que, nas eleições realizadas esta quarta-feira, 23, Ana Maria Costa Freitas foi eleita como reitora, sucedendo no cargo a Carlos Braumann (que não se recandidatou).
De acordo com documentos aprovados por instituições regionais, a Estratégia de Especialização Inteligente abrange as áreas agrícola e florestal, património e cultura, recursos minerais, energias renováveis, aeronáutica, mobilidade, logística e tecnologias da informação e comunicação e economia social.
"É a especialização da Universidade de Évora nestas áreas que é necessária para o desenvolvimento e aumento da competitividade do Alentejo", realça, avançando que outra das suas prioridades passa por estabelecer uma parceria com a Universidade da Extremadura (Espanha).
A futura reitora da UÉvora reconhece que "há muito trabalho para fazer", mas adverte que esse trabalho "tem de ser feito com a participação de toda a academia".
"Todas as candidaturas [a reitor] tinham o seu valor e eu espero poder aproveitar das outras candidaturas tudo aquilo que tinham de bom", refere.
Numa informação também divulgada na sua página da Internet, a Universidade de Évora explica que a nova reitora, de 59 anos, é docente do departamento de Fitotecnia, desde o ano de 2002.
Licenciada em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia (Lisboa), é doutorada em Biotecnologia Alimentar pela Universidade de Évora (1988).
Entre 2006 e 2010, Ana Maria Costa Freitas foi vice-reitora da academia alentejana, com o pelouro Académico, tendo também sido membro do Conselho Geral da instituição, de Dezembro de 2012 a Outubro de 2013.
A nova reitora ocupou igualmente o cargo de Conselheira no Gabinete de Conselheiros Políticos do Presidente da Comissão Europeia, em Bruxelas, entre 2011 e 2013.
De acordo com o calendário eleitoral, a tomada de posse da nova reitora está agendada para o dia 9 de Maio.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 19/07/2019
Ourique recebeu
comandante da ANPC
O comandante da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC), coronel José Manuel da Costa, visitou nesta quinta-feira, 18, o Centro de Meio Aéreos de Ourique e o quartel dos Bombeiros Voluntários locais.
07h00 - sexta, 19/07/2019
Ministro do Ambiente no distrito de Beja
O ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, realiza nesta sexta-feira, 19, um roteiro dedicado à água no distrito de Beja, passando pelos concelhos de Beja, Aljustrel e Odemira, além de Santiago do Cacém.
15h58 - quinta, 18/07/2019
Detido com 329 doses de heroína em Castro Verde
Um homem com 52 anos foi detido "em flagrante delito" nesta quinta-feira, 18, pela GNR em Castro Verde, pelo crime de tráfico de estupefacientes, tendo em sua posse 329 doses de heroína.
07h00 - quinta, 18/07/2019
CM Almodôvar vai requalificar Campo das Eiras
Um espaço de "encontro, interacções, conexões e de manifestações culturais e sociais": é desta forma que a Câmara de Almodôvar apresenta o futuro Complexo Multiusos Campo das Eiras, que irá surgir no lugar do "velhinho" Campo das Eiras, antigo recinto de futebol e onde se realiza anualmente a Feiras das Artes e Cultura de Almodôvar (FACAL).
07h00 - quinta, 18/07/2019
"FACECO é atractiva
para todos os públicos"
Na véspera do arranque de mais uma edição da Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira (FACECO), que se realiza entre sexta-feira e domingo, dias 19 e 21, em São Teotónio, o presidente da Câmara de Odemira revela ao "CA" que o evento é muito importante para o município.

Data: 12/07/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial