16h49 - quarta, 23/04/2014

Ana Costa Freitas eleita
reitora da Universidade de Évora

Ana Costa Freitas eleita reitora da Universidade de Évora

ANa Maria Costa Freitas é a nova reitora da Universidade de Évora (UÉvora) e define como prioridades "concorrer a projectos europeus e conseguir mais financiamento" para a academia, sobretudo em áreas estratégicas para a região.
"As prioridades passam por concorrer a projectos europeus e conseguir mais financiamento para a universidade, em áreas estratégicas, principalmente as que foram definidas na Estratégia de Especialização Inteligente da região", afirma.
Ana Maria Costa Freitas, professora do departamento de Fitotecnia da UÉvora, falava à Agência Lusa após a sua eleição como reitora da academia para o quadriénio 2014-2018.
Em comunicado divulgado à academia, o Conselho Geral divulgou que, nas eleições realizadas esta quarta-feira, 23, Ana Maria Costa Freitas foi eleita como reitora, sucedendo no cargo a Carlos Braumann (que não se recandidatou).
De acordo com documentos aprovados por instituições regionais, a Estratégia de Especialização Inteligente abrange as áreas agrícola e florestal, património e cultura, recursos minerais, energias renováveis, aeronáutica, mobilidade, logística e tecnologias da informação e comunicação e economia social.
"É a especialização da Universidade de Évora nestas áreas que é necessária para o desenvolvimento e aumento da competitividade do Alentejo", realça, avançando que outra das suas prioridades passa por estabelecer uma parceria com a Universidade da Extremadura (Espanha).
A futura reitora da UÉvora reconhece que "há muito trabalho para fazer", mas adverte que esse trabalho "tem de ser feito com a participação de toda a academia".
"Todas as candidaturas [a reitor] tinham o seu valor e eu espero poder aproveitar das outras candidaturas tudo aquilo que tinham de bom", refere.
Numa informação também divulgada na sua página da Internet, a Universidade de Évora explica que a nova reitora, de 59 anos, é docente do departamento de Fitotecnia, desde o ano de 2002.
Licenciada em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia (Lisboa), é doutorada em Biotecnologia Alimentar pela Universidade de Évora (1988).
Entre 2006 e 2010, Ana Maria Costa Freitas foi vice-reitora da academia alentejana, com o pelouro Académico, tendo também sido membro do Conselho Geral da instituição, de Dezembro de 2012 a Outubro de 2013.
A nova reitora ocupou igualmente o cargo de Conselheira no Gabinete de Conselheiros Políticos do Presidente da Comissão Europeia, em Bruxelas, entre 2011 e 2013.
De acordo com o calendário eleitoral, a tomada de posse da nova reitora está agendada para o dia 9 de Maio.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 24/09/2020
Presidente do PSD quer mais eleitos
autárquicos no distrito de Beja
O presidente do PSD quer reforçar a implantação do partido no distrito de Beja e, nesse sentido, ambiciona garantir mais eleitos social-democratas nas eleições Autárquicas de 2021.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Mértola com plano de
adaptação à pandemia
para a Educação
Minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus entre a comunidade escolar local é o principal objectivo do Plano de Adaptação à Covid-19 que acaba de ser lançado pela Câmara de Mértola, em parceria com o Centro ABC-Algarve Biomedical Center, e representa um investimento de cerca de 33500 euros.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Embaixador da Suíça
reuniu com executivo
da Câmara de Beja
O executivo da Câmara de Beja recebeu na terça-feira, 22, o embaixador da Suíça em Portugal, André Regli, numa visita oficial que teve como objectivo apresentar a nova cônsul da Embaixada, Magdalena Betschart, e o novo cônsul honorário em Loulé, Thomas Kottmann, cuja área de jurisdição abrange o distrito de Beja.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Crianças da creche de Ourique com testes à Covid-19 negativos
Os testes de despistagem à Covid-19 realizados a 18 crianças da creche da Misericórdia de Ourique, onde foram detectados dois caso positivos na passada semana ligados ao surto de Santa Luzia, deram todos negativos, adianta ao "CA" o presidente da Câmara Municipal local.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Presidente do PSD debate
aeroporto de Beja com a Distrital
Rui Rio, presidente do PSD, vai estar nesta quarta-feira, 23, na cidade de Beja, para uma reunião de trabalho solicitada pela Comissão Política Distrital de Beja, liderada por Gonçalo Valente.

Data: 11/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial