11h00 - terça, 29/04/2014

AM Castro Verde contra
fecho da maternidade de Beja

AM Castro Verde contra fecho da maternidade de Beja

A Assembleia Municipal de Castro Verde aprovou esta segunda-feira, 28, por unanimidade, uma moção que contesta a possibilidade da maternidade de Beja vir a encerrar.
De acordo com a Rádio Castrense (Castro Verde), a moção foi apresentada pelos eleitos do PS e critica veementemente a recém-publicada portaria 82/ 2014, de 10 de Abril, que reclassifica os hospitais de acordo com o seu grau de diferenciação.
Com esta legislação, argumenta a moção, grande parte das maternidades do país vão ser encerradas, "nomeadamente na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (Beja)", assim como nas unidades locais de saúde do Litoral Alentejano (Santiago do Cacém) e do Norte Alentejano (Portalegre).
"A portaria é clara e, como tal, é fácil constatar que o distrito de Beja irá ficar sem qualquer maternidade e que a grande maioria das parturientes terão de se deslocar centenas de quilómetros. É um atentado à vida e à segurança de muitos recém-nascidos e respectivas mães", vinca a moção aprovada pela Assembleia Municipal de Castro Verde.
Nesse sentido, o documento – que será remetido ao Presidente da República, ao primeiro-ministro, ao ministro da Saúde e a todos os grupos parlamentares da Assembleia da República, entre outros – exige a "revogação imediata" da portaria em questão, defendendo igualmente "que se pare, de imediato e definitivamente, a acção de destruição social encetada pelo Governo".


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
09h46 - terça, 20/10/2020
Três casos de Covid-19
confirmados no IPBeja
Foram confirmados neste fim-de-semana três novos casos de alunos infectados com a Covid-19 no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), a que se juntam os dois registados em Setembro, revelou nesta terça-feira, 20, a instituição.
07h00 - terça, 20/10/2020
Castro Verde debate
revisão do PDM
A Câmara de Castro Verde promove nesta terça-feira, 20 de Outubro, pelas 21h00, um fórum de auscultação pública sobre o processo em curso de revisão do Plano Director Municipal (PDM).
07h00 - terça, 20/10/2020
OP de Castro Verde revela
vencedores da edição de 2020
A proposta "Pelo Direito ao Vento nos Cabelos: Pedalar sem Idade Castro Verde ", apresentada por Cidália Alves Guerreiro, foi a vencedora da edição de 2020 do "Orçamento Participativo" (OP) da Câmara de Castro Verde.
07h00 - terça, 20/10/2020
Novo surto de
Covid-19 noutro
lar de Beja
As autoridades de saúde confirmaram nesta segunda-feira, 19, um novo surto de Covid-19 em mais um lar da cidade de Beja, desta feita o Centro Paroquial e Social do Salvador, com um total de 31 pessoas, entre utentes e funcionários.
07h00 - terça, 20/10/2020
Detido por tráfico
de droga em Beja
A GNR deteve no passado sábado, 17 de Outubro, perto de Baleizão, no concelho de Beja, um homem de 37 anos por suspeitas do crime de tráfico de estupefacientes.

Data: 09/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial