00h00 - quarta, 27/08/2014

"Palavras Andarilhas" fazem
de Beja a "cidade dos contos"

"Palavras Andarilhas" fazem de Beja a "cidade dos contos"

Cerca de 50 contadores de histórias, mediadores de leitura e escritores vão transformar Beja na "cidade dos contos" durante a 13ª edição das "Palavras Andarilhas".
A iniciativa arranca esta quarta-feira 27, e prolonga-se até domingo, 31, sendo que os convidados, oriundos de Portugal, Brasil, Colômbia e Espanha, vão participar nas acções integradas no encontro, como os tradicionais Encontro de Aprendizes do Contar e Festival de Narração, que vão decorrer sobretudo no Jardim Público de Beja.
Através do Encontro de Aprendizes do Contar, entre quinta-feira e sábado, durante o dia, sobretudo especialistas do conto vão ensinar a participantes inscritos práticas de animação de leitura e de narração oral em várias conferências, conversas e oficinas de formação.
Desde a passada quinta-feira e até sábado, como novidade este ano, as "Palavras Andarilhas" estão a "percorrer" freguesias rurais do concelho de Beja, através de sessões de contos, no âmbito da iniciativa "Contos de Largo em Largo".
Entre esta quarta-feira e domingo, a partir das 18h00, o "Palavras Andarilhas" abre-se ao público em geral com várias ofertas no Jardim Público, como o Mercado do Livro e, novidade este ano, a primeira Biblioteca de Livros de Pano do Mundo, a Livraria Mais Pequena do Mundo e a primeira Floresta de Sussuradores.
Exposições, sessões de contos, oficinas para pais e filhos, percursos lúdicos em torno da palavra, apresentações de livros e sessões de autógrafos com autores são outras ofertas para o público em geral.
A primeira noite do encontro, esta quarta-feira, será marcada pelo espectáculo "Spoken Word" de Tiago Gomes e Flak.
A "Noite dos Contadores Andarilhos", na quinta-feira, inclui o espectáculo "Quem quer ser Saramago?", pela Andante Associação Artística, e o "O Cante dos Contos", um percurso pelo centro histórico de Beja, durante o qual contadores e músicos vão cantar e ler textos do Nobel da literatura português José Saramago.
O percurso vai começar às 22h30 no Jardim Público e terminar no castelo de Beja, onde, a partir das 00h00, decorrerá uma roda de contadores e de contos, que marcará o arranque da Estafeta de Contos.
Após a primeira sessão em Beja, a estafeta sai para a rua em Outubro e os contos vão "andar de boca em boca" e percorrer várias bibliotecas, escolas e associações do país.
O Festival de Narração "Eu conto para que tu sonhes", um dos pontos altos do encontro, vai decorrer nas noites de sexta-feira e sábado, 29 e 30, com sessões de contos por contadores de Portugal e Espanha.
Luzia do Rosário, Vitória Gullon, Ana Sofia Paiva, a dupla Estupendo Inuendo, Ana Santos, Estrella Ortiz, Luís Carmelo, Avelino Gonzalez e Jorge Serafim são os contadores que participarão no festival, cujas duas noites começarão com um conto traduzido em Língua Gestual Portuguesa.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 12/12/2019
Agricultores e PSD contestam
restrições nas agro-ambientais
A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) e a Distrital de Beja do PSD vieram a público contestar a decisão do Ministério da Agricultura de de restringir os apoios às medidas agro-ambientais a uma medida por beneficiário até ao próximo quadro comunitário.
07h00 - quinta, 12/12/2019
Campanha de Natal
no comércio de Mértola
A Câmara de Mértola tem a decorrer, até 6 de Janeiro (dia de Reis), mais uma edição da campanha "Neste Natal compre no comércio local e ganhe prémios", que visa promover, incentivar e dinamizar as compras no comércio local na época natalícia na "vila-museu".
07h00 - quarta, 11/12/2019
"Empregabilidade tem
sido prioridade em Aljustrel"
A empregabilidade e o desenvolvimento económico e social do concelho continuam no topo das prioridades da Câmara de Aljustrel, revela o autarca Nelson Brito em entrevista ao "CA".
07h00 - quarta, 11/12/2019
Ciências promovidas
nas escolas de Odemira
A Câmara de Odemira vai lançar junto da comunidade escolar do concelho o roteiro "Mira a Terra", que vai permitir uma oferta organizada de actividades lúdico-didácticas para aprendizagem das áreas científicas fora sala de aula.
07h00 - terça, 10/12/2019
Câmara de Odemira com
orçamento de 34,5 milhões
A Câmara de Odemira vai contar em 2020 com um orçamento de cerca de 34,5 milhões de euros, mais 1,3 milhões de euros que o valor orçamentado para o presente ano de 2019.

Data: 06/12/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial