11h00 - sexta, 12/09/2014

Marvão recebe segundo
Festival Internacional de Cinema

Marvão recebe segundo Festival Internacional de Cinema

A segunda edição do Festival Internacional de Cinema de Marvão arranca esta sexta-feira, 12, com o objectivo de "reforçar" a aposta na cultura e na "conquista" do público espanhol.
"A nossa aposta passa por atrair cada vez mais espanhóis à nossa região, mas também por ter uma oferta cultural que nos distinga", diz o presidente do Município, Vítor Frutuoso, em declarações à Agência Lusa.
Para reforçar a ligação com Espanha, durante o festival, que se denomina "Periferias", vai ser lançado um projecto cinematográfico que envolve a raia ibérica, centrado em Marvão e partilhado com outros espaços do outro lado da fronteira.
"Este ano o festival conta com uma forte componente dedicada à América Latina, onde há a componente da língua espanhola e estamos a apostar naquilo que podemos considerar uma oferta alternativa para as pessoas que gostam de cinema", declara.
A intenção dos organizadores passa não só pelo cinema enquanto proposta de exibição, mas também como meio de desenvolvimento social, criando-se as condições para que a população local actue como protagonista, através da realização de produções audiovisuais baseadas na valorização do território.
O festival, que decorre até sábado, 13, pretende divulgar filmografias de "diversas latitudes" que tenham por objecto as "vivências comunitárias" em regiões de periferia e do mundo rural.
O evento arranca com a apresentação do documentário "Alentejo, Alentejo", de Sérgio Trefaut, uma obra realizada em viagem pelo território onde se documenta a permanência da tradição musical do cante alentejano na actualidade, tendo este documentário sido considerado este ano o melhor filme português do "Indie Lisboa".
A apresentação do documentário vai decorrer na antiga estação ferroviária da aldeia de Beirã.
O programa do "Periferias" apresenta um naipe de propostas diversificadas, que vão do filme de animação à curta e longa-metragem, passando pelo documentário.
Em paralelo, decorre um conjunto de iniciativas onde se incluem exposições, música, oficinas para crianças e uma feira de produtores locais.
As obras a apresentar neste festival vão ser exibidas em diversos espaços de Marvão e aldeias pertencentes àquele concelho histórico do distrito de Portalegre.
"O festival não está centrado num sítio só porque nós não temos uma sala formal para o efeito e por outro lado queremos ter uma maior proximidade com a população", explica.
Além de vários trabalhos cinematográficos com o selo da produção nacional, o festival vai exibir obras produzidas no Chile, Bolívia e Argentina, destacando-se a longa-metragem chilena "No", premiada em vários festivais e com uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 22/01/2019
CM Castro Verde faz obras na
EB1 de Santa Bárbara de Padrões
Arrancaram no passado mês de Dezembro as obras de construção de uma antecâmara entre os dois edifícios da Escola Básica (EB) 1 de Santa Bárbara de Padrões, promovidas pela Câmara de Castro Verde.
07h00 - terça, 22/01/2019
Estrada entre Beringel e
Peroguarda requalificada
A Câmara de Beja inicia nesta terça-feira, 22 de Janeiro, os trabalhos de requalificação do Caminho Municipal (CM) 1029 entre Beringel e Peroguarda, no troço que se desenvolve no concelho.
07h00 - segunda, 21/01/2019
Conselho consultivo
da CAP reúne em Beja
O auditório da Expobeja, no Parque de Feiras de Exposições de Beja, recebe nesta segunda-feira, 21, durante a manhã, uma reunião do Conselho Consultivo do Alentejo da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).
07h00 - segunda, 21/01/2019
Falta de médicos em
Beja preocupa PCP
O deputado do PCP eleito por Beja, João Dias, visita nesta segunda-feira, 21, durante a tarde, o Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, para abordar com a administração da ULSBA a falta de médicos na Urgência de Obstetrícia.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Odemira debate alojamento local
O alojamento local vai estar em debate nesta sexta-feira, 18, a partir das 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Odemira, numa sessão promovida pela autarquia local.

Data: 11/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial