09h30 - terça, 23/09/2014

"Villa" romana em Alter do Chão
já é Sítio de Interesse Público

"Villa" romana em Alter do Chão já é Sítio de Interesse Público

O Governo classificou esta segunda-feira, 22, como Sítio de Interesse Público a villa romana da Quinta do Pião, em Alter do Chão, atendendo a que apresenta "vestígios de inegável importância" para o trabalho arqueológico na zona.
"A villa romana da Quinta do Pião regista vestígios de inegável importância para o conhecimento da área rural contígua à cidade de Abelterium", lê-se na portaria publicada em Diário da República.
Segundo a Secretaria de Estado da Cultura, a villa romana enquadra-se na tipologia das "grandes villae imperiais".
Contactado pela agência Lusa, o presidente da Câmara de Alter do Chão, Joviano Vitorino, mostrou-se "satisfeito" com a decisão, recordando que "há muito tempo" que o Município aguardava esta classificação.
"É um espaço com potencial enorme e que está por desbravar. Vamos, em breve, recomeçar a escavar aquele espaço situado entre Alter do Chão e Cabeço de Vide, no concelho de Fronteira", disse.
Joviano Vitorino explicou que a villa romana está inserida numa propriedade privada e que, em tempos, já acolheu alguns trabalhos arqueológicos que ficaram suspensos por "falta de verbas".
A Secretaria de Estado da Cultura destacou, ainda, o facto de o espaço apresentar um complexo termal, bem como a presença de uma necrópole tardia.
"No seu todo este sítio arqueológico evidencia uma importante e longa diacronia de ocupação, desde o Baixo-Império até à Antiguidade Tardia", lê-se ainda na portaria.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 18/09/2019
Aulas de dança
em Almodôvar com
novos horários
A escola de dança da associação Almovimento, de Almodôvar, tem novos horários desde o início deste mês de Setembro, altura em que recomeçaram as aulas com o professor Fábio Duarte na Casa do Povo.
07h00 - quarta, 18/09/2019
Novos trilhos pedonais
no concelho de Aljustrel
A Câmara de Aljustrel viu aprovada, pelo Alentejo 2020, a candidatura a financiamento apresentada para o projecto que visa a criação de uma série de percursos pedonais no concelho.
17h07 - terça, 17/09/2019
Incêndio em Panóias
corta trânsito no IC1
Um incêndio numa zona de mato na área da União de Freguesias de Panóias e Conceição, no concelho de Odemira, está a ser combatido por 69 bombeiros e obrigou ao corte do IC1 nos dois sentidos entre a Estação de Ourique e o cruzamento de Panóias.
15h57 - terça, 17/09/2019
Faleceu ex-vereadora
da Câmara de Castro
Faleceu nesta terça-feira, 17 de Setembro, Maria Alice Guerreiro, de 72 anos, que foi vereadora da Câmara Municipal de Castro Verde, eleita pela CDU, no mandato de 1993 a 1997.
07h00 - terça, 17/09/2019
CM Castro Verde
transporta alunos até
à estação da Funcheira
A Câmara de Castro Verde tem abertas as inscrições para o serviço gratuito de transporte entre Castro Verde e a estação ferroviária da Funcheira, destinado a alunos do concelho que frequentam o ensino superior e outros estabelecimentos de ensino em Lisboa e no Algarve.

Data: 13/09/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial