09h30 - terça, 23/09/2014

"Villa" romana em Alter do Chão
já é Sítio de Interesse Público

"Villa" romana em Alter do Chão já é Sítio de Interesse Público

O Governo classificou esta segunda-feira, 22, como Sítio de Interesse Público a villa romana da Quinta do Pião, em Alter do Chão, atendendo a que apresenta "vestígios de inegável importância" para o trabalho arqueológico na zona.
"A villa romana da Quinta do Pião regista vestígios de inegável importância para o conhecimento da área rural contígua à cidade de Abelterium", lê-se na portaria publicada em Diário da República.
Segundo a Secretaria de Estado da Cultura, a villa romana enquadra-se na tipologia das "grandes villae imperiais".
Contactado pela agência Lusa, o presidente da Câmara de Alter do Chão, Joviano Vitorino, mostrou-se "satisfeito" com a decisão, recordando que "há muito tempo" que o Município aguardava esta classificação.
"É um espaço com potencial enorme e que está por desbravar. Vamos, em breve, recomeçar a escavar aquele espaço situado entre Alter do Chão e Cabeço de Vide, no concelho de Fronteira", disse.
Joviano Vitorino explicou que a villa romana está inserida numa propriedade privada e que, em tempos, já acolheu alguns trabalhos arqueológicos que ficaram suspensos por "falta de verbas".
A Secretaria de Estado da Cultura destacou, ainda, o facto de o espaço apresentar um complexo termal, bem como a presença de uma necrópole tardia.
"No seu todo este sítio arqueológico evidencia uma importante e longa diacronia de ocupação, desde o Baixo-Império até à Antiguidade Tardia", lê-se ainda na portaria.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 18/02/2020
Ourique constrói novas ETAR
em Grandaços e Santana da Serra
A Câmara de Ourique vai investir um total de cerca de 283 mil euros nas novas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) nas aldeias de Grandaços (já construída) e de Santana da Serra (em construção).
07h00 - terça, 18/02/2020
EMAS faz obras
em Santa Vitória
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja vai iniciar, já no mês de Março, uma intervenção na rede de água da aldeia de Santa Vitória, num investimento avaliado em cerca de 28 mil euros.
07h00 - terça, 18/02/2020
CM Odemira atribui
bolsas de estudo
A Câmara de Odemira vai atribuir, neste ano lectivo de 2019-2020, um total de 61 bolsas de estudo a alunos do concelho que frequentam o ensino superior e três prémios de mérito para alunos do ensino secundário, num investimento de quase 75 mil euros.
07h00 - segunda, 17/02/2020
"PS presta contas"
na cidade de Beja
O Beja Parque Hotel, na cidade de Beja, recebe nesta segunda-feira, 17, pelas 21h00, a iniciativa "PS Presta Contas", que contará com a presença na ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.
07h00 - segunda, 17/02/2020
Saúde no concelho de Odemira
preocupa deputados do PS
Os dois deputados do PS eleitos por Beja questionaram a ministra da Saúde sobre as carências na área da Saúde verificadas no concelho de Odemira e sobre a escassez de profissionais de saúde e de equipamentos no Hospital do Litoral Alentejano.

Data: 07/02/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial