00h00 - sexta, 13/11/2015

São Teotónio recebe
Encontros Literários

São Teotónio recebe Encontros Literários

Os livros, as leituras e os escritores vão ser o "denominador comum" da segunda edição dos Encontros Literários do Alentejo (ELA), que vão decorrer em São Teotónio.
A iniciativa é organizada pela ADMIRA e decorrem este fim-de-semana, dias 13 e 14, na Sociedade Recreativa São Teotoniense.
"Os ELA surgem aliados a um projecto que desenvolvemos desde 2011, que é o Clube dos Poetas Vivos. Nesse âmbito realizamos uma série de tertúlias, apresentação de livros e outras iniciativas ligadas à promoção da cultura. Os ELA surgem no sentido de aliar diferentes áreas da cultura, como o teatro, o cinema, a literatura e também a música", explica Emanuel Cortes, presidente da ADMIRA, a Associação para o Desenvolvimento da Região do Mira.
Com um programa diversificado de literatura, prémios literários, humor, workshops e música (e com entradas são gratuitas), o projecto tem apoio do Município de Odemira e, na tarde de sexta-feira, 13,decorre a oficina "Tradição oral: o que é e como se pode recolher".
Para a noite (21h30) está agendada a estreia nacional de "Uma coisa é uma coisa", uma peça de marionetas para adultos que será apresentada pelo grupo eborense "Era Uma Vez".
No sábado, 14, durante a tarde, o humorista António Raminhos protagoniza a rubrica "Literatura e Humor", antes do lançamento dos Contos ASSESTA, um livro que reúne contos de autores alentejanos e que marca o primeiro lançamento desta recém-criada Associação de Escritores do Alentejo.
A partir das 21h30, a Escola de Música e Artes da Sociedade Recreativa São Teotoniense apresentará um "Tributo a Zeca Afonso", num espectáculo que conjuga a música com performance teatral.
"Estamos com grandes expectativas, uma vez que no ano passado estávamos um pouco curiosos relativamente ao impacto que poderia ter este tipo de evento. E o impacto foi bom, daí realizar-se este ano novamente", adianta Emanuel Cortes.
O responsável destaca ainda o facto de o programa ser muito diversificado e não deixa de salientar a presença de António Raminhos – o conhecido comediante cuja presença marca o facto de, pela primeira vez, o programa ter algo ligado à literatura de humor.
"Ter a presença do António Raminhos é uma grande mais-valia para nós", admite o presidente da ADMIRA.
Emanuel Cortes admite que "não é fácil" organizar este evento e, por isso, não deixa de destacar colaborações importantes, "nomeadamente do Município de Odemira, através de um programa de apoios culturais".
"Contamos também com a amabilidade, disponibilidade e simpatia de muitos dos autores e das diferentes iniciativas artísticas que vão estar presentes no evento. E isso faz com que tudo seja feito com carinho e muita força de vontade", remata.
"Há sempre adversidades, mas organizar os ELA é essencialmente um prazer", acentua o responsável da ADMIRA, lembrando ainda que o evento vai igualmente promover a atribuição de um prémio literário e dar destaque à literatura infantil e a outros livros editados em 2015.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - sexta, 23/02/2018
"AgdA vai investir
64 milhões no distrito
de Beja até 2020"
O presidente do conselho de administração da Águas Públicas do Alentejo (AgdA), Joaquim Marques Ferreira, revela ao "CA" os investimentos que a empresa tem em curso no Baixo Alentejo, que superam os 60 milhões de euros.
00h00 - sexta, 23/02/2018
EMAS Beja dinamiza
"Heróis da Água"
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja iniciou nesta semana mais uma edição do projecto de sensibilização ambiental "Heróis da Água", destinado aos mais novos.
00h00 - sexta, 23/02/2018
Câmara de Odemira
descentraliza reuniões
Envolver a população nas decisões políticas e na gestão do território é o grande objectivo da Câmara de Odemira com a realização de reuniões nas freguesias, no âmbito do programa municipal "Odemira Participa".
07h00 - quinta, 22/02/2018
"Beja Educa" nas
escolas do concelho
Promover um ensino de qualidade para todos e o sucesso escolar é o grande objectivo do programa municipal "Beja Educa", que a Câmara de Beja tem no terreno em várias escolas do concelho.
07h00 - quinta, 22/02/2018
CM Castro Verde
vai regularizar
vínculos precários
Garantir a estabilidade "profissional e pessoal" dos colaboradores que tenham um vínculo de trabalho precário com a autarquia é o objectivo da Câmara de Castro Verde, que já está a avançar com o processo de regularização de trabalhadores com este tipo de vínculos contratual.

Data: 09/02/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial