00h00 - sexta, 13/11/2015

São Teotónio recebe
Encontros Literários

São Teotónio recebe Encontros Literários

Os livros, as leituras e os escritores vão ser o "denominador comum" da segunda edição dos Encontros Literários do Alentejo (ELA), que vão decorrer em São Teotónio.
A iniciativa é organizada pela ADMIRA e decorrem este fim-de-semana, dias 13 e 14, na Sociedade Recreativa São Teotoniense.
"Os ELA surgem aliados a um projecto que desenvolvemos desde 2011, que é o Clube dos Poetas Vivos. Nesse âmbito realizamos uma série de tertúlias, apresentação de livros e outras iniciativas ligadas à promoção da cultura. Os ELA surgem no sentido de aliar diferentes áreas da cultura, como o teatro, o cinema, a literatura e também a música", explica Emanuel Cortes, presidente da ADMIRA, a Associação para o Desenvolvimento da Região do Mira.
Com um programa diversificado de literatura, prémios literários, humor, workshops e música (e com entradas são gratuitas), o projecto tem apoio do Município de Odemira e, na tarde de sexta-feira, 13,decorre a oficina "Tradição oral: o que é e como se pode recolher".
Para a noite (21h30) está agendada a estreia nacional de "Uma coisa é uma coisa", uma peça de marionetas para adultos que será apresentada pelo grupo eborense "Era Uma Vez".
No sábado, 14, durante a tarde, o humorista António Raminhos protagoniza a rubrica "Literatura e Humor", antes do lançamento dos Contos ASSESTA, um livro que reúne contos de autores alentejanos e que marca o primeiro lançamento desta recém-criada Associação de Escritores do Alentejo.
A partir das 21h30, a Escola de Música e Artes da Sociedade Recreativa São Teotoniense apresentará um "Tributo a Zeca Afonso", num espectáculo que conjuga a música com performance teatral.
"Estamos com grandes expectativas, uma vez que no ano passado estávamos um pouco curiosos relativamente ao impacto que poderia ter este tipo de evento. E o impacto foi bom, daí realizar-se este ano novamente", adianta Emanuel Cortes.
O responsável destaca ainda o facto de o programa ser muito diversificado e não deixa de salientar a presença de António Raminhos – o conhecido comediante cuja presença marca o facto de, pela primeira vez, o programa ter algo ligado à literatura de humor.
"Ter a presença do António Raminhos é uma grande mais-valia para nós", admite o presidente da ADMIRA.
Emanuel Cortes admite que "não é fácil" organizar este evento e, por isso, não deixa de destacar colaborações importantes, "nomeadamente do Município de Odemira, através de um programa de apoios culturais".
"Contamos também com a amabilidade, disponibilidade e simpatia de muitos dos autores e das diferentes iniciativas artísticas que vão estar presentes no evento. E isso faz com que tudo seja feito com carinho e muita força de vontade", remata.
"Há sempre adversidades, mas organizar os ELA é essencialmente um prazer", acentua o responsável da ADMIRA, lembrando ainda que o evento vai igualmente promover a atribuição de um prémio literário e dar destaque à literatura infantil e a outros livros editados em 2015.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 21/08/2017
Câmara de Mértola
com apoios aos alunos
A Câmara de Mértola vai apoiar os alunos do concelho que frequentem o primeiro e o segundo ciclo do ensino básico, através da entrega gratuita dos manuais escolares e/ou dos cadernos de actividades.
00h00 - segunda, 21/08/2017
PS Castro Verde lança
site "Somos Futuro"
A candidatura do PS no concelho de Castro Verde tem disponível desde a passada sexta-feira, 18 de Agosto, um novo site na Internet (www.
00h00 - sábado, 19/08/2017
Amanto retirado
da escola da Salvada
A Câmara de Beja tem a decorrer obras de reabilitação na Escola Básica de Salvada, que incluem a remoção da actual estrutura de fibrocimento com amianto e a colocação de uma nova cobertura.
00h00 - sábado, 19/08/2017
Novos centros escolares
em São Teotónio e São Luís
A Câmara de Odemira já tem em marcha os projectos dos novos centros escolares de São Teotónio e de São Luís, obras que estão avaliados num montante total superior a 2,7 milhões de euros.
00h00 - sábado, 19/08/2017
Novos equipamentos para
trabalhadores da CM Serpa
A Câmara de Serpa entregou esta semana novos equipamentos de protecção individual (EPI) aos trabalhadores da sua Divisão de Obras Municipais e Ambiente (DOMA).

Data: 04/08/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial