00h00 - quarta, 13/01/2016

Misericórdia de Ourique
quer investir em 2016

Misericórdia de Ourique quer investir em 2016

Depois de em 2015 ter concretizado o alargamento da capacidade do seu jardim-de-infância/creche, a Misericórdia de Ourique já pensa em novos investimentos para 2016.
No caso da valência de Educação, o provedor José Raul Santos adianta ao "CA" que é intenção da instituição preparar uma nova candidatura ao programa de apoio comunitário "Portugal 2020", visando a "requalificação e refuncionalização" do edifício da creche e jardim-de-infância.
Ao mesmo tempo, a Misericórdia ouriquense pretende avançar com uma candidatura semelhante para o edifício do lar de Terceira Idade, em Ourique, assim como outra visando a requalificação das igrejas Matriz, em Ourique, e de Nossa Senhora da Cola, no santuário com o mesmo nome.
"E está também no nosso horizonte a construção de um novo equipamento [social] na freguesia de Garvão, que é um sonho antigo", acrescenta o provedor.
Mas além da obra física, José Raul Santos tem outra ambição: "Continuar a ajudar os mais desfavorecidos e mudar o paradigma do envelhecimento nas valências da Misericórdia de Ourique".
"Os lares e centros de dia não podem funcionar como um gueto. Têm que estar abertos à comunidade e vice-versa. Sonho com um espaço inter-geracional que crianças, idosos, colaboradores e comunidade partilham. Sonho também com uma mudança da perspectiva do envelhecimento. Rejeito em absoluto a visão das pessoas de idade sentadas, resignadas e tristes, nos lares", argumenta o provedor.
Com 80 colaboradores, a Misericórdia de Ourique conta actualmente com 180 utentes idosos e mais 86 crianças.
A instituição apoia ainda 197 famílias carenciadas do concelho, num total de 448 beneficiários.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 21/02/2019
EMAS Beja
melhora gestão de
águas residuais
Colocar a cidade de Beja "como uma referência" ao nível do tratamento de águas residuais urbanas é o grande objectivo da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja, que vai implementar em 2019 um plano operacional estratégico para alcançar "uma melhoria significativa" na gestão das redes de águas residuais do concelho.
07h00 - quinta, 21/02/2019
PS de Beja elogia
passagem do Museu
Regional para a DRCA
A Concelhia de Beja do PS elogia a transferência do Museu Regional para a tutela da Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), considerando que esta "potenciará Beja e o seu património junto de um público muito mais alargado".
07h00 - quinta, 21/02/2019
Dois linces-ibéricos
libertados no
concelho de Mértola
A Herdade da Bombeira, no concelho de Mértola, recebe nesta quinta-feira, 21, a libertação de mais dois linces-Ibéricos, um macho e uma fêmea com 11 meses de idade, oriundos do Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro de Silves e do Centro La Granilla, em Espanha.
07h00 - quarta, 20/02/2019
Orquestra Clássica
nasce em Almodôvar
A manhã do passado sábado, 2 de Fevereiro, marcou o arranque do novo (e ambicioso) projecto da Almovimento-Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Almodôvar: a Orquestra Clássica.
07h00 - quarta, 20/02/2019
Prisão preventiva para autores
de furto detidos em Ferreira
O Tribunal de Ferreira do Alentejo aplicou nesta segunda-feira, 18, a medida de coacção de prisão preventiva para os dois homens, de 19 e 29 anos, detidos no fim-de-semana pela GNR em Ferreira do Alentejo pelo crime de furto.

Data: 08/02/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial