00h00 - sexta, 15/09/2017

Central solar pioneira
vai nascer nos Grandaços

Central solar pioneira vai nascer nos Grandaços

A empresa Mornig Chapter, S.A., está a construir uma central solar fotovoltaica perto da aldeia de Grandaços, no concelho de Ourique, investimento avaliado em 35 milhões de euros que deverá entrar em produção em Agosto de 2018. A obra, em marcha desde Julho, foi formalmente lançada esta quinta-feira, 14, numa cerimónia que contou com as presenças do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, do director-geral da Energia da Comissão Europeia, Dominique Ristori, e do presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro.
A nova central solar Ourika! vai ocupar uma área de 100 hectares e contará com 141.930 painéis fotovoltaicos, que quando entrarem em produção terão capacidade para gerar 80,4 GWh/ano, o suficiente para garantir o consumo de aproximadamente 25 mil famílias.
Na fase de construção a obra irá dar trabalho a 150 pessoas, sendo que quando entrar em funcionamento serão criados cinco novos postos de trabalho.
Segundo apurou o "CA", trata-se de uma central solar pioneira desde a sua concepção, "que vem provar o novo paradigma para a energia solar na Europa".
Por um lado, por ser a primeira central de grandes dimensões em construção na Europa que não vai ter tarifa garantida, sendo ligada directamente à REN.
Por outro lado, a Ourika! "tem dimensão para fazer a diferença na redução da necessidade de importação de combustíveis, aumentando a independência energética nacional e europeia".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 19/09/2018
Câmara de Aljustrel
vai ampliar Centro Escolar
A Câmara de Aljustrel vai ampliar o Centro Escolar Vipasca, no sentido de dotar o equipamento de mais salas de aula para o pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico, a par de novos espaços para as actividades extra-curriculares e do Centro de Animação Infantil Municipal e de uma nova sala polivalente que sirva todo o Agrupamento.
07h00 - quarta, 19/09/2018
CM Castro Verde apoia
passeios de reformados
A Câmara de Castro Verde vai apoiar os passeios anuais de reformados do concelho que irão realizar-se nas diferentes freguesias nas próximas semanas e que terão como destino vários locais no país.
07h00 - terça, 18/09/2018
Protocolo entre
Câmara de Aljustrel
e Associação Dignitude
A Câmara de Aljustrel e a Associação Dignitude assinaram nesta segunda-feira, 17, um protocolo de colaboração tendo em vista a concretização do programa ABEM-Rede Solidária do Medicamento no concelho.
07h00 - terça, 18/09/2018
EMAS Beja alcança
os melhores resultados
dos últimos 10 anos
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja faz um balançao "extremamente positivo" dos trabalhos da intervenção global de substituição de ramais que decorre por todo o concelho de Beja desde o início de 2018.
07h00 - terça, 18/09/2018
Vestígios arqueológicos
encontrados em Ourique
As obras de requalificação do centro histórico de Ourique, promovidas pela autarquia local, revelaram um conjunto de importantes testemunhos patrimoniais reveladores da história da vila, da população e dos seus hábitos comunitários de outros tempos.

Data: 14/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial