00h00 - sexta, 15/09/2017

Central solar pioneira
vai nascer nos Grandaços

Central solar pioneira vai nascer nos Grandaços

A empresa Mornig Chapter, S.A., está a construir uma central solar fotovoltaica perto da aldeia de Grandaços, no concelho de Ourique, investimento avaliado em 35 milhões de euros que deverá entrar em produção em Agosto de 2018. A obra, em marcha desde Julho, foi formalmente lançada esta quinta-feira, 14, numa cerimónia que contou com as presenças do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, do director-geral da Energia da Comissão Europeia, Dominique Ristori, e do presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro.
A nova central solar Ourika! vai ocupar uma área de 100 hectares e contará com 141.930 painéis fotovoltaicos, que quando entrarem em produção terão capacidade para gerar 80,4 GWh/ano, o suficiente para garantir o consumo de aproximadamente 25 mil famílias.
Na fase de construção a obra irá dar trabalho a 150 pessoas, sendo que quando entrar em funcionamento serão criados cinco novos postos de trabalho.
Segundo apurou o "CA", trata-se de uma central solar pioneira desde a sua concepção, "que vem provar o novo paradigma para a energia solar na Europa".
Por um lado, por ser a primeira central de grandes dimensões em construção na Europa que não vai ter tarifa garantida, sendo ligada directamente à REN.
Por outro lado, a Ourika! "tem dimensão para fazer a diferença na redução da necessidade de importação de combustíveis, aumentando a independência energética nacional e europeia".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 14/12/2017
Sérgio Fernandes lidera Segurança Social de Beja
Sérgio Fernandes é o novo director do Centro Distrital de Beja da Segurança Social, entrando em funções nesta quinta-feira, 14 de Dezembro, e substituindo Helena Barreto, que saiu do cargo na passada semana.
07h00 - quinta, 14/12/2017
Ourique quer mais comboios
Alfa Pendular na Funcheira
O presidente da Câmara Municipal de Ourique defende a paragem de mais comboios Alfa Pendular na estação ferroviária da Funcheira.
07h00 - quinta, 14/12/2017
OP de Odemira teve
quatro vencedores
Foram quatro as propostas a vencer a edição de 2017 do "Orçamento Participativo" (OP) da Câmara de Odemira, avaliadas num total de 500 mil euros e que serão incluídas no orçamento municipal do próximo ano.
07h00 - quinta, 14/12/2017
CDU explica "caso"
da Derrama em Castro
A CDU de Castro Verde garante não ter escondido "nenhuma informação" relativamente ao caso em que a Câmara Municipal vai ter de devolver mais de 1,2 milhões de euros por Derrama indevidamente cobrada pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
07h00 - quarta, 13/12/2017
Auditoria às contas
da Câmara de Castro
O novo executivo da Câmara Municipal de Castro Verde, liderado pelo socialista António José Brito, decidiu avançar com uma auditoria externa às contas da autarquia do Campo Branco.

Data: 07/12/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial