00h00 - sexta, 13/10/2017

Dias de feira em Castro Verde

Dias de feira em Castro Verde

Milhares a serpentear rua acima rua abaixo, pregões de ciganos, cheiro a castanhas assadas e abraços de reencontro: estes são os dias da Feira de Castro, que regressa neste fim-de-semana à vila de Castro Verde. Com quatro séculos de história e considerada uma das mais importantes feiras francas do país, a Feira do Castro promete dois dias de muita animação e milhares de visitantes.
A feira só começa "a sério" na manhã de sábado, mas nesta sexta-feira, 13, já há música, com o cine-teatro municipal a receber, pelas 21h30, um espectáculo com os "Sangre Ibérico".
Para sábado, 14, o programa cultural da feira uma arruada de bandas filarmónicas (às 11h00 e 14h00) com as bandas 1º de Janeiro (de Castro Verde) e de Alvide. Às 15h00 a Praça da República recebe a actuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo da Conceição de Faro e uma hora depois arranca o desfile "Planície a Cantar", que contará com a participação dos grupos "As Ceifeiras de Entradas", "Lírio Roxo de Paio Pires", Coral e Etnográfico de Grândola, "As Papoilas do Corvo", Coral de Reguengos de Monsaraz, "Os Ganhões de Castro Verde", "Os Populares do Cacém", Coral da Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes, Coral Juvenil "Rama Verde" de Viola Nova da Baronia e "Os Arraianos de Vila Verde de Ficalho".
A partir das 21h00 a Praça da República recebe a actuação do Grupo Coral e Instrumental "Cruzeiro", enquanto às 21h30 arranca no Fórum Municipal o XXVII Encontro de Tocadores de Viola Campaniça e Cantadores de Despique e Baldão, organizado pela Cortiçol. Durante o encontro será homenageado o cantador Amílcar António Lucas.
O grupo "Pias a Bombar" vai levar animação às ruas de Castro Verde às 11h00 e 15h00 de domingo, 15, e a partir das 16h00 actua na Praça da Liberdade o "Campaniça Trio", que junta em palco os tocadores Pedro Mestre, David Pereira e José Diogo Bento.
Durante o fim-de-semana o pavilhão de mostras do Largo da Feira recebe a quinta edição da Mostra de Aves de Castro verde, promovida pelo Clube Ornitológico de Castro Verde.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
08h00 - sábado, 20/10/2018
Almoço de reformados
no concelho de Mértola
A Câmara Municipal de Mértola promove neste sábado, 20 de Outubro, a 22ª edição do Almoço de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Mértola, que deverá reunir centenas de participantes.
07h00 - sábado, 20/10/2018
Base Aérea de Beja
de "portas abertas"
Baptismos de voo, actividades desportivas e demonstrações de falcoaria e cinotécnica são alguns dos destaques do programa do "Dia de Base Aberta", que a Base Aérea de Beja (BA 11) promove neste sábado, 20.
07h00 - sexta, 19/10/2018
Castro Verde recebe
a maior feira do Sul!
Até pode estar a chover a potes, mas não é isso que vai abalar a tradição da Feira de Castro! É por isso que neste fim-de-semana, 19 a 21 de Outubro, as ruas da vila vão encher-se com um mar de gente que vai desaguar lá em baixo, no largo inundado de tendas, onde os pregões dos ciganos se misturam com a música acelerada dos carrosséis e o cheiro adocicado das farturas.
07h00 - sexta, 12/10/2018
Exposição de escultura
para ver em Aljustrel
O Espaço Oficinas, na vila de Aljustrel, recebe a partir desta sexta-feira, 12 de Outubro, a exposição de escultura e gravura "Paraíso", da autoria de Jorge Pé-Curto, artista natural de Moura, que vive em Almada há mais de 50 anos.
07h00 - domingo, 07/10/2018
Declaração de amor a
Santa Bárbara de Padrões
"Santa Bárbara é a minha aldeia/ a que trago no coração/ Terra humilde e rica em tradição": o poema surge na contracapa do livro e resume o que levou o jovem José Miguel Costa a escrever um livro sobre a sua terra.

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial