07h00 - quarta, 15/11/2017

Água do Alqueva vai chegar à barragem da Rocha

Água do Alqueva vai chegar à barragem da Rocha

A água do Alqueva vai chegar à barragem do Monte da Rocha, no concelho de Ourique, através de uma nova ligação com a albufeira do Roxo (Aljustrel). A obra foi anunciada esta terça-feira, 14, no Parlamento pelo ministro da Agricultura no debate na especialidade do Orçamento de Estado para 2018.
Durante a audição, Capoulas Santos anunciou que ainda este mês será celebrado um contrato de empréstimo de 260 milhões de euros com o Banco Europeu de Investimentos para aumentar a área de regadio do Alqueva em mais 50 mil hectares até 2022. Um acordo que contempla a ligação da água do Alqueva da barragem do Roxo ao Monte da Rocha.
"É uma boa notícia para o Baixo Alentejo, para os agricultores e produtores e para ambição de dar mais futuro ao nosso mundo rural. É uma boa notícia para a sustentabilidade do fornecimento de água para o consumo humano nos municípios de Castro Verde, Almodôvar, Ourique e parte dos municípios de Odemira e Mértola", sublinha em comunicado o deputado do PS eleito por Beja.
Segundo Pedro do Carmo, "esta ligação decisiva para a sustentabilidade e para a ampliação da capacidade produtiva desses territórios está contemplada no Plano Nacional de Regadios através de um investimento de 14 milhões de euros" e permite "recuperar tempo perdido por outros na resolução de problemas estruturais do nosso território".
"Uma vez mais, a conversa inconsequente é derrotada pelo trabalho determinado para, no quadro das disponibilidades existentes e da construção de novas oportunidades, encontrar soluções para o Baixo Alentejo e para os baixo-alentejanos", acrescenta o deputado do PS.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 13/12/2017
Auditoria às contas
da Câmara de Castro
O novo executivo da Câmara Municipal de Castro Verde, liderado pelo socialista António José Brito, decidiu avançar com uma auditoria externa às contas da autarquia do Campo Branco.
07h00 - quarta, 13/12/2017
Odemira revela
vencedores do OP
A Câmara de Odemira revela nesta quarta-feira, 13, pelas 19h00, as propostas vencedoras da edição de 2017 do "Orçamento Participativo" (OP), numa iniciativa que vai decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
07h00 - terça, 12/12/2017
CM Odemira mantém redução de impostos
A Câmara de Odemira vai manter em 2018 o desagravamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), da participação no IRS e da Derrama, aplicando valores idênticos aos do presente ano.
07h00 - terça, 12/12/2017
Politécnico de Beja
dedica dia à aviação
O auditório do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) recebe nesta terça-feira, 12, o evento "Open Day/ I Can Fly", dedicado ao sector da aviação e que vai contar com a presença de diversas entodades ligadas à área.
07h00 - terça, 12/12/2017
CM Mértola prepara
orçamento de 2018
O executivo da Câmara de Mértola reuniu na passada semana com os presidentes das sete freguesias do concelho, n sentido de preparar o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2018.

Data: 07/12/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial