07h00 - quarta, 15/11/2017

Água do Alqueva vai chegar à barragem da Rocha

Água do Alqueva vai chegar à barragem da Rocha

A água do Alqueva vai chegar à barragem do Monte da Rocha, no concelho de Ourique, através de uma nova ligação com a albufeira do Roxo (Aljustrel). A obra foi anunciada esta terça-feira, 14, no Parlamento pelo ministro da Agricultura no debate na especialidade do Orçamento de Estado para 2018.
Durante a audição, Capoulas Santos anunciou que ainda este mês será celebrado um contrato de empréstimo de 260 milhões de euros com o Banco Europeu de Investimentos para aumentar a área de regadio do Alqueva em mais 50 mil hectares até 2022. Um acordo que contempla a ligação da água do Alqueva da barragem do Roxo ao Monte da Rocha.
"É uma boa notícia para o Baixo Alentejo, para os agricultores e produtores e para ambição de dar mais futuro ao nosso mundo rural. É uma boa notícia para a sustentabilidade do fornecimento de água para o consumo humano nos municípios de Castro Verde, Almodôvar, Ourique e parte dos municípios de Odemira e Mértola", sublinha em comunicado o deputado do PS eleito por Beja.
Segundo Pedro do Carmo, "esta ligação decisiva para a sustentabilidade e para a ampliação da capacidade produtiva desses territórios está contemplada no Plano Nacional de Regadios através de um investimento de 14 milhões de euros" e permite "recuperar tempo perdido por outros na resolução de problemas estruturais do nosso território".
"Uma vez mais, a conversa inconsequente é derrotada pelo trabalho determinado para, no quadro das disponibilidades existentes e da construção de novas oportunidades, encontrar soluções para o Baixo Alentejo e para os baixo-alentejanos", acrescenta o deputado do PS.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 20/08/2018
Um "mercadinho"
no centro de Castro
Já é quase meio-dia, o termómetro há muito que ultrapassa os 30 graus e Daniel Alves continua junto à banca no "coração" de Castro Verde.
07h00 - segunda, 20/08/2018
Zambujeira do Mar na
final das "Maravilhas"
A mesa da Zambujeira dor Mar, promovida pelo restaurante Costa Alentejana em conjunto com a Câmara de Odemira, garantiu a passagem à grande final do concurso "Maravilhas à Mesa".
07h01 - sexta, 17/08/2018
Bombeiros de Castro
com nova viatura
A corporação dos Bombeiros Voluntários de Castro Verde contam desde o início deste mês de Agosto com um novo Veículo Dedicado ao Transporte de Doente (VDTD).
07h00 - sexta, 17/08/2018
Câmara de Aljustrel
exige construção de variante
A Câmara de Aljustrel exigiu junto do Governo "a construção da circular à vila de Aljustrel", que há décadas "é identificada pela autarquia como uma prioridade".
07h00 - quinta, 16/08/2018
Atendimento social nas
freguesias de Castro Verde
Contribuir para a melhoria das condições de vida dos munícipes, através de um serviço de atendimento diferenciado, é o objectivo do novo Serviço de Atendimento Social nas Freguesias que a Câmara de Castro Verde implementa a partir do próximo mês de Setembro.

Data: 10/08/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial