07h00 - quarta, 15/11/2017

Água do Alqueva vai chegar à barragem da Rocha

Água do Alqueva vai chegar à barragem da Rocha

A água do Alqueva vai chegar à barragem do Monte da Rocha, no concelho de Ourique, através de uma nova ligação com a albufeira do Roxo (Aljustrel). A obra foi anunciada esta terça-feira, 14, no Parlamento pelo ministro da Agricultura no debate na especialidade do Orçamento de Estado para 2018.
Durante a audição, Capoulas Santos anunciou que ainda este mês será celebrado um contrato de empréstimo de 260 milhões de euros com o Banco Europeu de Investimentos para aumentar a área de regadio do Alqueva em mais 50 mil hectares até 2022. Um acordo que contempla a ligação da água do Alqueva da barragem do Roxo ao Monte da Rocha.
"É uma boa notícia para o Baixo Alentejo, para os agricultores e produtores e para ambição de dar mais futuro ao nosso mundo rural. É uma boa notícia para a sustentabilidade do fornecimento de água para o consumo humano nos municípios de Castro Verde, Almodôvar, Ourique e parte dos municípios de Odemira e Mértola", sublinha em comunicado o deputado do PS eleito por Beja.
Segundo Pedro do Carmo, "esta ligação decisiva para a sustentabilidade e para a ampliação da capacidade produtiva desses territórios está contemplada no Plano Nacional de Regadios através de um investimento de 14 milhões de euros" e permite "recuperar tempo perdido por outros na resolução de problemas estruturais do nosso território".
"Uma vez mais, a conversa inconsequente é derrotada pelo trabalho determinado para, no quadro das disponibilidades existentes e da construção de novas oportunidades, encontrar soluções para o Baixo Alentejo e para os baixo-alentejanos", acrescenta o deputado do PS.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - sábado, 26/05/2018
Vítimas de violência
doméstica com novo
apoio em Mértola
A Câmara de Mértola, através do Núcleo de Educação e Desenvolvimento Social, conta desde este mês de Maio com um serviço de atendimento às vítimas de violência doméstica.
07h00 - sexta, 25/05/2018
Carlos Moedas participa em iniciativas em Beja
O bejense Carlos Moedas, actual comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, vai estar nesta sexta-feira, 25, na cidade de Beja, participando em duas iniciativas.
07h00 - sexta, 25/05/2018
Procuradora japonesa
no Lab UbiNet do IPBeja
A procuradora do Ministério Publico de Tóquio, capitão do Japão, visita nesta sexta-feira, 25 de Maio, o laboratório UbiNET do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).
07h00 - sexta, 25/05/2018
Professor de Beja acusado de
536 crimes de abuso de menores
Um professor de 48 anos de Beja foi acusado pelo Ministério Público de Beja de um total de 536 crimes, na sua maioria de abuso sexual de quatro crianças.
07h00 - quinta, 24/05/2018
Alunos de Aljustrel
apresentam propostas
A Assembleia Municipal de Aljustrel vai debater em Junho as duas propostas mais votadas pelos alunos durante a última sessão Assembleia Munucipal Jovem, que teve como tema "Marketing Territorial: Património (histórico, mineiro e religioso)".

Data: 18/05/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial