07h00 - quinta, 16/11/2017

José A. Falcão na direcção do Europae Thesauri

José A. Falcão na direcção do Europae Thesauri

O antigo director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, José António Falcão, é o novo vice-presidente da Europae Thesauri, a associação internacional dos museus e tesouros de arte sacra, que tem sede na Bélgica. A nomeação de Falcão foi aprovada por unanimidade no sábado, 11, durante a última reunião geral da instituição, em Albarracín (Espanha).
De acordo com fonte da Europae Thesauri, a eleição do investigador alentejano "partiu de Espanha e contou com o apoio da Alemanha, da Bélgica e de França". Falcão irá assumir responsabilidades "na dinamização da cooperação internacional e da formação", acrescenta a mesma fonte.
Conservador de museus e professor universitário, José António Falcão esteve à frente do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja durante largos anos. Exerceu também funções no Museu de Évora e no Museu Calouste Gulbenkian, além de ter dirigido a Casa dos Patudos-Museu de Alpiarça e presidido ao Opart, organismo do Ministério da Cultura que integra o Teatro Nacional de S. Carlos, a Companhia Nacional de Bailado e a Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Actualmente é assessor no Ministério da Cultura, coordena o Centro UNESCO de Arquitectura e Arte e dirige o festival de música sacra "Terras sem Sombra".
A Europae Thesauri é uma organização independente que mantém relações estreitas com a União Europeia, a UNESCO e outras entidades internacionais. Da sua estrutura fazem parte 58 museus e monumentos de referência, como as catedrais de Notre Dame (Paris/ França) e de Santiago de Compostela (Espanha), os museus de Salzburg (Áustria) ou a Universidade de Oxford (Inglaterra).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 20/11/2018
CM Ourique contra
fecho da estação dos CTT
A Câmara de Ourique considera "inaceitável" a intenção dos CTT de encerrar a operação directa no concelho, concessionando o serviço público postal a uma entidade terceira, que assumirá quase todas as responsabilidades da actual estação.
07h00 - terça, 20/11/2018
CM Beja adjudica
expansão da ZAE
A Câmara de Beja adjudicou nesta segunda-feira, 19 de Novembro, a empreitada de expansão da Zona de Acolhimento Empresarial Norte, avaliada em cerca de 1,7 milhões de euros, à empresa Construções JJR & Filhos.
07h00 - segunda, 19/11/2018
CIMBAL contra fecho de estações dos CTT
A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) veio a público manifestar o seu "total desacordo" com o encerramento de estações dos CTT na região ou a sua transformação em postos de correio geridos por terceiros.
07h00 - segunda, 19/11/2018
Castro Verde: PS critica chumbo
do orçamento, CDU justifica
O PS de Castro Verde tece duras críticas à CDU por ter chumbado, na Assembleia Municipal, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) da autarquia para o próximo ano de 2019.
07h00 - domingo, 18/11/2018
Região do Alentejo
tem novos "embaixadores"
Os cantores Sérgio Rosado e Nelson Rosado (que forma os Anjos) e os actores José Fidalgo, Sofia Ribeiro e Dalila Carmo são os novos "embaixadores" da região do Alentejo.

Data: 09/11/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial