07h00 - quinta, 16/11/2017

José A. Falcão na direcção do Europae Thesauri

José A. Falcão na direcção do Europae Thesauri

O antigo director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, José António Falcão, é o novo vice-presidente da Europae Thesauri, a associação internacional dos museus e tesouros de arte sacra, que tem sede na Bélgica. A nomeação de Falcão foi aprovada por unanimidade no sábado, 11, durante a última reunião geral da instituição, em Albarracín (Espanha).
De acordo com fonte da Europae Thesauri, a eleição do investigador alentejano "partiu de Espanha e contou com o apoio da Alemanha, da Bélgica e de França". Falcão irá assumir responsabilidades "na dinamização da cooperação internacional e da formação", acrescenta a mesma fonte.
Conservador de museus e professor universitário, José António Falcão esteve à frente do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja durante largos anos. Exerceu também funções no Museu de Évora e no Museu Calouste Gulbenkian, além de ter dirigido a Casa dos Patudos-Museu de Alpiarça e presidido ao Opart, organismo do Ministério da Cultura que integra o Teatro Nacional de S. Carlos, a Companhia Nacional de Bailado e a Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Actualmente é assessor no Ministério da Cultura, coordena o Centro UNESCO de Arquitectura e Arte e dirige o festival de música sacra "Terras sem Sombra".
A Europae Thesauri é uma organização independente que mantém relações estreitas com a União Europeia, a UNESCO e outras entidades internacionais. Da sua estrutura fazem parte 58 museus e monumentos de referência, como as catedrais de Notre Dame (Paris/ França) e de Santiago de Compostela (Espanha), os museus de Salzburg (Áustria) ou a Universidade de Oxford (Inglaterra).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - sábado, 26/05/2018
Vítimas de violência
doméstica com novo
apoio em Mértola
A Câmara de Mértola, através do Núcleo de Educação e Desenvolvimento Social, conta desde este mês de Maio com um serviço de atendimento às vítimas de violência doméstica.
07h00 - sexta, 25/05/2018
Carlos Moedas participa em iniciativas em Beja
O bejense Carlos Moedas, actual comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, vai estar nesta sexta-feira, 25, na cidade de Beja, participando em duas iniciativas.
07h00 - sexta, 25/05/2018
Procuradora japonesa
no Lab UbiNet do IPBeja
A procuradora do Ministério Publico de Tóquio, capitão do Japão, visita nesta sexta-feira, 25 de Maio, o laboratório UbiNET do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).
07h00 - sexta, 25/05/2018
Professor de Beja acusado de
536 crimes de abuso de menores
Um professor de 48 anos de Beja foi acusado pelo Ministério Público de Beja de um total de 536 crimes, na sua maioria de abuso sexual de quatro crianças.
07h00 - quinta, 24/05/2018
Alunos de Aljustrel
apresentam propostas
A Assembleia Municipal de Aljustrel vai debater em Junho as duas propostas mais votadas pelos alunos durante a última sessão Assembleia Munucipal Jovem, que teve como tema "Marketing Territorial: Património (histórico, mineiro e religioso)".

Data: 18/05/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial