00h00 - segunda, 27/11/2017

Autarca de Almodôvar
quer nova barragem

Autarca de Almodôvar quer nova barragem

O presidente da Câmara Municipal de Almodôvar defende a construção de uma nova barragem da ribeira de Oeiras. A infra-estrutura ficaria situada na freguesia de Almodôvar, na zona da Camacha, entre as estradas nacionais 2 e 237, e permitiria que em momentos de seca como o que se vive actualmente na região (e em todo o país) não houvesse problemas no abastecimento público nos concelhos de Almodôvar, Castro Verde e Mértola.
Em declarações ao "CA", António Bota lembra que a construção desta barragem esteve sobre a mesa "há 30 anos", acabando por não avançar por questões ambientais. "Trinta anos passados, acho que foi um erro colossal não ter sido feita esta barragem. Hoje não estaríamos a passar o problema por que passamos", argumenta o autarca socialista.
Agora, passadas três décadas, António Bota acredita existirem condições para se voltar a discutir o assunto e concretizar a construção da nova barragem. "Se os estudos foram feitos, se o caudal está estudado e se a zona de implantação da barragem está estudada, é uma questão de vontade política. Da parte do Município de Almodôvar existirá naturalmente uma pressão sobre o Governo central para que seja feita", garante.
De acordo com o edil almodovarense, a nova barragem iria igualmente permitir aumentar os caudais subterrâneos e a humidade do ar. "E essa necessidade está provada", diz, para logo acrescentar: "Só nos falta mesmo a vontade política de colocar em prática um projecto que tem muita viabilidade. Não para fins agrícolas, mas especialmente para abastecimento e consumo humano".
Por tudo isto, António Bota afiança que a barragem na ribeira de Oeiras só não será realidade "por má vontade política dos governantes centrais". "Ela tem de ser feita com a máxima urgência, assim como a ligação do Alqueva à barragem do Monte da Rocha! Não podemos esperar mais tempo, porque senão não temos água para dar aos nossos consumidores. E sem água não há vida!", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - sábado, 26/05/2018
Vítimas de violência
doméstica com novo
apoio em Mértola
A Câmara de Mértola, através do Núcleo de Educação e Desenvolvimento Social, conta desde este mês de Maio com um serviço de atendimento às vítimas de violência doméstica.
07h00 - sexta, 25/05/2018
Carlos Moedas participa em iniciativas em Beja
O bejense Carlos Moedas, actual comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, vai estar nesta sexta-feira, 25, na cidade de Beja, participando em duas iniciativas.
07h00 - sexta, 25/05/2018
Procuradora japonesa
no Lab UbiNet do IPBeja
A procuradora do Ministério Publico de Tóquio, capitão do Japão, visita nesta sexta-feira, 25 de Maio, o laboratório UbiNET do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).
07h00 - sexta, 25/05/2018
Professor de Beja acusado de
536 crimes de abuso de menores
Um professor de 48 anos de Beja foi acusado pelo Ministério Público de Beja de um total de 536 crimes, na sua maioria de abuso sexual de quatro crianças.
07h00 - quinta, 24/05/2018
Alunos de Aljustrel
apresentam propostas
A Assembleia Municipal de Aljustrel vai debater em Junho as duas propostas mais votadas pelos alunos durante a última sessão Assembleia Munucipal Jovem, que teve como tema "Marketing Territorial: Património (histórico, mineiro e religioso)".

Data: 18/05/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial