07h00 - quinta, 30/11/2017

Empresários de Almodôvar
criam nova associação

Empresários de Almodôvar criam nova associação

A união faz a força: é esta a lógica que preside à nova Associação Comercial, Empresarial e Industrial do Concelho de Almodôvar (ACEICA), criada recentemente e que tem como grande objectivo apoiar as empresas e o tecido económico local.
"Queremos trabalhar para melhorar a economia do concelho e, naturalmente, de cada um dos empresários", sintetiza Helena Bagão, empresária do sector turístico que faz parte da comissão instaladora da nova ACEICA, em declarações ao "CA".
De acordo com esta responsável, há muito trabalho a fazer, a começar pelo turismo no concelho. Um sector, adianta Helena Bagão, que a associação vai tentar organizar "de forma sistemática, para que possa haver turismo todo o ano [em Almodôvar] e não apenas nas épocas altas", através da criação de novos programas, rotas ou roteiros por todo o concelho.
Outra área em que a ACEICA pretende trabalhar é na promoção do comércio local. "As casas tradicionais têm, por exemplo, belíssimos algodões e belíssimas lãs. E não são assim tão caros! Mas isto precisa de sair cá para fora, pois essas lojas estão fechadas sobre as pessoas que ainda lá vão e que são daqui", diz, adiantando que o projecto pode igualmente incluir apoios à elaboração de montras.
A par disto, continua Helena Bagão, a nova associação tem ainda dois objectivos "mais ambiciosos". Um passa pela reivindicação de um regime fiscal mais favorável e justo para as empresas do interior. "O interior está desertificado, mas pagamos os mesmos impostos que os outros. Temos que baixar o IVA", diz.
Paralelamente, a ACEICA ambiciona captar mais indústria para o seu território de influência. "Isso será bom em termos de criação de emprego e de fixação de pessoas", explica Helena Bagão.
Criada recentemente, a ACEICA conta com o apoio da Câmara de Almodôvar, que cedeu o espaço para a sua sede e tem colaborado nas questões burocráticas. Os novos órgãos sociais serão eleitos nesta quinta-feira, 30 de Novembro.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - sexta, 23/02/2018
"AgdA vai investir
64 milhões no distrito
de Beja até 2020"
O presidente do conselho de administração da Águas Públicas do Alentejo (AgdA), Joaquim Marques Ferreira, revela ao "CA" os investimentos que a empresa tem em curso no Baixo Alentejo, que superam os 60 milhões de euros.
00h00 - sexta, 23/02/2018
EMAS Beja dinamiza
"Heróis da Água"
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja iniciou nesta semana mais uma edição do projecto de sensibilização ambiental "Heróis da Água", destinado aos mais novos.
00h00 - sexta, 23/02/2018
Câmara de Odemira
descentraliza reuniões
Envolver a população nas decisões políticas e na gestão do território é o grande objectivo da Câmara de Odemira com a realização de reuniões nas freguesias, no âmbito do programa municipal "Odemira Participa".
07h00 - quinta, 22/02/2018
"Beja Educa" nas
escolas do concelho
Promover um ensino de qualidade para todos e o sucesso escolar é o grande objectivo do programa municipal "Beja Educa", que a Câmara de Beja tem no terreno em várias escolas do concelho.
07h00 - quinta, 22/02/2018
CM Castro Verde
vai regularizar
vínculos precários
Garantir a estabilidade "profissional e pessoal" dos colaboradores que tenham um vínculo de trabalho precário com a autarquia é o objectivo da Câmara de Castro Verde, que já está a avançar com o processo de regularização de trabalhadores com este tipo de vínculos contratual.

Data: 09/02/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial