07h00 - sexta, 01/12/2017

Autarcas do Litoral querem reunir com Costa sobre o HLA

Autarcas do Litoral querem reunir com Costa sobre o HLA

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) solicitou uma reunião ao primeiro-ministro, no sentido de alertar António Costa para o agravamento da qualidade dos cuidados de saúde prestados pelo Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém, que serve 98 mil habitantes. De acordo com a CIMAL, o sub-financiamento do HLA, "cuja capitação define uma transferência de verbas insuficientes e proporcionalmente muito inferiores à esmagadora maioria das restantes unidades hospitalares, repercute-se não apenas ao nível da gestão, mas também na capacidade de atracção de recursos humanos, em especial médicos e enfermeiros, e na fixação de especialistas".
"A situação de fragilidade do HLA e da Unidade Local de Saúde, que engloba os centros e as extensões de Saúde de todo o Alentejo Litoral, tem vindo a degradar-se, podendo, a curto-prazo, comprometer ainda mais a prestação dos serviços à população", acrescenta a CIMAL.
Os autarcas lembram ainda que "ao longo dos últimos anos" têm desenvolvido "um conjunto de diligências com o objectivo de reverter esta situação e garantir a qualidade da prestação de cuidados primários e hospitalares na sub-região", aguardando igualmente nova audiência com o ministro da Saúde, solicitada em Outubro.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
12h28 - domingo, 05/04/2020
Alentejo regista
82 casos positivos
de Covid-19
O Alentejo registava um total de 82 casos positivos do coronavírus Covid-19 até à meia-noite deste sábado, 4 de Abril, adiantou já hoje a Direcção Geral da Saúde (DGS).
08h00 - domingo, 05/04/2020
"Vivemos um estado
de crise no Brasil"
Nuno Seno, natural de Aljustrel, dirige uma empresa ligada à área da energia em Fortaleza, no Brasil, e conta ao "CA", em discurso directo, como está o "gigante" da América do Sul a lidar com a pandemia da Covid-19.
08h00 - domingo, 05/04/2020
Bolsa de Voluntariado
criada no distrito
A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), o Centro Humanitário de Beja da Cruz Vermelha Portuguesa e o Centro Distrital de Beja da Segurança Social criaram recentemente a Bolsa de Voluntariado do Baixo Alentejo.
08h00 - domingo, 05/04/2020
CM Castro Verde distribui
viseiras por instituições locais
A Câmara de Castro Verde entregou nos últimos dias mais de uma centena de viseiras a isntituições sociais e forças de segurança do concelho, no sentido de reforçar a prevenção face à pandemia de Covid-19 que afecta Portugal.
12h25 - sábado, 04/04/2020
Alentejo regista
63 casos positivos
de Covid-19
Até à meia-noite desta sexta-feira, 3, o Alentejo registou 63 casos positivos de Covid-19 e nenhum óbito, adianta o relatório de situação diário publicado pela Direcção Geral da Saúde (DGS).

Data: 03/04/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial