00h00 - sábado, 16/12/2017

ACOS e CEBAL
finalistas de prémio

ACOS e CEBAL finalistas de prémio

Um projecto da ACOS-Agricultores do Sul e outro do CEBAL estiveram entre os finalistas dos prémios "Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola", que visam premiar casos de sucesso a nível nacional nas áreas da agricultura, agro-indústria e floresta.
A COS viu ser nomeado o projecto "GEN-RES Alentejo", que tem como parceiros o CEBAL, a Universidade de Évora e o INIAV e tem como objectivo o "desenvolvimento de ferramentas genéticas que permitam apoiar os criadores de ovinos na selecção de animais resistentes a parasitoses e à peeira".
Já o CEBAL teve nomeado o projecto " CistusRumen", que pretende o desenvolvimento "de estratégias alimentares recorrendo à utilização de esteva e taninos condensados de esteva". O objectivo é "melhorar a saúde e bem-estar dos animais e a qualidade dos produtos (carne e leite) em ovinos e caprinos".
Fonte das duas entidades adianta ao "CA" que o reconhecimento obtido no âmbito deste concurso "é um estímulo para as equipas dos projectos continuarem a apostar em projectos de investigação e desenvolvimento com relevância para o território".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - domingo, 24/03/2019
Confraria do Porco Alentejano
serve para "mobilizar vontades"
Defender e afirmar a fileira do porco alentejano e os seus produtos são os objectivos que "guiam" a Confraria Gastronómica do Porco Alentejano, que trabalha em parceria com a Câmara de Ourique e a Associação de Criadores do Porco Alentejano no sentido de promover o elevado potencial dos produtos do porco alentejano "como base de uma oferta gastronómica diferenciadora, entre o tradicional e a inovação".
07h00 - sexta, 22/03/2019
Presidente da CM Ourique: "Fileira contribui muito
para a economia local"
No dia em que arranca mais uma edição da Feira do Porco Alentejano, o presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, reconhece em entrevista ao "CA" a importância do sector para a economia do concelho.
07h00 - sexta, 22/03/2019
Porco Alentejano é "rei" em Ourique no fim-de-semana
Neste fim-de-semana todos os caminhos vão dar a Ourique! Seja pelos sabores alentejanos, pelos stands de artesanato e outros produtos ou pela animação musical, serão milhares os visitantes que vão passar pela vila entre esta sexta-feira e domingo, 22 a 24 de Março, e participar em mais uma edição da Feira do Porco Alentejano.
07h00 - quinta, 21/03/2019
Deputado do PS defende agricultura alentejana na UE
O deputado do PS eleito por Beja defende a necessidade de haver respostas para os pequenos agricultores e para os territórios de baixa densidade, como o Baixo Alentejo, onde culturas e produções de pequena escala para o contexto europeu são de grande relevância local.
07h00 - quinta, 21/03/2019
Fórum Social na vila de Mértola
O cine-teatro Marques Duque, em Mértola, recebe nesta quinta-feira, 21, o Fórum Social do concelho, que juntará os parceiros da rede social e profissionais da área e dará a conhecer várias experiências de outras regiões do país na área.

Data: 22/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial