07h00 - terça, 09/01/2018

Câmara de Mértola
recebe prémio do ICNF

Câmara de Mértola recebe prémio do ICNF

A Câmara de Mértola foi distinguida com uma menção honrosa nos prémios "ICNF 2017/ Uma Ideia Natural", entregues na passada semana, devido ao apoio ao projecto "Francelho de Mértola".
De acordo com a autarquia, o projecto visa a manutenção e/ou acréscimo da população de Peneireiros-das-torres (falco naumani) na vila de Mértola, onde reside a única colónia urbana nacional desta espécie de falcão considerada "vulnerável" a nível global e nacional.
Segundo dados do Parque Natural Vale do Guadiana (PNVG), em 2001 existiam 68 casais de Peneireiros-das-torres na vila de Mértola, número que caiu acentuadamente ao longo dos anos. Em 2017 eram apenas 39 casais, "o que significa um decréscimo de quase 43% na população", em grande parte devido à "perda de habitat de alimentação e de habitat de nidificação".
Nesse sentido, a Câmara Municipal de Mértola tem vindo a apoiar as actividades de conservação levadas a cabo pela equipa do PNVG, "nomeadamente através da oferta de caixas ninho", num projecto que terá continuidade.
"A população urbana de Peneireiro-das-torres da vila de Mértola carece desta atenção especial, sendo entendida pela autarquia como símbolo da resiliência de uma vila do interior do Alentejo, despovoado e envelhecido que resiste à ameaça da desertificação e vê no seu património cultural e natural o caminho para a sustentabilidade futura", sublinha a Câmara Municipal em comunicado.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 19/10/2018
Câmara de Beja vence
prémio de voluntariado
A Câmara Municipal de Beja venceu o prémio "Boas Práticas de Voluntariado", atribuído pela Delegação Regional do Alentejo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
07h00 - sexta, 19/10/2018
Mértola apresenta filme
"Guadiana Selvagem"
A Câmara de Mértola promove nesta sexta-feira, 19, no cine-teatro Marques Duque, a apresentação ao público do documentário "Guadiana Selvagem", realizado por Daniel Pinheiro no Parque Natura do Vale do Guadiana.
07h00 - quinta, 18/10/2018
Turma de Beja
sem sete professores
Os 26 alunos de uma turma do sétimo ano da Escola Básica de Santa Maria, em Beja, estão sem professor em sete das 15 disciplinas que constituem a sua matriz curricular desde o início do presente ano lectivo, devido à inexistência de docentes colocados.
07h00 - quinta, 18/10/2018
OP de Odemira com 20
projectos pré-aprovados
A Câmara de Odemira já concluiu a fase de análise técnica das propostas apresentadas para o "Orçamento Participativo 2018" (OP), tendo sido aprovados provisoriamente um total de 20 projectos.
07h01 - quarta, 17/10/2018
PSP chega a todo
o distrito de Beja
Proporcionar um atendimento regular nos concelhos que não dispõem de estruturas fixas da PSP é o grande objectivo do projecto que esta força de segurança e a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) começaram a dinamizar no início deste mês de Outubro.

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial