07h00 - quarta, 02/05/2018

Olival e amendoal
são culturas rentáveis

Olival e amendoal são culturas rentáveis

Observador atento da realidade agrícola do Alentejo, o presidente da ACOS-Agricultores do Sul considera que o regadio "tem perspectivas de futuro", ao passo que o sequeiro "está igual ao que era há muitos anos atrás".
De acordo com Rui Garrido, verifica-se uma tendência de preços "muito baixos" nas principais culturas anuais, o que leva os agricultores a fazerem "outro tipo de culturas".
"Os sectores do azeite e da amêndoa, continuam de boa saúde financeira (na nossa região, estão plantados seis a sete mil hectares de amendoal). Portanto, o agricultor é levado a fazer este tipo de culturas permanentes – também se têm feito algumas nogueiras e outras fruteiras - em detrimento das culturas anuais", nota o presidente da ACOS.
Rui Garrido sublinha ainda que dentro da pecuária "há uma fileira que se tem mantido estável nos últimos anos e que está relacionada com o porco alentejano". "Já os bovinos e os ovinos mantêm-se aos preços que tinham aqui há muitos anos atrás", acrescenta, concluindo que para uma exploração pecuária ser rentável no Alentejo "tem que ser extensiva, ter dimensão".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
13h24 - quarta, 17/04/2019
Distrito de Beja: já falta combustível em 49 postos
São já 49 os postos de abastecimento de combustível no distrito de Beja onde falta gasóleo ou gasolina, na sequência da greve dos motoristas de transportes de matérias perigosas, iniciada na segunda-feira, 15.
07h00 - terça, 16/04/2019
ESAN tem quatro licenças
de prospecção no Alentejo
Com mais de 40 anos de história e "raízes" na indústria cerâmica, a empresa turca da ESAN Eczacibasi entrou no mercado dos minerais metálicos em 2009 e está em Portugal desde 2016.
07h00 - sexta, 12/04/2019
Turcos procuram minério junto a Neves-Corvo
Os turcos da ESAN Eczacibasi contam avançar em breve com os trabalhos de prospecção mineira numa área denominada "Rosário", que fica no alinhamento da área de Neves-Corvo, em plena Faixa Piritosa Ibérica.
07h00 - terça, 09/04/2019
Vale de Atum (Beja) já tem plano de pormenor
Já foi publicado em Diário da República o plano de pormenor de Vale de Atum, na cidade de Beja, área que se localiza junto ao IP2, entre a rotunda de Aljustrel e a rotunda sul, próxima do Regimento de Infantaria 1.
07h00 - sexta, 05/04/2019
Vinhos do Alentejo
mostram-se em Lisboa
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) promove nesta sexta-feira e sábado, 5 e 6 de Abril, a 11ª edição do evento "Vinhos do Alentejo em Lisboa", que vai decorrer no Centro Cultural de Belém.

Data: 19/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial