07h00 - terça, 15/05/2018

Violência doméstica
aumenta no distrito

Violência doméstica aumenta no distrito

O Relatório Anual de Segurança Interna de 2017 revela que o distrito de Beja registou no último ano um aumento de 4,5% nas situações de violência doméstica apresentadas às forças de segurança. Ainda assim, Beja continua a ser um dos dois distritos do país que regista a menor taxa de incidência de situações apresentadas às autoridades.
"Isto não significa que as situações não existam, muito pelo contrário! Significa que ainda estamos, no nosso território, numa fase em que o trabalho precisa incidir muito na 'desocultação' do fenómeno. É necessário investir ainda muito na sensibilização, mostrar às pessoas o que é violência doméstica (que não é apenas violência física) e que existem serviços com recursos disponíveis para apoiar estas situações e contribuir para a eliminação da violência", observa Marina Brito.
Para confirmar este quadro, a coordenadora do Gabinete VERA da Esdime, que dá resposta nesta área nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique, revela que este serviço recebeu no primeiro trimestre de 2018 um número de queixas que representa 43% das novas situações registadas em todo o ano de 2017.
"Estes números poderiam sugerir um aumento do número de situações. Contudo, mais uma vez, consideramos que passa pelo facto de a resposta estar agora neste território mais divulgada e por isso existir uma maior procura, quer por parte da comunidade quer dos serviços que encaminham situações", justifica.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - domingo, 21/10/2018
Resialentejo promove
igualdade de género
A empresa intermunicipal Resialentejo adjudicou a uma empresa da região a elaboração do Plano para a Igualdade, para ir de encontro à Lei 62/2017, que prevê a representação equilibrada de mulheres e homens na administração de empresas públicas ou cotadas em bolsa.
07h00 - domingo, 21/10/2018
Líder do BE na
Feira de Castro
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, vai estar neste domingo, 21 de Outubro, em Castro Verde, onde reunirá com os militantes locais e irá visitar a tradicional Feira de Castro, que se realiza neste fim-de-semana.
07h00 - sexta, 19/10/2018
Câmara de Beja vence
prémio de voluntariado
A Câmara Municipal de Beja venceu o prémio "Boas Práticas de Voluntariado", atribuído pela Delegação Regional do Alentejo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
07h00 - sexta, 19/10/2018
Mértola apresenta filme
"Guadiana Selvagem"
A Câmara de Mértola promove nesta sexta-feira, 19, no cine-teatro Marques Duque, a apresentação ao público do documentário "Guadiana Selvagem", realizado por Daniel Pinheiro no Parque Natura do Vale do Guadiana.
07h00 - quinta, 18/10/2018
Turma de Beja
sem sete professores
Os 26 alunos de uma turma do sétimo ano da Escola Básica de Santa Maria, em Beja, estão sem professor em sete das 15 disciplinas que constituem a sua matriz curricular desde o início do presente ano lectivo, devido à inexistência de docentes colocados.

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial