07h00 - quarta, 20/06/2018

ANAFRE reuniu com
autarcas do litoral

ANAFRE reuniu com autarcas do litoral

O provável encerramento da agência da Caixa Geral de Depósitos em Colos, no concelho de Odemira, vai ser discutido na próxima reunião do conselho directivo da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), que se realiza na sexta-feira, 22.
A garantia é dada pelo coordenador da Delegação de Beja da associação, Vitor Morais Besugo, que juntamente, com o vice-coordenador António Barros, esteve na passada sexta-feira, 15, em Vila Nova de Milfontes, onde reuniram com os presidentes de junta de freguesia do distrito que têm costa maritima: Francisco Lampreia (de Vila Nova de Milfontes), Dário Guerreiro (São Teotónio) e Glória Pacheco (Longueira/ Almograve).
Durante o encontro os autarcas manifestaram a sua preocupação face ao provável encerramento do balcão da Caixa em Colos, que deixará quatro freguesias do concelho de Odemira "sem qualquer agência bancária".
"Tendo a Caixa Geral de Depósitos estatuto de banco público, não pode jamais abdicar da sua missão de garantir um serviço público de proximidade", sublinha em tom crítico o coordenador da ANAFRE.
A perspectiva da prospecção petrolífera na costa portuguesa, no âmbito do projecto do consórcio ENI/GALP esteve também em discussão, tendo os autarcas presentes sublinhado que as populações "não compreendem" a decisão da Agência Portuguesa do Ambiente de não considerar as suas contribuições apresentadas no processo de consulta pública, "bem como a opção do Governo em insistir no caminho das energias fósseis numa região internacionalmente reconhecida pela singularidade dos seus valores naturais".
No final do encontro, Vítor Morais Besugo garantiu estar "solidário com estas polulações" e prometeu "estar ao seu lado em futuras iniciativas que contribuam para esclarecer e repudiar estas iniciativas". "Além disso, estes temas serão levados na próxima sexta-feira, 22, à reunião do conselho directivo da ANAFRE", acrescenta.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 21/02/2019
EMAS Beja
melhora gestão de
águas residuais
Colocar a cidade de Beja "como uma referência" ao nível do tratamento de águas residuais urbanas é o grande objectivo da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja, que vai implementar em 2019 um plano operacional estratégico para alcançar "uma melhoria significativa" na gestão das redes de águas residuais do concelho.
07h00 - quinta, 21/02/2019
PS de Beja elogia
passagem do Museu
Regional para a DRCA
A Concelhia de Beja do PS elogia a transferência do Museu Regional para a tutela da Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), considerando que esta "potenciará Beja e o seu património junto de um público muito mais alargado".
07h00 - quinta, 21/02/2019
Dois linces-ibéricos
libertados no
concelho de Mértola
A Herdade da Bombeira, no concelho de Mértola, recebe nesta quinta-feira, 21, a libertação de mais dois linces-Ibéricos, um macho e uma fêmea com 11 meses de idade, oriundos do Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro de Silves e do Centro La Granilla, em Espanha.
07h00 - quarta, 20/02/2019
Orquestra Clássica
nasce em Almodôvar
A manhã do passado sábado, 2 de Fevereiro, marcou o arranque do novo (e ambicioso) projecto da Almovimento-Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Almodôvar: a Orquestra Clássica.
07h00 - quarta, 20/02/2019
Prisão preventiva para autores
de furto detidos em Ferreira
O Tribunal de Ferreira do Alentejo aplicou nesta segunda-feira, 18, a medida de coacção de prisão preventiva para os dois homens, de 19 e 29 anos, detidos no fim-de-semana pela GNR em Ferreira do Alentejo pelo crime de furto.

Data: 08/02/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial