00h00 - sexta, 22/06/2018

Cante, fado e petiscos
"enchem" ruas de Beja

Cante, fado e petiscos "enchem" ruas de Beja

A cidade de Beja recebe neste fim-de-semana, 22 a 24 de Junho, a primeira edição do Festival B, a nova aposta cultural da autarquia que concilia o cante alentejano com o fado e os petiscos.
"São três faces de um mesmo festival, de uma mesma necessidade ancestral, de alimentar a alma e o corpo", revela a organização do evento, que pretende, acima de tudo, "celebrar a ligação intemporal da cidade de Beja e da região com essas três dimensões da existência e realização humanas".
O Festival B tem direcção artística de Paulo Ribeiro e depois de um vasto trabalho de ensaios e pequenas apresentações em diversos pontos do concelho arranca oficialmente na próxima sexta-feira, 22 de Junho.
Contará com quatro palcos espalhados por vários pontos da cidade, do museu da rua do Sembrano ao "hospital velho", passando pelo Museu Regional e pela Praça da República (onde também estará uma zona de restauração), e todos os concertos serão ao ar livre, com entrada gratuita e nunca em simultâneo.
O primeiro dia de espectáculos, na sexta-feira, 22, arranca às 17h00 com o espectáculo "Cante nas Escolas" no Museu Regional. O mesmo palco receberá ainda os concertos dos "Alentejo Cantado" (19h00) e de Marco Rodrigues & Cantadores de Beringel (23h00). Pelo palco do museu da Rua do Sembrano vão passar o concerto "Cante & Fado" (17h45) e o espectáculo "Fados do Sul", com Ana Rato, Ana tareco, Daniela Santos e Francisco Aires (21h00). Já na Praça da República actuam Paulo Colaço & Mocinhos em Cante (19h00) e Cuca Roseta & Os Vocalistas (00h15), enquanto no "hospital velho" vão cantar Os Improváveis – Beca Beca (21h45).
O espectáculo "Cante & Fado", pelas 17h00, marca o início das "hostilidades" no sábado, 23, seguindo-se os Cantadores do Desassossego às 18h15 na Praça da República. "Fados do Sul", com Mafalda Vasques, Sandra Reis, Carlos Filipe e António Cláudio são a proposta para o palco do "hospital velho" pelas 19h00, sendo que às 21h00 actuam no Museu Regional os Camponeses de Pias & Paulo Ribeiro. Os Improváveis – Beca Beca apresentam-se às 21h45 no "hospital velho", terminando a noite com dois grandes concertos: de Nancy Vieira & António Caixeiro às 23h00 na Praça da República, e de Ricardo Ribeiro & Os Ganhões de Castro Verde às 00h15 no Museu Regional.
A primeira edição do Festival B termina no domingo, 24 de Junho, dia em que o programa começa às 17h00 com o concerto de Celina da Piedade & Douradas Espigas de Albernoa, no Museu Regional. Por lá irão ainda actuar os Monda, acompanhados pelo Gospel Collective (22h15) e Kátia Guerreiro & Bafos de Baco, no espectáculo que encerrará o evento (23h30).
Neste último dia terão também lugar os concertos de Moços da Aldêa, Valas & Fernando Pardal (18h15 na Praça da República), de Daniela Helena (19h30 na rua do Sembrano), e d'Os Improváveis – Beca Beca (21h00 no "hospital velho").


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 19/09/2018
Câmara de Aljustrel
vai ampliar Centro Escolar
A Câmara de Aljustrel vai ampliar o Centro Escolar Vipasca, no sentido de dotar o equipamento de mais salas de aula para o pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico, a par de novos espaços para as actividades extra-curriculares e do Centro de Animação Infantil Municipal e de uma nova sala polivalente que sirva todo o Agrupamento.
07h00 - quarta, 19/09/2018
CM Castro Verde apoia
passeios de reformados
A Câmara de Castro Verde vai apoiar os passeios anuais de reformados do concelho que irão realizar-se nas diferentes freguesias nas próximas semanas e que terão como destino vários locais no país.
07h00 - terça, 18/09/2018
Protocolo entre
Câmara de Aljustrel
e Associação Dignitude
A Câmara de Aljustrel e a Associação Dignitude assinaram nesta segunda-feira, 17, um protocolo de colaboração tendo em vista a concretização do programa ABEM-Rede Solidária do Medicamento no concelho.
07h00 - terça, 18/09/2018
EMAS Beja alcança
os melhores resultados
dos últimos 10 anos
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja faz um balançao "extremamente positivo" dos trabalhos da intervenção global de substituição de ramais que decorre por todo o concelho de Beja desde o início de 2018.
07h00 - terça, 18/09/2018
Vestígios arqueológicos
encontrados em Ourique
As obras de requalificação do centro histórico de Ourique, promovidas pela autarquia local, revelaram um conjunto de importantes testemunhos patrimoniais reveladores da história da vila, da população e dos seus hábitos comunitários de outros tempos.

Data: 14/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial