07h00 - quinta, 12/07/2018

Odemira recebe
colóquio de educação

Odemira recebe colóquio de educação

A flexibilização de currículos, aberta a todos os agrupamentos de escolas a partir do próximo ano lectivo de 2018-2019, estará no centro do debate agendado para esta quinta-feira, 12 de Julho, em Odemira. O Colóquio Anual de Educação subordinado ao tema "Flexibilização Curricular" é promovido pela Câmara de Odemira e vai decorrer ao longo de todo o dia.
Dirigido à comunidade educativa, desde docentes, não docentes, pais e encarregados de educação e a todos os profissionais da área da Educação, o debate arranca às 9h30 no cine-teatro Camacho Costa, sendo que a sessão de abertura vai estar a cargo do presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro.
Segue-se a apresentação do novo enquadramento legislativo, por Nádia Ferreira (da Direcção-Geral de Educação), e a conferência "Flexibilização Curricular", por Sofia Ramalho (da Ordem dos Psicólogos Portugueses).
Ainda durante a manhã serão apresentados três exemplos de "boas práticas" nesta área pelos responsáveis da Escola da Boa Água (jardim-de-infância e primeiro ciclo), do Agrupamento Escolas de Estarreja (segundo e terceiro ciclo) e da Escola Maria Amália Vaz de Carvalho (ensino secundário). A moderação estará a cargo de Telma Guerreiro, vereadora com o pelouro da Educação na Câmara de Odemira.
De tarde, a partir das 14h00, o debate é "transferido" para a escola do primeiro ciclo de Odemira, onde serão dinamizadas oficinas práticas dedicadas ao tema "Como implementar a flexibilização curricular na minha escola?", com momentos de discussão prática em grupos com os oradores. A sessão de encerramento está agendada para as 16h30.
O Colóquio Anual de Educação é dinamizado no âmbito do projecto municipal ODETE/Odemira Território Educativo, que pretende afirmar Odemira "como um território de excelência no ensino, com vista à prevenção do abandono escolar precoce, à melhoria do sucesso escolar e dos indicadores de qualificação e formação da população".
O programa visa ainda a "definição de políticas educativas concertadas e coerentes face às características do concelho, numa lógica de construção participada e com envolvimento de toda a comunidade educativa".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sábado, 22/09/2018
Associação ambiental
nasce na aldeia de Fortes
Contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população local é o objectivo da recém-criada Associação Ambiental de Amigos das Fortes (AAAF), aldeia no concelho de Ferreira do Alentejo.
07h00 - quinta, 20/09/2018
Mértola quer construir
CAO para deficientes
A Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia de Mértola pretendem avançar, em parceria, com a construção de um Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) para a área da deficiência.
07h00 - quinta, 20/09/2018
Detido por tráfico de
droga em Almodôvar
A GNR de Almodôvar, através do seu Núcleo de Investigação Criminal, deteve na terça-feira, 18 de Setembro, um homem de 50 anos por suspeitas da prática do tráfico de estupefacientes naquela localidade.
07h00 - quarta, 19/09/2018
Câmara de Aljustrel
vai ampliar Centro Escolar
A Câmara de Aljustrel vai ampliar o Centro Escolar Vipasca, no sentido de dotar o equipamento de mais salas de aula para o pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico, a par de novos espaços para as actividades extra-curriculares e do Centro de Animação Infantil Municipal e de uma nova sala polivalente que sirva todo o Agrupamento.
07h00 - quarta, 19/09/2018
CM Castro Verde apoia
passeios de reformados
A Câmara de Castro Verde vai apoiar os passeios anuais de reformados do concelho que irão realizar-se nas diferentes freguesias nas próximas semanas e que terão como destino vários locais no país.

Data: 14/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial