07h00 - terça, 17/07/2018

Columbófilo de Entradas
ganha título distrital

Columbófilo de Entradas ganha título distrital

Paulo Bárbara, columbófilo de Entradas, no concelho de Castro Verde, garantiu pela terceira vez o título distrital na Geral (categoria que soma os resultados obtidos nas vertentes de Velocidade, Meio-Fundo e Fundo), vencendo a Zona Sul em 2018.
"Como em todas as modalidades, a gente trabalha sempre para ganhar. E eu trabalho sempre para ser campeão em todas as categorias", explica ao "CA" o columbófilo de 52 anos, orgulhoso das suas conquistas. "Às vezes torna-se difícil, pois jogar o bom a todas as provas torna-se complicado. Mas eu gosto de ganhar em todas", acrescenta a sorrir Paulo Bárbara, que concorre pela Sociedade Columbófila Asas Verdes, de Castro Verde, e que soma já três títulos distritais na Geral: dois em nome próprio e mais um pela Dupla de Entradas.
O tempo agora é de descompressão, sem o rigor dos horários e com treinos mais livres, mas Paulo Bárbara já pensa em novas conquistas na temporada de 2019. "Quero ganhar tudo: Velocidade, Meio-Fundo, Fundo e Geral", anuncia.
Antes haverá ainda a Exposição Distrital, que depois permite o acesso à Exposição Nacional. "Sou capaz de ter dois ou três pombos capazes de irem à Exposição Nacional. O ano passado tive uma [pomba] em Fundo, que ficou em terceiro lugar no distrito e em sexto a nível nacional. Este ano essa mesma fêmea é capaz de subir, porque tem umas boas classificações de fundo outra vez", afiança o columbófilo entradense, reconhecendo que ganhar a Exposição Nacional "é um bocadinho mais complicado".
"Mas já estive perto disso e tive azar. Tinha uma fêmea que tinha coeficiente para ser campeã nacional, mas perdi-a. É assim a vida", lamenta.
Os pombos e a columbofilia sempre foram uma paixão para Paulo Bárbara. Tanto que mesmo quando estava emigrado na Suíça já sonhava com o regresso a Portugal, consumado em 2005, para… poder voltar a competir!
"Pensei sempre que havia de voltar para Portugal para ser campeão nos pombos. E consegui! Em Entradas nunca ninguém tinha conseguido ser campeão da Geral e já se concorre aqui há cerca de 30 anos. E eu fui o único entradense que conseguiu bater os homens do [resto do] distrito", nota com orgulho.
Mas porquê este gosto pela columbofilia? "É inexplicável, nasce com a gente", responde de pronto Paulo Bárbara, cuja paixão o faz trabalhar todos os dias com a sua colónia de cerca de 200 pombos.
"São tratados de manhã e depois à tarde. É preciso muito trabalho, muita dedicação, muitas horas de esforço… Mas faço isto com gosto e quanto mais luta há, mais vontade tenho de trabalhar", remata.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 19/10/2018
Governo apoia projecto do zinco da Somincor
O Governo já aprovou a minuta do contrato fiscal de investimento a celebrar entre o Estado e a Somincor, proprietária das minas de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, no âmbito do projecto da empresa para a expansão da produção de zinco, avaliado em 256 milhões de euros.
07h00 - quinta, 18/10/2018
Resialentejo aprova
orçamento de 2019
A empresa intermunicipal Resialentejo aprovou no final da passada semana, em Assembleia Geral, o seu Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para o próximo ano de 2019, que prevê uma despesa de 4,8 milhões de euros e uma receita de cinco milhões.
07h00 - sexta, 12/10/2018
CM Mértola com bom
desempenho financeiro
A Câmara de Mértola surge no 18º lugar no ranking global dos municípios de pequena dimensão no "Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2017", elaborado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.
07h00 - sexta, 28/09/2018
Fábrica das Fortes investe
1,2 milhões para reabrir
A empresa AZPO-Azeites de Portugal já investiu cerca de 1,2 milhões de euros na sua unidade industrial de Fortes, no concelho de Ferreira do Alentejo, no sentido de reabrir a tempo da nova campanha olivícola.
07h00 - terça, 25/09/2018
ACOS faz balanço
positivo de novo serviço
A ACOS-Associação de Agricultores do Sul faz um balanço positivo do primeiro ano de funcionamento do seu novo Serviço Comercial de Ovinos, que garantiu a comercialização para fora do país de mais de nove mil animais.

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial