07h00 - sexta, 03/08/2018

ULSBA vai ter equipa
de apoio psico-social

ULSBA vai ter equipa de apoio psico-social

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) vai criar uma equipa de apoio psico-social para reforçar o apoio proporcionado a pessoas em fim de vida no âmbito das equipas de cuidados paliativos.
O projecto é dinamizado ao abrigo do Programa Humaniza, o Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas da Fundação "La Caixa" em Portugal, que prevê a criação de 10 equipas de apoio psico-social em diferentes regiões do país, incluindo o Baixo Alentejo.
Fonte oficial da fundação ligada ao banco espanhol, o programa "será executado em estreita colaboração com o Ministério da Saúde" e visa complementar "a acção dos serviços públicos de saúde, centrando-se no apoio integral prestado a pessoas com doenças avançadas e às suas famílias".
Nesse sentido, as novas equipas de apoio psico-social, entre as quais a da ULSBA, serão constituídas "por profissionais com formação e experiência para prestar apoio psico-social e espiritual em situações de doença avançada, com vista a melhorar os aspectos emocionais (ansiedade, tristeza, mal-estar emocional, adaptação ao estado de doença), favorecendo o bem-estar dos doentes e seus familiares".
"Esta iniciativa vem assim reforçar o cuidado integral realizado pelas equipas de cuidados paliativos tendo em conta tanto o apoio psicológico e emocional, social e espiritual ao doente e aos seus familiares, como o apoio no luto e a profissionais de cuidados paliativos, além do acompanhamento por parte de voluntários", acrescenta a Fundação "La Caixa" em comunicado.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h01 - sexta, 14/12/2018
Emigrantes ingleses em
Ourique discutiram "Brexit"
A anunciada (mas por confirmar) saída do Reino Unido da União Europeia, conhecida como "Brexit", esteve no centro das atenções de uma reunião realizada nesta quarta-feira, 12, em Ourique entre emigrantes ingleses radicados no concelho e diplomatas britânicos.
07h00 - quinta, 13/12/2018
Fórum de Natal
em Castro Verde
Venda de artesanato e produtos locais, uma feira do livro, música e actividades para os mais novos são os destaques do "Fórum de Natal", iniciativa que a Câmara de Castro Verde promove entre esta quinta-feira e domingo, 13 a 16 de Dezembro.
07h00 - quinta, 13/12/2018
Misericórdia de Messejana
avança com requalificação do lar
A Santa Casa da Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção, de Messejana (concelho de Aljustrel), vai avançar com obras de requalificação e ampliação do seu lar de idosos.
07h00 - quinta, 13/12/2018
Serviço payshop
na Junta de Mértola
A Junta de Freguesia de Mértola e a Payshop/ CTT assinaram um protocolo para disponibilizar a todos os habitantes da freguesia um novo serviço que permite efectuar pagamentos de forma mais fácil.
07h00 - quarta, 12/12/2018
Quatro escolas região
na "Missão Continente"
Quatro escolas básicas do primeiro ciclo do distrito de Beja vão participar na terceira edição da iniciativa "Escola Missão Continente", que visa apoiar as escolas na sensibilização para uma alimentação saudável e um consumo consciente.

Data: 07/12/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial