07h00 - sexta, 03/08/2018

ULSBA vai ter equipa
de apoio psico-social

ULSBA vai ter equipa de apoio psico-social

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) vai criar uma equipa de apoio psico-social para reforçar o apoio proporcionado a pessoas em fim de vida no âmbito das equipas de cuidados paliativos.
O projecto é dinamizado ao abrigo do Programa Humaniza, o Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas da Fundação "La Caixa" em Portugal, que prevê a criação de 10 equipas de apoio psico-social em diferentes regiões do país, incluindo o Baixo Alentejo.
Fonte oficial da fundação ligada ao banco espanhol, o programa "será executado em estreita colaboração com o Ministério da Saúde" e visa complementar "a acção dos serviços públicos de saúde, centrando-se no apoio integral prestado a pessoas com doenças avançadas e às suas famílias".
Nesse sentido, as novas equipas de apoio psico-social, entre as quais a da ULSBA, serão constituídas "por profissionais com formação e experiência para prestar apoio psico-social e espiritual em situações de doença avançada, com vista a melhorar os aspectos emocionais (ansiedade, tristeza, mal-estar emocional, adaptação ao estado de doença), favorecendo o bem-estar dos doentes e seus familiares".
"Esta iniciativa vem assim reforçar o cuidado integral realizado pelas equipas de cuidados paliativos tendo em conta tanto o apoio psicológico e emocional, social e espiritual ao doente e aos seus familiares, como o apoio no luto e a profissionais de cuidados paliativos, além do acompanhamento por parte de voluntários", acrescenta a Fundação "La Caixa" em comunicado.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 15/10/2018
Obras para minimizar
poeiras em Aljustrel
A Almina–Minas do Alentejo, proprietária das minas de Aljustrel, vai avançar com novas medidas de minimização da dispersão de poeiras, nomeadamente na zona da britagem de superfície e da lavaria na sua área industrial, localizada a oeste da "vila mineira".
07h00 - segunda, 15/10/2018
Aljustrel: Saúde sem registo de alterações
O presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo garante que não se têm verificado "alterações nem aumento da procura" dos serviços de Saúde por parte da população de Aljustrel nas patologias que podem ser ligadas à questão da qualidade do ar.
07h00 - segunda, 15/10/2018
Assembleia Municipal de Aljustrel aprova medidas sobre qualidade do ar
A qualidade do ar em Aljustrel foi debatida numa sessão extraordinária da Assembleia Municipal local realizada a 29 de Setembro, que juntou quase 300 pessoas no salão dos Bombeiros Voluntários locais.
07h00 - segunda, 15/10/2018
Ourique na candidatura
do montado à Unesco
Os Paços do Concelho de Ourique receberam no final da passada semana uma reunião de trabalho da candidatura do montado a Património da Humanidade da Unesco, promovida pela Turismo do Alentejo e na qual a Câmara de Ourique é parceira activa.
07h00 - segunda, 15/10/2018
ANAFRE Beja
reuniu na Vidigueira
A direcção da delegação distrital de Beja da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) promoveu no final da passada semana, na sede da Junta de Freguesia de Visigueira, uma reunião de coordenação.

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial