07h00 - terça, 07/08/2018

Deputado do PS exige
medidas à empresa CP

Deputado do PS exige medidas à empresa CP

Depois de uma avaria ter deixado, no último fim-de-semana, cerca de 40 passageiros às escuras dentro do comboio perto da Vila Nova da Baronia, o deputado do PS eleito por Beja enviou ao presidente da administração da CP uma carta a exigir medidas para evitar novas situações do género.
Na carta enviada nesta segunda-feira, 6, com conhecimento ao ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro do Carmo diz não ser "aceitável que não existam planos de emergência a serem activados [pela CP] em situação de avaria", criticando ainda que "no quadro de funcionamento da linha ferroviária do Alentejo e no actual contexto de alertas meteorológicos não existam uma especial atenção para que as condições de permanência na estação de Casa Branca tenham o mínimo de condições de acesso a meios de hidratação".
O deputado socialista lembra que "até 2015 não foram previstas verbas no Portugal 2020 para a requalificação da linha férrea do Alentejo ou para o lançamento de um concurso para a aquisição de material circulante que reponham os padrões mínimos de qualidade e de respeito pela dignidade dos passageiros que devem caracterizar o serviço público de transportes rodoviários", acrescentando "que, por sucessivos desinvestimentos e inacções, a CP está a viver uma situação de emergência".
"E a emergência exige que se minorem os riscos e se salvaguardem as vidas humanas e os padrões mínimos de respeito pela sua dignidade", continua Pedro do Carmo, exigindo à CP a adopção de medidas que "assegurem a existência de apoio aos utentes sempre que se verifiquem situações como a ocorrida a 5 de Agosto, em que sob um calor de mais de 40 graus, não houve água, luz e muitos tiveram que se deslocar a pé, com crianças pela via".
Pedro do Carmo quer ainda que a CP reforçe "as condições de conforto mínimo dos utentes nas composições e na estação de Casa Branca, quer nas condições climatéricas quer no acesso a meio de hidratação, fundamentais perante o contexto de Verão ou das elevadas temperaturas", além de acelerar "os procedimentos para o lançamento do concurso internacional para a aquisição de material circulante para a Linha do Alentejo" e os procedimentos "para a realização dos estudos que permitam a integração dos investimentos na Linha Férrea do Alentejo nas próximas negociações com Bruxelas, no quadro da reprogramação do Portugal 2020 ou no pós-2020".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h01 - sexta, 14/12/2018
Emigrantes ingleses em
Ourique discutiram "Brexit"
A anunciada (mas por confirmar) saída do Reino Unido da União Europeia, conhecida como "Brexit", esteve no centro das atenções de uma reunião realizada nesta quarta-feira, 12, em Ourique entre emigrantes ingleses radicados no concelho e diplomatas britânicos.
07h00 - quinta, 13/12/2018
Fórum de Natal
em Castro Verde
Venda de artesanato e produtos locais, uma feira do livro, música e actividades para os mais novos são os destaques do "Fórum de Natal", iniciativa que a Câmara de Castro Verde promove entre esta quinta-feira e domingo, 13 a 16 de Dezembro.
07h00 - quinta, 13/12/2018
Misericórdia de Messejana
avança com requalificação do lar
A Santa Casa da Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção, de Messejana (concelho de Aljustrel), vai avançar com obras de requalificação e ampliação do seu lar de idosos.
07h00 - quinta, 13/12/2018
Serviço payshop
na Junta de Mértola
A Junta de Freguesia de Mértola e a Payshop/ CTT assinaram um protocolo para disponibilizar a todos os habitantes da freguesia um novo serviço que permite efectuar pagamentos de forma mais fácil.
07h00 - quarta, 12/12/2018
Quatro escolas região
na "Missão Continente"
Quatro escolas básicas do primeiro ciclo do distrito de Beja vão participar na terceira edição da iniciativa "Escola Missão Continente", que visa apoiar as escolas na sensibilização para uma alimentação saudável e um consumo consciente.

Data: 07/12/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial