07h00 - quinta, 16/08/2018

Valentina Balbina:
miúda "ás do pedal"

Valentina Balbina: miúda "ás do pedal"

O corpo franzino, de miúda aparentemente frágil, engana, pois em cima da bicicleta Valentina Balbina, de apenas 13 anos, é precisamente o contrário: as pernas ganham forças impensáveis e a pedalada sai forte, rolando a uma velocidade estonteante. Foi assim que esta jovem almodovarense brilhou ao mais alto nível no Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo de 2018, que decorreu nos dias 14 e 15 de Julho em Almeirim, regressando a casa com a vitória na categoria de Juvenis Femininos.
"Pensava que ia ficar para aí em oitavo lugar, nunca em ganhar", admite timidamente Valentina Balbina ao "CA". "Foi a primeira prova que ganhei e estou muito orgulhosa", acrescenta logo a seguir a atleta da SCAV – Escola de Ciclismo de Almodôvar, agora já a sorrir.
Numa prova que juntou mais de uma centena de atletas de todo o país, Valentina Balbina foi 40ª na classificação geral mas a primeira entre as raparigas, somando o tempo total de 51m15s29 (somatório do contra-relógio com a prova em linha). A segunda classificada, Ana Fernades (CAJ Raposa) ficou a quase um minuto de distância.
"Não foi uma prova fácil, mas também não foi difícil. Sentia-me bem, forte, e cheguei à meta com um colega de equipa, já muito adiantada em relação à segunda [classificada]", recorda.
Nascida em terra de grande fervor (e tradição) pelo ciclismo, Valentina Balbina entrou para a modalidade quando tinha apenas 10 anos. "Gostava muito de andar de bicicleta e depois o meu tio Pedro [Barão], que é o meu treinador, disse-me que se ia formar uma escola de ciclismo e entrei", conta, enquanto olha pela janela para os colegas de equipa, que vão trocando sorrisos ao ver a colega ser entrevista. E estás apaixonada pela modalidade?, questionamos logo de seguida. "Yahhh… Muito", responde assertivamente.
A dedicação de Valentina ao ciclismo é imensa, à imagem dos profissionais. "Isto exige muito trabalho e muito esforço. Por isso treino quase todos os dias", revela a jovem atleta, que tem no polaco Michal Kwiatkowski um dos seus ídolos. "E também gosto 'bué' do [Peter] Sagan", acrescenta a jovem atleta, que, curiosamente, até não gosta muito de ver ciclismo na televisão. "Prefiro estar na estrada", confidencia.
Acabada de passar para o oitavo ano de escolaridade, o presente de Valentina divide-se entre as salas de aula e a bicicleta. O futuro… se verá! "Nunca pensei muito nisso e não sei se vou levar o ciclismo mais a sério no futuro", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 19/09/2018
Câmara de Aljustrel
vai ampliar Centro Escolar
A Câmara de Aljustrel vai ampliar o Centro Escolar Vipasca, no sentido de dotar o equipamento de mais salas de aula para o pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico, a par de novos espaços para as actividades extra-curriculares e do Centro de Animação Infantil Municipal e de uma nova sala polivalente que sirva todo o Agrupamento.
07h00 - quarta, 19/09/2018
CM Castro Verde apoia
passeios de reformados
A Câmara de Castro Verde vai apoiar os passeios anuais de reformados do concelho que irão realizar-se nas diferentes freguesias nas próximas semanas e que terão como destino vários locais no país.
07h00 - terça, 18/09/2018
Protocolo entre
Câmara de Aljustrel
e Associação Dignitude
A Câmara de Aljustrel e a Associação Dignitude assinaram nesta segunda-feira, 17, um protocolo de colaboração tendo em vista a concretização do programa ABEM-Rede Solidária do Medicamento no concelho.
07h00 - terça, 18/09/2018
EMAS Beja alcança
os melhores resultados
dos últimos 10 anos
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja faz um balançao "extremamente positivo" dos trabalhos da intervenção global de substituição de ramais que decorre por todo o concelho de Beja desde o início de 2018.
07h00 - terça, 18/09/2018
Vestígios arqueológicos
encontrados em Ourique
As obras de requalificação do centro histórico de Ourique, promovidas pela autarquia local, revelaram um conjunto de importantes testemunhos patrimoniais reveladores da história da vila, da população e dos seus hábitos comunitários de outros tempos.

Data: 14/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial