07h00 - sexta, 14/09/2018

Mértola: Lar das Cinco Freguesias abre em 2020

Mértola: Lar das Cinco Freguesias abre em 2020

Último trimestre de 2020: é esta a data prevista para a entrada em funcionamento do novo Lar das Cinco Freguesias, em São Miguel do Pinheiro, no concelho de Mértola. Uma data reafirmada pelo presidente da Câmara de Mértola no passado sábado, 8, durante a cerimónia simbólica de colocação da primeira pedra da obra, que contou com a presença do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Vieira da Silva "apadrinhou" o projecto, promovido pela Câmara de Mértola e avaliado em pouco mais de três milhões de euros, que o presidente da autarquia considera ser "muito importante" para o concelho.
"É uma obra que projecta uma visão de futuro. Foi essa a visão que tivemos quando iniciámos este processo [em 2002], é esta a visão que todos devemos manter. Uma visão de futuro porque é uma importante resposta a uma necessidade social que estava identificada no concelho de Mértola e à qual assim damos resposta efectiva", sublinhou Jorge Rosa.
O novo equipamento começou a ser projectado em 2002, mas só nos últimos anos foram reunidas as condições para poder avançar efectivamente. Terá as valências de lar, centro de dia e apoio domiciliário, abrangendo os territórios das freguesias de Espírito Santo, São João dos Caldeireiros e das três que, actualmente, compõem a União de Freguesias de São Miguel do Pinheiro, São Pedro de Sólis e São Sebastião dos Carros. No caso concreto do lar, este terá capacidade total para 63 utentes, sendo estimada a criação de 25 a 30 novos postos de trabalho.
"Este equipamento é também uma importante resposta de emprego para toda a zona, não só nesta fase da obra mas também para depois de estar a funcionar", sublinhou Jorge Rosa no seu discurso.
A construção do novo Lar das Cinco Freguesias é promovida pela Câmara de Mértola, que recorreu ao crédito para garantir parte do valor da obra (1,5 milhões de euros). O restante montante foi assegurado por verbas próprias da autarquia, que vai agora candidatar o projecto a fundos comunitários no âmbito do Alentejo 2020.
Para o ministro do Trabalho, da Solidariedade e Segurança Social, o Lar das Cinco Freguesias é uma obra exemplar a todos os níveis.
Este novo equipamento "é a prova de uma determinação muito forte e de uma vontade de fazer crescer a rede de equipamentos sociais, mas também da capacidade de gestão [da Câmara Municipal] que permite disponibilizar um compromisso com esta dimensão", sublinhou Vieira da Silva em declarações ao "CA".
Para o governante, "esta é a confirmação de uma visão que as autarquias começam a ter – e Mértola, desse ponto de vista, está claramente na linha da frente – de que sem o esforço de todos será muito mais lenta a construção da rede social que necessitamos".
Vieira da Silva reforçou igualmente a ideia de que, "cada vez mais, a área social é uma prioridade", reiterando a disponibilidade do Governo para alargar as respostas existentes no concelho de Mértola e em todo o Baixo Alentejo.
"É um dever do Estado dirigir mais recursos para esta bela zona poder desenvolver uma rede social ainda mais forte, mais completa e mais consistente. Podem contar todos com o meu empenhamento para transformar esse reforço da rede social numa realidade", garantiu.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 19/08/2019
Cuidadores têm um papel essencial
Uma das "chaves" para o sucesso da Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos (UDCP) de Mértola são os cuidadores, por norma os cônjuges e/ou os filhos dos utentes apoiados.
07h00 - segunda, 19/08/2019
Trabalho da Unidade Domiciliária é para continuar
Com nove anos de existência no terreno, a UDCP de Mértola entrou recentemente numa nova fase da sua actuação, com financiamento garantido pelo Portugal 2020, através do POISE.
07h00 - segunda, 19/08/2019
Mértola tem unidade domiciliária
para os cuidados paliativos
A vida de Eugénio Encarnação foi passada em água, navegando noites a fio pela corrente do Guadiana a partir da Penha d'Águia.
07h00 - segunda, 19/08/2019
ART de Castro Verde
premiada pelo BPI/La Caixa
A ART-Associação de Respostas Terapêuticas, de Castro Verde, foi uma das 24 entidades recentemente distinguidas no âmbito da primeira edição do Prémio Infância do BPI/ La Caixa.
07h00 - sexta, 16/08/2019
Poupança de água
promovida em Mértola
Quatro juntas de freguesia do concelho de Mértola assinaram nesta quarta-feira, 14, com a Câmara Municipal local, as declarações de honra para a atribuição de prémios no âmbito do concurso "Dar o litro por Mértola".

Data: 09/08/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial