07h00 - terça, 18/09/2018

Vestígios arqueológicos
encontrados em Ourique

Vestígios arqueológicos encontrados em Ourique

As obras de requalificação do centro histórico de Ourique, promovidas pela autarquia local, revelaram um conjunto de importantes testemunhos patrimoniais reveladores da história da vila, da população e dos seus hábitos comunitários de outros tempos.
De acordo com fonte da Câmara Municipal, "nas ruas de acesso ao 'castelo' foram descobertos mais de 100 silos medievais" esculpidos na rocha do subsolo, que eram utilizados "como contentores de cereais" e que tinham no seu interior "vestígios de louças de cozinha, louças de mesa, vidros, conchas, ossos de animais variados e objectos metálicos como uma espada, alfinetes, anéis, moedas, botões e dedais".
Já na Praça do Município, continua a mesma fonte, "foram encontrados os alicerces de um grande edifício, correspondendo eventualmente à Igreja Matriz que existiu até ao século XVIII", sendo que na sua envolvente "descobriu-se o antigo cemitério, tendo os trabalhos arqueológicos já identificado cerca de 20 esqueletos sepultados".
A autarquia revela que após as escavações o trabalho prosseguirá com o tratamento, a análise e o estudo dos materiais arqueológicos recolhidos, para a obtenção de mais informações sobre o passado ouriquense, sendo que durante os trabalhos de campo têm sido realizados modelos 3D dos achados arqueológicos a partir de levantamentos fotogramétricos, "que permitirão a apresentação digital dos silos e das sepulturas".
A Câmara de Ourique, juntamente com a ATALAIA-Associação dos Amigos da Cultura e das Artes, que desenvolve os trabalhos de arqueologia, e o Centro de Arqueologia Caetano de Mello Beirão, contam apresentar oportunamente e de forma pública os achados arqueológicos encontrados.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h49 - terça, 16/10/2018
Nova exposição
em Castro Verde
O Fórum Municipal de Castro Verde recebe a partir desta terça-feira, 16 de Outubro, a exposição "Castro Verde, Identidade e Memória: IV Séculos de Registos", que tem por base registos do Arquivo Distrital de Beja.
07h00 - terça, 16/10/2018
Odemira celebra Dia
da Responsabilidade Social
A Câmara de Odemira promove nesta terça-feira, 16 de Outubro, o Dia da Responsabilidade Social, dinamizado no âmbito do Ser Responsável-Programa de Responsabilidade Social das Empresas do Concelho de Odemira.
07h00 - terça, 16/10/2018
Obra do novo Palácio
de Justiça de Beja avança
Foi publicado nesta segunda-feira, 15, o despacho da secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Ribeiro, que autoriza o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) a avançar com o procedimento de concurso para a construção do novo Palácio de Justiça de Beja, investimento avaliado em quatro milhões de euros.
07h00 - segunda, 15/10/2018
Obras para minimizar
poeiras em Aljustrel
A Almina–Minas do Alentejo, proprietária das minas de Aljustrel, vai avançar com novas medidas de minimização da dispersão de poeiras, nomeadamente na zona da britagem de superfície e da lavaria na sua área industrial, localizada a oeste da "vila mineira".
07h00 - segunda, 15/10/2018
Aljustrel: Saúde sem registo de alterações
O presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo garante que não se têm verificado "alterações nem aumento da procura" dos serviços de Saúde por parte da população de Aljustrel nas patologias que podem ser ligadas à questão da qualidade do ar.

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial