07h00 - quinta, 11/10/2018

Centro de Transferência
de Tecnologia em Ferreira

Centro de Transferência de Tecnologia em Ferreira

Potenciar resultados da investigação e desenvolvimento gerados pelas entidades científicas e tecnológicas é um dos pressupostos do novo Centro de Transferência de Tecnologia, que vai funcionar no Ninho de Empresas de Ferreira do Alentejo.
A nova estrutura foi apresentada na terça-feira, 9, e resulta de uma parceria entre a Câmara de Ferreira do Alentejo e o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL).
"Trata-se de um projecto que pretende potenciar resultados da investigação e desenvolvimento gerados pelas entidades científicas e tecnológicas, com o objectivo de promover a ligação entre as empresas e as unidades de investigação e conhecimento", adianta José Guerra, vereador na Câmara de Ferreira do Alentejo.
De acordo com o autarca socialista, a instalação deste Centro de Transferência de Tecnologia em Ferreira do Alentejo "permite também a criação de condições para a crescente atração de empresas diferenciadas e inovadoras para o concelho", melhorando "o nível de intensidade tecnológica regional" e disponibilizando "de forma sustentável, consistente e inovadora, soluções face aos problemas e desafios dos parceiros e clientes".
O novo Centro de Transferência de Tecnologia vai actuar em quatro áreas, a começar pela transferência de tecnologia através da adaptação da tecnologia a situações específicas, produção de documentação de suporte e apoio na transferência do conhecimento tecnológico.
Na área da consultoria tecnológica a nova infra-estrura vai permitir o apoio na identificação e resolução de problemas, na identificação de oportunidades de inovação e de desenvolvimento tecnológico, e na definição de estratégias de adopção de tecnologias.
A incubação tecnológica é outra das áreas de actuação do novo centro, prestando apoio no desenvolvimento de acções para incubação tecnológica em contexto industrial e permitindo o acesso a equipas de engenharia e de investigação com elevada experiência, a procura de financiamentos para projectos de validação tecnológica e criação de produto, e o apoio no estabelecimento de parcerias.
Finalmente, em matéria de dinamização de actividades de investigação, será possível utilizar o Centro para a identificação de linhas emergentes de acção, dentro das linhas temáticas desenvolvidas pelo CEBAL, que exijam desenvolvimento de investigação para uma futura aplicação tecnológica, no apoio à identificação do problema ou da oportunidade, e na identificação das áreas de conhecimento e/ou tecnologias aplicáveis.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 25/05/2020
Aljustrel retoma
mercados mensais
A Câmara de Aljustrel decidiu retomar a realização de mercados mensais no Parque de Feiras e Exposições da "vila mineira", ainda que mediante o cumprimento de novas regras devido à pandemia de Covid-19.
07h00 - segunda, 25/05/2020
Câmara de Almodôvar aprova
apoios às empresas do concelho
A Câmara de Almodôvar aprovou na passada semana, em reunião do executivo, um lote de candidaturas, no valor aproximado de 29591 euros, no âmbito do Programa de Apoio ao Tecido Empresarial (PATECA).
07h00 - segunda, 25/05/2020
Odemira recebeu
vigília pelas artes
A vila de Odemira foi um dos "palcos", na passada quinta-feira, 21, da vigília pelas artes e cultura em Portugal, numa iniciativa da qual acabou por nascer a Plataforma Cultura e Artes Odemira, que junta diversos artistas residentes no concelho.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Secretário de Estado
acompanha testes à Covid
em Ferreira do Alentejo
O secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, na sua qualidade de coordenador da execução do estado de calamidade do Alentejo devido à pandemia Covid-19, vai realizar nesta sexta-feira, 22, uma visita de trabalho a Ferreira do Alentejo.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Requalificação do lar
de Messejana deverá
avançar até ao Verão
As obras da primeira fase de remodelação e ampliação das instalações do lar da Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção, na vila de Messejana (concelho de Aljustrel), deverão avançar entre os meses de Julho e Agosto, num investimento total superior a um milhão de euros.

Data: 15/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial