07h00 - sexta, 12/10/2018

"PS espera grande vitória
nas Legislativas 2019"

"PS espera grande vitória nas Legislativas 2019"

A secretária-geral adjunta do PS esteve no último sábado, 6 de Outubro, em Castro Verde e em entrevista ao "CA" mostrou-se bastante orgulhosa pea vitória alcançada pelo partido na região há um ano, tanto em Castro Verede como nas Autárquicas. E sobre as Legislativas de 2019, Ana Catarina Mendes diz confiar "numa grande vitória".

Em 2017 o PS ganhou 10 câmaras em 14 no distrito de Beja. Que importância teve este triunfo na região para o partido?
Uma enorme importância! Primeiro porque trabalhámos todos muito, tivemos bons candidatos e mostrámos que é possível, com trabalho, ter uma grande vitória. Repare: foi a maior vitória de sempre de qualquer partido em eleições autárquicas. E há duas vitórias que nessa noite marcaram verdadeiramente a nossa noite eleitoral: Almada e, claro, Castro Verde.

Qual a mais-valia de uma maioria PS na região?
Reforça a força do PS e reforça os compromissos do PS com a região. Sempre que o Poder Local não está de costas voltadas para o Poder Central as regiões desenvolvem-se melhor. E estou convencida que aqui vai haver um salto de desenvolvimento já visível nos próximos anos.

Partilha a ideia de que "quando o PS governa o Baixo Alentejo avança", como defende Pedro do Carmo?
Totalmente! De resto sempre que o PS foi governo isso aconteceu. Veja o caso de Alqueva, que é paradigmático. Sempre foi preciso investir nas acessibilidades – e neste mandato ainda será investido, designadamente na conclusão da auto-estrada até Beja – foi com o PS. Sempre que esteve a direita no governo percebemos bem o que aconteceu. Nunca houve investimento nesta zona. E enquanto o Poder Local foi marcadamente da CDU, a verdade é que era fácil atirar as responsabilidades para o Poder Central para nada fazer. E, por isso, o PS, mais uma vez, é uma força de desenvolvimento da região.

Ainda assim, reconhece que há muito por fazer, desde logo nas acessibilidades…
Estamos não só atentos, como a reprogramação do Portugal 2020 permitiu avançar com algumas coisas. Mas a negociação do [Portugal] 2030 é absolutamente decisiva para que haja maior investimento nesta zona e o ministro [das Infra-estruturas e Planeamento] tem bem a noção do que é preciso fazer aqui.

Relativamente à Secundária de Castro Verde, revelou ter a garantia da secretária de Estado da Educação que a obra vai avançar…
O que me dizem da parte do Governo é que está tudo concluído do ponto de vista financeiro e que há uma questão burocrática para resolver que, creio, estará resolvida nos próximos tempos.

Em 2019 há eleições Legislativas e desde a legislatura 2009-2011 que o PS não elege dois deputados pela região. Vai ser no próximo ano?
Acredito que o trabalho que o presidente da Federação e deputado Pedro do Carmo tem feito, o trabalho dos nossos autarcas e o trabalho do Governo vai ser premiado com a confiança dos cidadãos do Baixo Alentejo. Por isso, estou muito confiante numa grande vitória aqui em 2019 nas Legislativas.

Com a eleições de dois deputados?
Estou muito confiante numa grande vitória!


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h49 - terça, 16/10/2018
Nova exposição
em Castro Verde
O Fórum Municipal de Castro Verde recebe a partir desta terça-feira, 16 de Outubro, a exposição "Castro Verde, Identidade e Memória: IV Séculos de Registos", que tem por base registos do Arquivo Distrital de Beja.
07h00 - terça, 16/10/2018
Odemira celebra Dia
da Responsabilidade Social
A Câmara de Odemira promove nesta terça-feira, 16 de Outubro, o Dia da Responsabilidade Social, dinamizado no âmbito do Ser Responsável-Programa de Responsabilidade Social das Empresas do Concelho de Odemira.
07h00 - terça, 16/10/2018
Obra do novo Palácio
de Justiça de Beja avança
Foi publicado nesta segunda-feira, 15, o despacho da secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Ribeiro, que autoriza o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) a avançar com o procedimento de concurso para a construção do novo Palácio de Justiça de Beja, investimento avaliado em quatro milhões de euros.
07h00 - segunda, 15/10/2018
Obras para minimizar
poeiras em Aljustrel
A Almina–Minas do Alentejo, proprietária das minas de Aljustrel, vai avançar com novas medidas de minimização da dispersão de poeiras, nomeadamente na zona da britagem de superfície e da lavaria na sua área industrial, localizada a oeste da "vila mineira".
07h00 - segunda, 15/10/2018
Aljustrel: Saúde sem registo de alterações
O presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo garante que não se têm verificado "alterações nem aumento da procura" dos serviços de Saúde por parte da população de Aljustrel nas patologias que podem ser ligadas à questão da qualidade do ar.

Data: 12/10/2018
Edição n.º: