07h00 - quarta, 17/10/2018

Odemira aprova novo
plano para migrantes

Odemira aprova novo plano para migrantes

Já está em vigor o segundo Plano Municipal para a Integração de Migrantes (PMIM) da Câmara de Odemira, que vai decorrer até 2020 no âmbito do projecto "Odemira Integra+" e que alicerça a política local de acolhimento e integração.
Financiado pelo pelo Fundo para o Asilo, Migração e Integração (FAMI), o novo PMIM vai dar continuidade ao trabalho desenvolvido junto das comunidades migrantes e locais do concelho, sendo estruturado em 13 áreas de intervenção: Serviços de Acolhimento e Integração; Urbanismo e Habitação; Mercado de Trabalho e Empreendedorismo; Educação e Língua; Formação e Capacitação; Cultura; Saúde; Solidariedade e Resposta Social; Cidadania e Participação Cívica; Media e Sensibilização da Opinião Pública; Racismo e Discriminação; Relações Internacionais; Religião.
De acordo com a autarquia odemirense, "foram delineadas as dimensões estratégica e operacional e gizadas medidas direccionadas à população migrante e à comunidade local, para execução entre Outubro de 2018 e Agosto de 2020".
A Câmara de Odemira acrescenta que a empresa de consultoria e formação Logframe foi a entidade parceira na concepção do documento, num processo "participado pelos actores locais e regionais, tanto os agentes do tecido empresarial como das entidades da intervenção social, saúde, educação, segurança e trabalho e a própria comunidade migrante".
O PMIM foi aprovado pela Assembleia Municipal de Odemira a 28 de Setembro, tendo já sido remetido ao Alto Comissariado para as Migrações.
A autarquia recorda que a integração de migrantes é uma preocupação do executivo desde 2014, uma vez que 18,8% da população residente no concelho de Odemira era, em 2017, migrante legalizada, o que correspondia a 4.912 habitantes de 68 nacionalidades.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 20/11/2018
CM Ourique contra
fecho da estação dos CTT
A Câmara de Ourique considera "inaceitável" a intenção dos CTT de encerrar a operação directa no concelho, concessionando o serviço público postal a uma entidade terceira, que assumirá quase todas as responsabilidades da actual estação.
07h00 - terça, 20/11/2018
CM Beja adjudica
expansão da ZAE
A Câmara de Beja adjudicou nesta segunda-feira, 19 de Novembro, a empreitada de expansão da Zona de Acolhimento Empresarial Norte, avaliada em cerca de 1,7 milhões de euros, à empresa Construções JJR & Filhos.
07h00 - segunda, 19/11/2018
CIMBAL contra fecho de estações dos CTT
A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) veio a público manifestar o seu "total desacordo" com o encerramento de estações dos CTT na região ou a sua transformação em postos de correio geridos por terceiros.
07h00 - segunda, 19/11/2018
Castro Verde: PS critica chumbo
do orçamento, CDU justifica
O PS de Castro Verde tece duras críticas à CDU por ter chumbado, na Assembleia Municipal, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) da autarquia para o próximo ano de 2019.
07h00 - domingo, 18/11/2018
Região do Alentejo
tem novos "embaixadores"
Os cantores Sérgio Rosado e Nelson Rosado (que forma os Anjos) e os actores José Fidalgo, Sofia Ribeiro e Dalila Carmo são os novos "embaixadores" da região do Alentejo.

Data: 09/11/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial