07h00 - sexta, 30/11/2018

Associação Dobadoira
retomou actividade

Associação Dobadoira retomou actividade

Uma dúzia de anos depois de ter suspendido a actividade, "A Dobadoira", uma associação de artesãos do Monte dos Viseus, no concelho de Castro Verde, regressou ao "activo".
Com sede no actual Centro Comunitário dos Viseus, a associação conta já com 40 associadas, sendo que seis das novas inscrições "são de jovens dos Viseus, filhas das sócias-fundadoras", revela a presidente Maria José Silva.
A mesma responsável acrescenta que, de momento, os membros da associação estão a trabalhar para a Feira de Artesanato, que se vai realizar no domingo, 2 de Dezembro, em Santa Bárbara dos Padrões, "no âmbito do Dia da Padroeira".
Tecelagem, crochet (em lã e em linha) e bordados são alguns dos trabalhos que o grupo de mulheres visa desenvolver, mantendo assim os objectivos iniciais da associação no que respeita à salvaguarda e ensino das diferentes técnicas artesanais.
"Em termos de actividade gostaríamos de ter a funcionar um atelier de tecelagem, ainda que fosse a tempo parcial. Historicamente, a freguesia de Santa Bárbara dos Padrões tem uma grande ligação a esta arte pelo que seria muito importante apostar na sua valorização", afirma Maria José Silva.
A sede d'"A Dobadoira" está de momento a ser alvo de pequenas obras de recuperação e vai contemplar um espaço onde as crianças possam pintar, ler, aprender a bordar ou a tecer no pequeno tear disponível, "enquanto as mães realizam os seus trabalhos", adianta a presidente da associação.
Fundada em 1998, "A Dobadoira" conta com os apoios da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Padrões e da Câmara de Castro Verde.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 18/09/2019
Aulas de dança
em Almodôvar com
novos horários
A escola de dança da associação Almovimento, de Almodôvar, tem novos horários desde o início deste mês de Setembro, altura em que recomeçaram as aulas com o professor Fábio Duarte na Casa do Povo.
07h00 - quarta, 18/09/2019
Novos trilhos pedonais
no concelho de Aljustrel
A Câmara de Aljustrel viu aprovada, pelo Alentejo 2020, a candidatura a financiamento apresentada para o projecto que visa a criação de uma série de percursos pedonais no concelho.
17h07 - terça, 17/09/2019
Incêndio em Panóias
corta trânsito no IC1
Um incêndio numa zona de mato na área da União de Freguesias de Panóias e Conceição, no concelho de Ourique, está a ser combatido por 69 bombeiros e obrigou ao corte do IC1 nos dois sentidos entre a Estação de Ourique e o cruzamento de Panóias.
15h57 - terça, 17/09/2019
Faleceu ex-vereadora
da Câmara de Castro
Faleceu nesta terça-feira, 17 de Setembro, Maria Alice Guerreiro, de 72 anos, que foi vereadora da Câmara Municipal de Castro Verde, eleita pela CDU, no mandato de 1993 a 1997.
07h00 - terça, 17/09/2019
CM Castro Verde
transporta alunos até
à estação da Funcheira
A Câmara de Castro Verde tem abertas as inscrições para o serviço gratuito de transporte entre Castro Verde e a estação ferroviária da Funcheira, destinado a alunos do concelho que frequentam o ensino superior e outros estabelecimentos de ensino em Lisboa e no Algarve.

Data: 13/09/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial