07h00 - sexta, 30/11/2018

Associação Dobadoira
retomou actividade

Associação Dobadoira retomou actividade

Uma dúzia de anos depois de ter suspendido a actividade, "A Dobadoira", uma associação de artesãos do Monte dos Viseus, no concelho de Castro Verde, regressou ao "activo".
Com sede no actual Centro Comunitário dos Viseus, a associação conta já com 40 associadas, sendo que seis das novas inscrições "são de jovens dos Viseus, filhas das sócias-fundadoras", revela a presidente Maria José Silva.
A mesma responsável acrescenta que, de momento, os membros da associação estão a trabalhar para a Feira de Artesanato, que se vai realizar no domingo, 2 de Dezembro, em Santa Bárbara dos Padrões, "no âmbito do Dia da Padroeira".
Tecelagem, crochet (em lã e em linha) e bordados são alguns dos trabalhos que o grupo de mulheres visa desenvolver, mantendo assim os objectivos iniciais da associação no que respeita à salvaguarda e ensino das diferentes técnicas artesanais.
"Em termos de actividade gostaríamos de ter a funcionar um atelier de tecelagem, ainda que fosse a tempo parcial. Historicamente, a freguesia de Santa Bárbara dos Padrões tem uma grande ligação a esta arte pelo que seria muito importante apostar na sua valorização", afirma Maria José Silva.
A sede d'"A Dobadoira" está de momento a ser alvo de pequenas obras de recuperação e vai contemplar um espaço onde as crianças possam pintar, ler, aprender a bordar ou a tecer no pequeno tear disponível, "enquanto as mães realizam os seus trabalhos", adianta a presidente da associação.
Fundada em 1998, "A Dobadoira" conta com os apoios da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Padrões e da Câmara de Castro Verde.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sábado, 21/09/2019
"Festa das Colheitas"
em S. João de Negrilhos
A aldeia de São João de Negrilhos, no concelho de Aljustrel, recebe neste sábado, 21 de Setembro, a "Festa das Colheitas", iniciativa integrada na semana "Goodbye Summer".
07h00 - sábado, 21/09/2019
Associação de artesãos
abre espaço em Odemira
Valorizar as artes tradicionais e, sobretudo, promover o artesanato produzido no concelho de Odemira: são estes os grandes propósitos do novo Centro em Rede de Inovação do Artesanato Regional (CRIAR), que é inaugurado neste sábado, 21, em Odemira.
14h00 - sexta, 20/09/2019
"Festival de Artes"
em Castro Verde
Sessões de teatro e de cinema, workshops e um showcooking com o conhecido chef Chakall são alguns dos destaques do "Mini Festival de Artes" que a associação Fora da Gaveta promove em Castro Verde a partir desta sexta-feira, 20.
07h00 - sexta, 20/09/2019
Festival do Polvo na
Zambujeira do Mar
A Zambujeira do Mar (Odemira) recebe entre esta sexta-feira e domingo, dias 20 a 22, o VII Festival do Polvo, iniciativa da Associação Cultural Recreativa e Desportiva Zambujeirense que visa "promover a qualidade e as potencialidades gastronómicas do polvo do Sudoeste".
07h00 - sexta, 13/09/2019
Feira das Bibliotecas
em Castro Verde
A Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Castro Verde, recebe a partir desta sexta-feira, 13, a Feira das Bibliotecas do Baixo Alentejo, iniciativa itinerante promovida pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Baixo Alentejo.

Data: 13/09/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial