07h00 - terça, 04/12/2018

Aljustrel com orçamento
de 16,8 milhões em 2019

Aljustrel com orçamento de 16,8 milhões em 2019

A Câmara de Aljustrel vai contar em 2019 com um orçamento de 16,8 milhões de euros, cerca de menos 400 mil euros que o valor do orçamento do presente ano. O Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) da autarquia para 2019 foram aprovados, em Assembleia Municipal, no passado dia 29 de Novembro, com os votos favoráveis do PS e a abstenção dos eleitos da CDU.
De acordo com fonte da autarquia, o orçamento de 2019 "assume-se seguidor de uma estratégia de desenvolvimento para o concelho de Aljustrel, alicerçada em eixos fundamentais como a melhoria contínua dos serviços municipais; a Educação, qualificação e promoção da cidadania e identidade; a solidariedade e coesão social nas comunidades; a diversificação e crescimento do tecido económico e empresarial; e as políticas sustentáveis de habitação e serviços colectivos".
Durante a Assembleia Municipal foi também aprovada, por unanimidade, a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para o mínimo previsto por lei (0,3%) para os prédios urbanos, com uma majoração de 30% para prédios urbanos degradados e de 20% para prédios urbanos arrendados.
Pelo contrário, haverá uma minoração de 15% para as novas construções em zonas urbanas das freguesias, além de ter sido aprovada a não aplicação da majoração a quem faça prova de incapacidade financeira para recuperação de edifícios em mau estado de conservação.
No que toca à Derrama, foi aprovada, por maioria com abstenção da bancada da CDU, a fixação de uma taxa de 1,5% sobre o lucro tributável sujeito e não isento do imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas (IRC) com um volume de negócios acima de 150 mil euros. As empresas com um volume de negócios abaixo de 150 mil euros ficam isentas deste imposto.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 22/05/2019
EMAS Beja dinamiza
Mini-OP entre jovens
Seis projectos apresentados por jovens alunos de quatro instituições de ensino do concelho de Beja estão em votação na primeira edição do "Mini-Orçamento Participativo", promovido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja.
07h00 - quarta, 22/05/2019
Aluna de Castro Verde
em concurso nacional
A jovem Ana Bastos, natural de Castro Verde, vai representar a região do Baixo Alentejo no Concurso Nacional "Faz Acontecer", que se realiza no próximo sábado, 25 de Maio, no arquipélago dos Açores.
07h00 - quarta, 22/05/2019
SEF identifica cidadãos
irregulares em Beja
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) identificou na passada semana 16 cidadãos estrangeiros, 10 dos quais sem autorização para trabalhar em território nacional, durante uma operação de fiscalização numa propriedade agrícola em Beja.
07h00 - terça, 21/05/2019
Dia de Campo
em Castro Verde
A Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB), com sede em Castro Verde, promove nesta terça-feira, 21 de Maio, uma visita aos seus Campos de Ensaio e Experimentação de cereais de Outono/ Inverno, de forragens, de silo-forragens e de pastagens melhoradas.
07h00 - segunda, 20/05/2019
Odemira exige
medidas para novas
instalações agrícolas
A Assembleia Municipal de Odemira exige ao Governo que sejam tomadas medidas preventivas imediatas "quanto a novos investimentos em instalações agrícolas no território" até que seja produzida decisão definitiva sobre as propostas apresentadas pelo Grupo de Trabalho do Mira para o sector.

Data: 17/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial