07h00 - sexta, 07/12/2018

"Espírito" de Natal
no distrito de Beja

"Espírito" de Natal no distrito de Beja

O "espírito de Natal" já chegou ao Baixo Alentejo e até ao final do ano são muitas as actividades programadas pelas autarquias para assinalar a quadra festiva, proporcionar momentos de animação e apelar ao consumo no comércio tradicional local.
Em Beja desde o passado sábado, 1 de Dezembro, que decorre a iniciativa "É Natal em Beja", campanha de promoção e dinamização do comércio local promovida pela Câmara Municipal local em articulação com a Associação do Comércio, Serviços e Turismo do Distrito. A iniciativa prolonga-se até Dia de Reis (6 de Janeiro) e abrange um conjunto de actividades de animação, com música, teatro, animação de rua, mercado, oficinas de cozinha e de artesanato, passagem de modelos, sorteio e concursos, entre outras.
Neste fim-de-semana, dias 7 a 9 de Dezembro, a zona entre o Jardim do Bacalhau e as Portas de Mértola recebe o "Mercado de Natal". Durante estes dias terá também lugar a IV Feira de Doçaria Conventual e Regional, no Museu Regional Rainha D. Leonor. O programa da campanha "É Natal em Beja" inclui ainda a apresentação de uma peça pelo Grupo de Teatro da Sociedade Filarmónica Capricho Bejense (dias 14 e 15 no Pax Julia), o Mercado Livre (dia 22) e, já em Janeiro, festa na Praça da República (dias 4 e 5).
Artesanato, produtos locais e uma feira do livro são os atractivos do "Fórum de Natal", que a Câmara de Castro Verde promove entre a próxima quinta-feira e domingo, dias 13 a 16, no Fórum Municipal. O programa inclui ainda a apresentação dos novos livros de José Carlos Albino (quinta-feira, 13, às 18h30) e de Vítor Encarnação (sexta-feira, 14, 18h30), uma sessão de contos com Jorge Serafim (domingo, 16, 17h00) e as actuações dos alunos do Conservatório Regional do Baixo Alentejo (quinta-feira, 13, 18h00), do Grupo Coral "Os Ganhões de Castro Verde" (sexta-feira, 14, 18h00) e de José Micael e Vasken Fermanian (sábado, 15, 18h00).
Paralelamente, no fim-de-semana de 15 e 16 de Dezembro, a Praça da República, as ruas do comércio local e o Fórum Municipal recebe o "Natal Animado em Castro Verde", com insufláveis, pinturas faciais, duendes e o próprio Pai Natal, entre outras actividades para os mais novos.
Em Almodôvar a época natalícia será assinalada pela autarquia local com muito cinema. Nesse sentido, entre quarta e sexta-feira, dias 12 a 14 de Dezembro, haverá durante o dia sessões gratuitas para crianças a partir do pré-escolar e também para os jovens. De noite, as sessões de cinema serão para as famílias.
Também em Odemira a quadra natalícia será assinalada com diversas iniciativas, sendo que neste sábado, 8, o Mercado Municipal recebe uma mostra de produtos locais e de artesanato, workshops, gastronomia, música, animação infantil, insufláveis e o sorteio do "Cabaz do Mercado", numa iniciativa da autarquia local. Ao longo do fim-de-semana, dias 7 a 9, decorre ainda a iniciativa "Natal na Vila", no centro de Vila Nova Milfontes, com artesanato, gastronomia, música e muita animação.
A vila de Colos recebe a Feira de Natal, no Jardim Público, no dia 15 de Dezembro. No mesmo dia São Teotónio acolhe também uma acção de dinamização do comércio local e animação de rua. Em São Luís realiza-se, nos dias 15 e 16 de Dezembro, o "Natal na Aldeia", com muita animação, música e mercado de produtos locais e artesanais.
Além das feiras de Natal, haverá actividades para os mais novos na Biblioteca Municipal José Saramago durante as férias de Natal, enquanto a Igreja da Misericórdia terá patente, até 5 de Janeiro, a exposição "Sagrada Família". A música é outro dos destaques nesta época festiva no concelho, com concertos de Natal agendados para a Igreja Matriz de Vila Nova de Milfontes (esta sexta-feira e sábado, dias 7 e 8), Igreja Matriz de São Martinho das Amoreiras (dia 21) e cine-teatro Camacho Costa, em Odemira (dias 22 de Dezembro e 5 de Janeiro).


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 22/03/2019
Presidente da CM Ourique: "Fileira contribui muito
para a economia local"
No dia em que arranca mais uma edição da Feira do Porco Alentejano, o presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, reconhece em entrevista ao "CA" a importância do sector para a economia do concelho.
07h00 - sexta, 22/03/2019
Porco Alentejano é "rei" em Ourique no fim-de-semana
Neste fim-de-semana todos os caminhos vão dar a Ourique! Seja pelos sabores alentejanos, pelos stands de artesanato e outros produtos ou pela animação musical, serão milhares os visitantes que vão passar pela vila entre esta sexta-feira e domingo, 22 a 24 de Março, e participar em mais uma edição da Feira do Porco Alentejano.
07h00 - quinta, 21/03/2019
Deputado do PS defende agricultura alentejana na UE
O deputado do PS eleito por Beja defende a necessidade de haver respostas para os pequenos agricultores e para os territórios de baixa densidade, como o Baixo Alentejo, onde culturas e produções de pequena escala para o contexto europeu são de grande relevância local.
07h00 - quinta, 21/03/2019
Fórum Social na vila de Mértola
O cine-teatro Marques Duque, em Mértola, recebe nesta quinta-feira, 21, o Fórum Social do concelho, que juntará os parceiros da rede social e profissionais da área e dará a conhecer várias experiências de outras regiões do país na área.
07h00 - quinta, 21/03/2019
Teatro amador no
palco em Odemira
A peça "O perfume de Gardénia", do Grupo de Teatro do Mira, abre nesta quinta-feira, 21 de Março, mais uma edição do Festival de Teatro Amador de Odemira, promovido pela Câmara Municipal local para os grupos de teatro do concelho apresentarem as suas novas produções.

Data: 22/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial