07h00 - quarta, 26/12/2018

Meninas do Ourique
brilham no nacional

Meninas do Ourique brilham no nacional

Depois de ter dado cartas na modalidade na década de 90 e no início do século, o Ourique Desportos Clube voltou a apostar no futebol feminino no início de 2018-2019, com uma equipa de sub-19 a participar na Série F do campeonato nacional da categoria. E para já o balanço é bastante positivo: em nove jogos as meninas do Ourique somam quatro vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, ocupando o terceiro lugar entre nove equipas.
"Sinto-me satisfeito com a prestação da equipa", assume com orgulho o presidente do Ourique Desportos Clube (DC), lembrando que esta é a primeira participação do emblema neste campeonato nacional, competindo com equipas mais habituadas a estas andanças.
"O Ourique DC partiu com o objetivo para este campeonato de fazer o melhor possível, sem pressões e sem promessas. E estamos a participar num escalão de sub-19, onde a média de idades da nossa equipa é de 14-16 anos", acrescenta Tiago Celerinda.
De acordo com o presidente do clube (que é também adjunto, numa equipa técnica liderada por João Palhinha e que conta ainda com Rui Lança, treinador de guarda-redes, e Helena Caraça, directora), o regresso do futebol feminino ao Ourique DC nesta temporada aconteceu por duas razões.
"Primeiramente para voltar a colocar o nome do clube no futebol feminino, uma vez que já foi referência a nível distrital. Posteriormente, e havendo seis ou sete atletas do clube que subiram de escalão e ficaram sem equipa, fizemos um esforço redobrado" para continuarem a jogar, explica.
Para formar a equipa, continua Tiago Celerinda, o clube teve de recrutar jogadoras noutras paragens.
"Reunimos o plantel com ajuda de todas as atletas, pois elas conheciam-se praticamente todas, umas por jogarem na mesma equipa, outras em equipas diferentes, mas quase todas jogaram juntas na selecção distrital", conta o dirigente ouriquense.
Para manter uma equipa a competir no campeonato nacional feminino de sub-19 o Ourique DC conta com os apoios da Câmara e da Junta de Freguesia de Ourique. "O Município de Ourique prontificou-se a assegurar o transporte da equipa feminina ao fim-de-semana e ainda durante a semana, sempre que possível, nos treinos, uma vez que as deslocações são grandes", nota Tiago Celerinda, que agradece ainda o apoio de algumas pequenas empresas de Ourique.
"Mas um agradecimento especial ao Luís Pinto, da empresa de LP Automóveis, e ao restaurante 'Mundial', que se disponibilizaram desde logo para ajudarem nas despesas da equipa feminina. Uma vez que o investimento foi feito do início, tanto em material de jogo como de treino, tivemos de adquirir praticamente tudo", acrescenta Tiago Celerinda.
Ainda que o projecto esteja no início, o presidente do Ourique DC acredita que o futebol feminino tem condições para criar raízes no clube.
"Estamos desde já a trabalhar para conseguirmos arranjar mais apoios, pois as deslocações são grandes e a logística é muita. Não é fácil, claro que não é, mas estamos cá para dar a volta e conseguir fazer o melhor", remata Tiago Celerinda.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 12/12/2019
Agricultores e PSD contestam
restrições nas agro-ambientais
A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) e a Distrital de Beja do PSD vieram a público contestar a decisão do Ministério da Agricultura de de restringir os apoios às medidas agro-ambientais a uma medida por beneficiário até ao próximo quadro comunitário.
07h00 - quinta, 12/12/2019
Campanha de Natal
no comércio de Mértola
A Câmara de Mértola tem a decorrer, até 6 de Janeiro (dia de Reis), mais uma edição da campanha "Neste Natal compre no comércio local e ganhe prémios", que visa promover, incentivar e dinamizar as compras no comércio local na época natalícia na "vila-museu".
07h00 - quarta, 11/12/2019
"Empregabilidade tem
sido prioridade em Aljustrel"
A empregabilidade e o desenvolvimento económico e social do concelho continuam no topo das prioridades da Câmara de Aljustrel, revela o autarca Nelson Brito em entrevista ao "CA".
07h00 - quarta, 11/12/2019
Ciências promovidas
nas escolas de Odemira
A Câmara de Odemira vai lançar junto da comunidade escolar do concelho o roteiro "Mira a Terra", que vai permitir uma oferta organizada de actividades lúdico-didácticas para aprendizagem das áreas científicas fora sala de aula.
07h00 - terça, 10/12/2019
Câmara de Odemira com
orçamento de 34,5 milhões
A Câmara de Odemira vai contar em 2020 com um orçamento de cerca de 34,5 milhões de euros, mais 1,3 milhões de euros que o valor orçamentado para o presente ano de 2019.

Data: 06/12/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial