07h00 - terça, 15/01/2019

"Diário do Alentejo"
tem novo director

"Diário do Alentejo" tem novo director

O jornalista Luís Godinho, que actualmente exerce funções de correspondente da SIC em Évora, é o novo director do "Diário do Alentejo", substituindo no cargo o jornalista Paulo Barriga, que dirigia o semanário desde 2011.
A nova direcção do "DA" foi confirmada nesta segunda-feira, 14, pelo conselho intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), proprietária do jornal, depois de em reunião ordinária ter sido aprovado o projecto de decisão final e a respectiva minuta do contrato respeitante ao concurso público "Aquisição de Serviços para a Direção do jornal 'Diário do Alentejo'".
Em comunicado, a CIMBAL lembra que a prestação de serviços para assegurar a direcção do jornal por parte de Paulo Barriga "cessou no final do ano de 2018", sendo que o actual titular do contrato "não poderia ser 'reconduzido' através de ajuste directo ou sequer de consulta prévia".
"Não podem ser convidadas a apresentar propostas as entidades às quais a entidade adjudicante já tenha adjudicado, no ano económico em curso e nos dois anos económicos anteriores, na sequência de consulta prévia ou ajuste directos adoptados, propostas para a celebração de contratos cujo preço contratual acumulado seja igual ou superior aos limites referidos naquelas alíneas", justifica a CIMBAL.
Nesse sentido, a Comunidade Intermunicipal aprovou, a 10 de Dezembro, o lançamento de um concurso público para o cargo, tendo sido "estabelecido o valor do preço base (preço máximo que a entidade adjudicante se dispõe a pagar pela execução de todas as prestações que constituem o objecto do contrato a celebrar) que, de acordo com a Lei que aprovou o Orçamento de Estado para 2018, não podia ultrapassar o valor gasto na prestação de serviços similar que havia decorrido".
"Neste procedimento foi estabelecido o montante de 99.000 euros, ao qual acresce o IVA, pelo período máximo de três anos (33.000 euros/ano + IVA)", revela a CIMBAL.
No comunicado, a Comunidade Intermunicipal adianta que no período de apresentação de propostas, na plataforma AcinGov, "foi apenas submetida uma proposta" do concorrente Luís Godinho, "a qual respeitou os requisitos do caderno de encargos e do programa de concurso". Foi ainda "recepcionada uma mensagem de correio electrónico de Paulo Jorge da Silva Barriga, no dia 27 de Dezembro, na qual explicava que não havia conseguido submeter a sua proposta na plataforma, em tempo útil, por falta de assinatura electrónica", acrescenta a CIMBAL.
O júri do concurso reuniu a 3 de Janeiro, "tendo concluído que a proposta recepcionada na plataforma AcinGov cumpria todos os requisitos e critérios estabelecidos, propondo a sua aceitação", o que sucedeu nesta segunda-feira, 14, em reunião ordinária do conselho intermunicipal, continua a CIMBAL.
Luís Godinho vai ser o director do "DA" a partir do dia 1 de Fevereiro de 2019, "pelo período de 12 meses, com possibilidade de mais duas renovações", conclui a CIMBAL.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
10h13 - quinta, 18/04/2019
Novo equipamento de TAC no hospital de Beja
O novo equipamento de TAC (Tomografia Axial Computorizada) do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, entrou em funcionamento nesta quinta-feira, 18 de Abril, representando um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros.
07h00 - quinta, 18/04/2019
Cidade de Beja celebra
Dia dos Monumentos
A Câmara de Beja assinala nesta quinta-feira, 18 de Abril, o Dia dos Monumentos e Sítios com duas iniciativas no Moinho Grande, situado a poucos quilómetros da entrada da cidade por Ferreira do Alentejo.
07h00 - quinta, 18/04/2019
Escolas de Odemira
lideram na reciclagem
As escolas Básicas 2,3 Damião de Odemira (Odemira) e Básica nº1 de Sabóia lideram o ranking distrital finda a primeira fase da 11ª edição da "Geração Depositrão", iniciativa ambiental que visa a recolha de pilhas e de equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida.
07h00 - quarta, 17/04/2019
Junta de Mértola
ensina a ler rótulos
A Casa das Artes Mário Elias, na vila de Mértola, recebe nesta quarta-feira, 17 de Abril, a partir das 21h00, a sessão "Como ler rótulos", promovida pela Junta de Freguesia local.
07h00 - quarta, 17/04/2019
CIMBAL aprova moção
sobre Notre Dame
A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) aprovou na segunda-feira, 15, por unanimidade, uma moção onde manifesta "a sua profunda solidariedade" com França devido ao incêndio na catedral de Notre Dame, em Paris.

Data: 19/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial