07h00 - segunda, 21/01/2019

Deputado do PS defende exportação de animais vivos

Deputado do PS defende exportação de animais vivos

O deputado do PS eleito por Beja defendeu na passada semana, em debate parlamentar e discussão de projectos-lei sobre o tema, que a exportação de animais vivos deve continuar, não sendo necessário alterar a legislação em vigor.
Segundo Pedro do Carmo, os regulamentos comunitários sobre esta matéria "são exigentes e estão a ser cumpridos", acrescentando que "num total de 101 embarques que permitiram a exportação de 648.607 cabeças de gado, 184.651 bovinos e 463.956 ovinos, morreram durante a viagem, em média, 5 ovinos e 1,5 bovinos por embarque".
"Portugal é um bom exemplo e, por isso mesmo, devemos exigir que a Direcção Geral de Agricultura e Veterinária mantenha, se possível até reforce, a fiscalização e controle das condições dos navios e respetiva tripulação", argumentou Pedro do Carmo.
O deputado do PS frisou ainda que "não se criam animais de pecuária para admirá-los", mas sim para "abate para alimentação dos seres humanos". "Este mercado ajuda a manter explorações no interior que, de outra forma, seriam inviáveis. Consequentemente, contribui para fixar pessoas no mundo rural", sublinhou.
Para Pedro do Carmo, "a manutenção deste mercado aumenta as garantias da saúde animal, pois os animais exportados ficam de quarentena, são sujeitos a uma pool de análises que comprovam a sua saúde". Devemos continuar a "confiar nos nossos produtores, para que continuem a criar animais de qualidade que são, sem dúvida, a principal razão do sucesso deste mercado", concluiu.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 12/12/2019
Agricultores e PSD contestam
restrições nas agro-ambientais
A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) e a Distrital de Beja do PSD vieram a público contestar a decisão do Ministério da Agricultura de de restringir os apoios às medidas agro-ambientais a uma medida por beneficiário até ao próximo quadro comunitário.
07h00 - quinta, 12/12/2019
Campanha de Natal
no comércio de Mértola
A Câmara de Mértola tem a decorrer, até 6 de Janeiro (dia de Reis), mais uma edição da campanha "Neste Natal compre no comércio local e ganhe prémios", que visa promover, incentivar e dinamizar as compras no comércio local na época natalícia na "vila-museu".
07h00 - quarta, 11/12/2019
"Empregabilidade tem
sido prioridade em Aljustrel"
A empregabilidade e o desenvolvimento económico e social do concelho continuam no topo das prioridades da Câmara de Aljustrel, revela o autarca Nelson Brito em entrevista ao "CA".
07h00 - quarta, 11/12/2019
Ciências promovidas
nas escolas de Odemira
A Câmara de Odemira vai lançar junto da comunidade escolar do concelho o roteiro "Mira a Terra", que vai permitir uma oferta organizada de actividades lúdico-didácticas para aprendizagem das áreas científicas fora sala de aula.
07h00 - terça, 10/12/2019
Câmara de Odemira com
orçamento de 34,5 milhões
A Câmara de Odemira vai contar em 2020 com um orçamento de cerca de 34,5 milhões de euros, mais 1,3 milhões de euros que o valor orçamentado para o presente ano de 2019.

Data: 06/12/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial