07h00 - sexta, 01/02/2019

Carlos Sequeira
é campeão europeu
de jiujitsu

Carlos Sequeira é campeão europeu de jiujitsu

Carlos Sequeira, atleta da Associação de Jiujitsu Brasileiro de Castro Verde (AJBCV), garantiu o primeiro lugar (e respectivo título) na categoria de Masters/ Faixa Roxa durante o Europeu da modalidade, que decorreu em Odivelas.
"Sinceramente não esperava chegar ao primeiro lugar. O objectivo era o pódio, mas as coisas foram correndo bem e consegui chegar ao primeiro lugar", confidencia ao "CA" o atleta, com a medalha de ouro junto a si.
"Estava confiante numa boa prestação, mas não estava convicto que ia ser campeão, nem pouco mais ou menos… Mas depois as coisas foram correndo bem. Com o primeiro adversário, um francês, consegui finalizar e depois lutei com um americano e também o finalizei. Acabei por ir à final com um espanhol e fui campeão", acrescenta.
Para Carlos Sequeira, esta nova conquista deixa-o com a "sensação de dever cumprido". "Nunca tive a ambição de ser campeão nacional ou campeão europeu… Proponho-me às provas e vou. Se correr bem corre, mas se não correr continuo a praticar, que é o que eu gosto de fazer. Vai tudo acontecendo naturalmente, sem 'stresses'", garante o atleta de 45 anos.
Apesar de não ter a pressão de ter de ser campeão, Carlos Sequeira reconhece que um Europeu é sempre uma prova de um nível "muito exigente", onde "não dá para brincar". Mais ainda, na edição deste ano, em que se estreava numa nova categoria, Faixa Roxa, que implica "mais técnica" e "mais capacidade física". Por isso mesmo, o atleta da AJBCV treinou dois meses com Mauro Lago, o brasileiro ex-campeão do Mundo que foi um dos impulsionadores da modalidade em Castro Verde.
"Estávamos a treinar todos os dias, quase duas horas e meia. Foi um bocado rijo", conta a rir Carlos Sequeira. "Mas este trabalho deu os seus frutos! Aliás, dá sempre frutos! Quando de manhã fui para Lisboa com o Mauro disse-lhe que tinha o dia ganho só por ir com ele para o Europeu, que nem precisava de medalhas", acrescenta.
Ao lado, Mauro Lago acrescenta de imediato: "O Carlos surpreendeu-me muito, pois esperava que tivesse mais dificuldades do que teve. Passou pela categoria com uma facilidade incrível e os atletas que ele 'pegou' eram experientes, atletas bons. Mas ele teve a calma e a tranquilidade para fazer lutas perfeitas".
Conquistado o título europeu, Carlos Sequeira garante que a hora… é de continuar a trabalhar. "Vamos fazer alguns campeonatos a nível europeu e as provas nacionais. Vamos ver o que dá", revela o atleta castrense, garantindo que entra nas provas, sobretudo, para dar a conhecer o trabalho da AJBCV. "O meu objectivo não é ganhar, mas sim mostrar mais o jiujitsu em Castro Verde e conseguirmos aumentar o número de atletas. Depois vamos aos campeonatos para divulgar e pormos à prova o trabalho que no dia-a-dia fazemos aqui", reforça.
Ainda assim, Mauro Lago não deixa de lançar um desafio a Carlos Sequeira. "O meu objectivo é tornar ele Faixa Preta, para poder ver ele lutar no meio dos profissionais. O Carlos tem um tremendo potencial para ser um profissional de jiujitsu", diz. "Vamos ver…", replica Carlos Sequeira a sorrir. "O jiujitsu é mais um hobby, mas terei muito gosto, quando chegar esse momento, de lutar nessa faixa. É um desafio", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 17/02/2020
Domingo de Taça
sem surpresas
Não houve grandes surpresas nos jogos da segunda eliminatória da Taça do Distrito de Beja de 2019-2020 (oitavos-de-final), realizados na tarde deste domingo, 16 de Fevereiro.
07h00 - domingo, 16/02/2020
Domingo de Taça
no distrito de Beja
A visita dos bejenses do Despertar à Vidigueira, para defrontar o Vasco da Gama, é o grande destaque dos oitavos-de-final da Taça do Distrito de Beja, previstos para a tarde deste domingo, 16 de Fevereiro.
07h00 - quinta, 13/02/2020
Moura afasta Castrense
da Taça do Distrito
A equipa do Moura AC apurou-se nesta quarta-feira, 12 de Fevereiro, para os oitavos-de-final da Taça do Distrito de Beja, ao vencer em Castro Verde o FC Castrense em jogo em atraso da primeira eliminatória da prova.
07h00 - quarta, 12/02/2020
Taça de BTT de
está de regresso ao
concelho de Odemira
O concelho de Odemira volta a receber, entre os meses de Março e Novembro de 2020, a Taça Concelhia de BTT, que nesta sétima edição contará com um total de seis provas, numa parceria entre os clubes e a autarquia local.
15h09 - segunda, 10/02/2020
Nova "chicotada" no banco do Mineiro Aljustrelense
Nova mudança de treinador no Mineiro Aljustrelense: a direcção do emblema tricolor chegou a acordo com o técnico Pedro Duarte para a sua saída no clube, sendo rendido pelo até agora adjunto José Amador.

Data: 07/02/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial