07h00 - terça, 12/02/2019

Museu Regional
passa para o Estado

Museu Regional passa para o Estado

A gestão do Museu Regional Rainha Dona Leonor, em Beja, vai transitar da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) para a rede de museus do Ministério da Cultura.
De acordo com a CIMBAL, no Conselho de Ministros do passado dia 7 de Fevereiro foi aprovado o decreto-lei "que estabelece o regime jurídico de autonomia de gestão dos museus, monumentos e palácios".
"Este permite a integração do Museu [Regional] na rede sob responsabilidade do Ministério da Cultura, tendo sido assegurada uma gestão partilhada, entre a Direcção Regional da Cultura e a Câmara Municipal de Beja, a permanência do seu espólio na região e a manutenção dos respetivos postos de trabalho".
A CIMBAL acrescenta que durante este período de transição "serão redigidos os respectivos protocolos, que serão objecto de aprovação" nos seus órgãos competentes.
"Contamos, desta forma, dar um contributo significativo que permita proporcionar as melhores condições para a salvaguarda, valorização e maior divulgação para o magnífico acervo que o Museu acolhe e, simultaneamente, garantirmos a preservação da memória colectiva do Baixo Alentejo", conclui a CIMBAL em comunicado.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 20/02/2019
Orquestra Clássica
nasce em Almodôvar
A manhã do passado sábado, 2 de Fevereiro, marcou o arranque do novo (e ambicioso) projecto da Almovimento-Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Almodôvar: a Orquestra Clássica.
07h00 - quarta, 20/02/2019
Prisão preventiva para autores
de furto detidos em Ferreira
O Tribunal de Ferreira do Alentejo aplicou nesta segunda-feira, 18, a medida de coacção de prisão preventiva para os dois homens, de 19 e 29 anos, detidos no fim-de-semana pela GNR em Ferreira do Alentejo pelo crime de furto.
07h00 - terça, 19/02/2019
Mina de Aljustrel reduz emissão de poeiras
A Almina, concessionária das minas de Aljustrel, conta ter concluídas até final deste ano de 2019 todas as intervenções programadas, no sentido de eliminar a emissão de poeiras para a malha urbana da vila.
07h00 - terça, 19/02/2019
Monchique convidado
na Feira do Porco
Depois de Melgaço, Portel e Almeirim, será o concelho algarvio de Monchique o convidado da Feira do Porco Alentejano 2019, que se vai realizar de 22 a 24 de Março de 2019 na vila de Ourique.
07h00 - terça, 19/02/2019
São Luís apresenta
marca "Escalabardo"
Depois de muitos meses de trabalho no atelier instalado no Cerro do Moinho, a Junta de Freguesia de São Luís apresenta nesta terça-feira, 19 de Fevereiro, a marca "Escalabardo", resultado do projecto de cariz ambiental, social e comunitário que tem o mesmo nome.

Data: 08/02/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial