07h00 - sexta, 15/02/2019

CPCJ de Castro Verde
aposta na prevenção em 2019

CPCJ de Castro Verde aposta na prevenção em 2019

"Atacar" as áreas em que o tecido social do concelho "revela maiores fragilidades": é esta grande meta do plano de intervenção da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Castro Verde para 2019. Apresentado publicamente no final de Janeiro, o plano aposta, sobretudo, na área da prevenção, no sentido de reduzir ao máximo o número de situações que coloquem crianças e jovens em risco.
"Conscientes da nossa missão e da responsabilidade de trabalharmos de forma profícua para a promoção e proteção das crianças e jovens do nosso concelho, assumimos que no corrente ano o nosso plano de acção deveria ter um especial enfoque na área da prevenção, através de iniciativas consideradas adequadas à nossa realidade social e cultural", adianta ao "CA" o presidente da CPCJ de Castro Verde, José Francisco Colaço Guerreiro.
De acordo com este responsável, o plano de intervenção previsto para 2019 pretende "prevenir e promover os direitos das crianças e jovens" do concelho e "consciencializar a comunidade para a participação de todos na educação, formação e segurança" destes. Desenvolver "um programa de cooperação, com entidades públicas e privadas, assumindo a CPCJ um papel aglutinador e dinamizador na prevenção primária de situações de risco ou perigo" é o outro grande objectivo do plano, que dará grande enfoque às áreas da Violência Doméstica e do Absentismo Escolar.
"Ao delinearmos uma estratégia de intervenção, concluímos ser de primordial interesse 'atacarmos' as áreas em que o nosso tecido social revela maiores fragilidades. Assim, recorremos às estatísticas e verificámos que, efectivamente, os casos de maior incidência em termos de sinalizações na nossa CPCJ derivam de problemas identificados com a violência doméstica e com o absentismo escolar", justifica Colaço Guerreiro.
No caso da Violência Doméstica, a CPCJ de Castro Verde pretende "confrontar a comunidade com a realidade" deste flagelo e "tentar compreender as causas" do mesmo. Nesse sentido, entre as acções previstas no plano de acção destaque para a organização da exposição "Aqui Morreu uma Mulher/ Juntos Contra a Violência" (de 2 a 14 de Abril) e um debate na Rádio Castrense sobre o tema (a 8 de Abril).
Relativamente ao Absentismo Escolar, o plano de acção da CPCJ de Castro Verde para 2019 ambiciona, entre outros pontos, "sensibilizar e responsabilizar os pais pela assiduidade dos seus educandos" e "promover a escola como meio decisivo para a integração plena dos jovens na sociedade". Sessões com pais, alunos, professores e auxiliares escolares são as actividades previstas.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 26/03/2019
"Poder da Colaboração"
debatido em Odemira
Mobilizar e inspirar a comunidade para a relevância estratégica da colaboração é o grande objectivo da sessão "O poder da Colaboração", que o cine-teatro Camacho Costa, em Odemira, recebe nesta terça-feira, 26, a partir das 14h30.
07h00 - terça, 26/03/2019
Sessões em Castro sobre
limpeza de terrenos
Santa Bárbara de Padrões recebe nesta terça-feira, 26 de Março, a primeira de cinco sessões de esclarecimento sobre limpeza de terrenos promovida pela Câmara de Castro Verde em parceria com a GNR, a Autoridade Nacional de Protecção Civil, o ICNF e as juntas de freguesia do concelho.
07h00 - terça, 26/03/2019
Jovens identificados
por furto em Ervidel
A GNR identificou no final da passada semana dois jovens, um de 19 e outro de 15 anos, por suspeitas da prática do crime de furto no interior das instalações de uma associação em Ervidel, no concelho de Aljustrel.
07h00 - terça, 26/03/2019
Detido por violência
doméstica em Aljustrel
Um homem de 28 anos foi detido pela GNR em Aljustrel no final da passada semana pela prática do crime de violência doméstica, tendo ficado em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Beja por ordem do juiz.
07h00 - segunda, 25/03/2019
Semana Gastronómica
do Borrego em Castro
A Câmara de Castro Verde promove a partir desta segunda-feira, 25 de Março, a segunda edição da Semana Gastronómica do Borrego, em que 13 restaurantes de Castro Verde e Entras vão apresentar nas suas ementas pratos à base de borrego do Campo Branco.

Data: 22/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial