10h00 - segunda, 18/02/2019

Esdime assinala 30 anos
de trabalho no território

Esdime assinala 30 anos de trabalho no território

A Esdime/ Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste, com sede na vila de Messejana, celebra nesta segunda-feira, 18, o seu 30º aniversário, data que será assinalada ao longo do ano com inúmeras iniciativas.
"Passados 30 anos, o desafio para o futuro continua a assentar na proximidade com as comunidades, com as pessoas, com as entidades e com o território, numa intervenção que se quer inovadora e concertada", sublinha a Direcção da Esdime em comunicado enviado ao "CA".
Fundada em 1989, a Esdime foi pioneira na qualificação de adultos, com a implementação dos primeiros projectos de reconhecimento, validação e certificação de competências.
Entre os marcos emblemáticos das suas três décadas de existência destaca-se ainda "o diagnóstico e produção de conhecimento", num percurso que se reflecte "numa intervenção transversal a várias áreas do desenvolvimento local, com projectos a decorrer no campo da igualdade de género e combate à violência e à discriminação, formação para a inclusão, apoio ao emprego e empreendedorismo, animação e capacitação sócio-comunitárias, valorização dos recursos silvestres e cooperação internacional".
Actualmente a Esdime actua nos territórios de Aljustrel, Castro Verde, Almodôvar, Ferreira do Alentejo e Ourique e é a entidade gestora do Desenvolvimento Local de Base Comunitária. A par disto, a cooperativa tem em curso mais nove projectos, nomeadamente o Gabinete VERA/ Vítimas Em Rede de Apoio e o "Sementes para a Igualdade", os CLDS 3G de Aljustrel, Almodôvar e Ourique, a formação de capacitação para a inclusão, os projectos "Inov@s Fileiras" e "Coopera_RS", e um projecto de turismo na piscina natural de Salinas, em São Filipe (Cabo Verde).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 22/05/2019
EMAS Beja dinamiza
Mini-OP entre jovens
Seis projectos apresentados por jovens alunos de quatro instituições de ensino do concelho de Beja estão em votação na primeira edição do "Mini-Orçamento Participativo", promovido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja.
07h00 - quarta, 22/05/2019
Aluna de Castro Verde
em concurso nacional
A jovem Ana Bastos, natural de Castro Verde, vai representar a região do Baixo Alentejo no Concurso Nacional "Faz Acontecer", que se realiza no próximo sábado, 25 de Maio, no arquipélago dos Açores.
07h00 - quarta, 22/05/2019
SEF identifica cidadãos
irregulares em Beja
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) identificou na passada semana 16 cidadãos estrangeiros, 10 dos quais sem autorização para trabalhar em território nacional, durante uma operação de fiscalização numa propriedade agrícola em Beja.
07h00 - terça, 21/05/2019
Dia de Campo
em Castro Verde
A Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB), com sede em Castro Verde, promove nesta terça-feira, 21 de Maio, uma visita aos seus Campos de Ensaio e Experimentação de cereais de Outono/ Inverno, de forragens, de silo-forragens e de pastagens melhoradas.
07h00 - segunda, 20/05/2019
Odemira exige
medidas para novas
instalações agrícolas
A Assembleia Municipal de Odemira exige ao Governo que sejam tomadas medidas preventivas imediatas "quanto a novos investimentos em instalações agrícolas no território" até que seja produzida decisão definitiva sobre as propostas apresentadas pelo Grupo de Trabalho do Mira para o sector.

Data: 17/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial