07h00 - terça, 19/02/2019

Mina de Aljustrel reduz emissão de poeiras

Mina de Aljustrel reduz emissão de poeiras

A Almina, concessionária das minas de Aljustrel, conta ter concluídas até final deste ano de 2019 todas as intervenções programadas, no sentido de eliminar a emissão de poeiras para a malha urbana da vila. A garantia é dada ao "CA" pelo presidente da administração da empresa, estimando que seja assim resolvido um problema que tem levantado bastante celeuma na "vila mineira".
"Pensamos que com estas intervenções o impacto [das poeiras] será completamente resolvido. Mas hoje já temos muito menos poeiras que tínhamos há anos atrás, não estamos a começar do zero", afirma Humberto da Costa Leite, que acrescenta: "Somos uma empresa responsável e não queremos que as pessoas em Aljustrel possam ser incomodadas com poeiras que são sempre desagradáveis".
Nesse sentido, continua este responsável, a Almina já plantou "850 árvores para criar uma cortina arbórea à volta da zona da lavaria". "E estamos a fazer investimentos em termos operacionais na zona da britagem e na chegada do minério à superfície, seja por via do encapsulamento seja por via de equipamentos de captura de poeiras nos locais onde elas existem. É um processo que em termos de estudo está feito e que temos em implementação", adianta.
Humberto da Costa Leite frisa que este é um investimento "de alguns milhões" de euros que incluirá, ainda, a pavimentação das estradas internas do complexo mineiro. "Ainda que não vindo dali muitas poeira, vamos também pavimentar para que não haja poeiras no ar", justifica o gestor.
Para o presidente da administração da Almina, não há razões para a população de Aljustrel estar alarmada com a questão das poeiras provenientes da mina.
"Nós respeitamos a lei e operamos respeitando a legislação em vigor", afiança Humberto da Costa Leite, para logo afirmar perentoriamente: "O ar que se respira em Aljustrel é seguramente melhor que o ar que se respira em outras cidades do país, nomeadamente Lisboa".
Ainda assim, a Almina está empenhada nesta questão e prepara-se para criar uma Comissão de Acompanhamento do Ambiente, que terá 15 elementos (quase todos externos à empresa) e que será presidida pelo professor catedrático José Manuel Palma.
"Será uma comissão aberta e transparente, pois não temos nada a esconder. A empresa está lá representada como está a Assembleia Municipal, a Câmara Municipal, o Centro de Saúde e outras entidades", antecipa Humberto da Costa Leite, esperando que a nova comissão, que será apresentada brevemente, seja "um interlocutor privilegiado com as forças locais e com a empresa". "Queremos um ambiente de transparência total! Não queremos que a nossa actividade esteja a perturbar os habitantes de Aljustrel com questões que lhe causem preocupações", advoga.
Sobre a polémica que o assunto das poeiras da mina causou em Aljustrel no último Verão, o presidente da Almina prefere não tecer grandes comentários, mas não deixa de vincar que, na sua opinião, esta foi uma questão "que se levantou por razões única e exclusivamente relacionadas com a vida política local".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 20/05/2019
Mineiro Aljustrelense
recebeu faixas de campeão
e fez festa com goleada
Foi um domingo de festa em Aljustrel, com o Mineiro a receber as faixas e a taça de campeão distrital e a brindar o Piense com uma goleada à "moda antiga" na 21ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão.
07h00 - quinta, 16/05/2019
Carlos Sequeira
campeão europeu
Carlos Sequeira, atleta da Associação de Jiujitsu Brasileiro de Castro Verde, acaba de garantir mais duas medalhas de ouro, conquistadas no início de Maio no Campeonato Europeu de Masters de Jiujitsu.
07h00 - segunda, 13/05/2019
Milfontes e FC Serpa
apurados para a final da
Taça do Distrito de Beja
As equipas do Milfontes e do FC Serpa apuraram-se neste domingo, 12 de Maio, para a final da Taça do Distrito de Beja de 2018-2019, agendada para o próximo dia 2 de Junho.
09h00 - domingo, 12/05/2019
Meias-finais da Taça
do Distrito de Beja
Mineiro Aljustrelense, Milfontes, Almodôvar e FC Serpa: estas quatro equipas vão tentar carimbar na tarde deste domingo, 12 de Maio, o "passaporte" para a final da Taça do Distrito de Beja de 2018-2019.
07h00 - terça, 07/05/2019
AVAL lança projecto
"Voleibol nas aldeias"
A Associação de Voleibol do Alentejo e Algarve (AVAL) está a dinamizar desde o segundo período do presente ano lectivo o projecto "Voleibol nas Aldeias" junto dos alunos das escolas básicas de primeiro ciclo de Entradas e de Santa Bárbara de Padrões, no concelho de Castro Verde.

Data: 17/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial