07h00 - quarta, 20/02/2019

Orquestra Clássica
nasce em Almodôvar

Orquestra Clássica nasce em Almodôvar

A manhã do passado sábado, 2 de Fevereiro, marcou o arranque do novo (e ambicioso) projecto da Almovimento-Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Almodôvar: a Orquestra Clássica. A ideia de criar uma Orquestra Clássica em Almodôvar nasceu do maestro Ricardo Carvalho, que apresentou o projecto à direcção da Almovimento, que de imediato o acolheu.
"Desde que nasceu que a Almovimento se comprometeu em fazer nascer actividades novas que não existam na nossa terra e na nossa região. E uma orquestra clássica não existia nem em Almodôvar e nem no Alentejo", revela ao "CA" o presidente da associação almodovarense.
De acordo com Manuel Martins, com a criação da Orquestra Clássica de Almodôvar a Almovimento pretende "dar oportunidade a todos estes jovens e adultos de se juntarem" e "fazerem o que mais gostam". Além do mais, recorda, não existia nada do género na região. "E para a Almovimento, o que não existe em Almodôvar faz falta", acrescenta.
Ricardo Carvalho, maestro no Pólo de Castro Verde do Conservatório Regional do Baixo Alentejo (CRBA), é o regente da nova orquestra, que conta com vários músicos de diversas idades dos concelhos de Almodôvar e Castro Verde. Os mais novos são, na sua maioria, estudantes no CRBA.
O primeiro ensaio da nova Orquestra Clássica de Almodôvar foi bastante satisfatório, mas ainda há um longo caminho a percorrer até ao primeiro espectáculo, previsto para Junho ou Julho, em Almodôvar. Depois, a Almovimento conta dar a conhecer o novo projecto também em Castro Verde, através de mais um concerto.
A par da Orquestra Clássica, a Almovimento pretende igualmente "abrir a Escola de Música de Almodôvar para todas as pessoas que queiram aprender a tocar um instrumento" musical, adianta Manuel Martins.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 26/03/2019
"Poder da Colaboração"
debatido em Odemira
Mobilizar e inspirar a comunidade para a relevância estratégica da colaboração é o grande objectivo da sessão "O poder da Colaboração", que o cine-teatro Camacho Costa, em Odemira, recebe nesta terça-feira, 26, a partir das 14h30.
07h00 - terça, 26/03/2019
Sessões em Castro sobre
limpeza de terrenos
Santa Bárbara de Padrões recebe nesta terça-feira, 26 de Março, a primeira de cinco sessões de esclarecimento sobre limpeza de terrenos promovida pela Câmara de Castro Verde em parceria com a GNR, a Autoridade Nacional de Protecção Civil, o ICNF e as juntas de freguesia do concelho.
07h00 - terça, 26/03/2019
Jovens identificados
por furto em Ervidel
A GNR identificou no final da passada semana dois jovens, um de 19 e outro de 15 anos, por suspeitas da prática do crime de furto no interior das instalações de uma associação em Ervidel, no concelho de Aljustrel.
07h00 - terça, 26/03/2019
Detido por violência
doméstica em Aljustrel
Um homem de 28 anos foi detido pela GNR em Aljustrel no final da passada semana pela prática do crime de violência doméstica, tendo ficado em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Beja por ordem do juiz.
07h00 - segunda, 25/03/2019
Semana Gastronómica
do Borrego em Castro
A Câmara de Castro Verde promove a partir desta segunda-feira, 25 de Março, a segunda edição da Semana Gastronómica do Borrego, em que 13 restaurantes de Castro Verde e Entras vão apresentar nas suas ementas pratos à base de borrego do Campo Branco.

Data: 22/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial